Russia Lover #28 - Kvas (квас), a cerveja milenar eslava


Já falamos aqui do borsch e da vodca, mas há uma outra bebida que é marcante na gastronomia eslava, principalmente na Rússia. Pode não parecer apetitosa, mas os que a bebem dizem ter um gosto único. Vamos falar do Kvas (квас), uma cerveja que pode ser feita em casa e que é uma das bebidas nacionais russas.

Propaganda de kvas industrializado (quer imagem mais russa do que essa?)
Não se sabe ao certo quando surgiu, mas sabe-se que há pelo menos 1 milênio os eslavos a adotaram. Os primeiros registros são de 989 D.C., mas imagina-se que seja muito mais antiga do que isso e por isso há a incerteza sobre sua origem. Inicialmente era uma bebida de verão, usada para refrescar os ucranianos. Com tantas guerras e invasões, a bebida se disseminou pelo Leste Europeu e hoje praticamente todo mundo ali toma: Rússia, Lituânia, Ucrânia e até mesmo a Polônia. É comum encontrar essa bebida industrializada, sendo vendida em supermercados, ou na forma caseira, sendo vendida em feiras ou pela rua. Há também quem prefira fazer o seu próprio Kvas.

Vendedor de kvas na rua. Pelo tamanho do tanque, podemos perceber que a bebida faz sucesso MESMO no Leste Europeu.
É levemente alcoólica (2,2% é o máximo que atinge de teor alcoólico, mas eles tomam com um teor muito inferior), alguns até dizem que é um valor tão baixo que nem a consideram alcoólica. É gaseificada e tem uma textura e acidez semelhante a uma sidra. Pode ser feita com a fermentação de pão preto ou de centeio, água mineral e ervas. Há versões com frutas silvestres, outros tipos de grão e beterraba.


É uma bebida com mil uma vantagens: é probiótica (revitaliza o corpo como o Yakult, por exemplo), aumenta a imunidade do corpo, melhora o metabolismo, ajuda no combate de doenças cardíacas, melhora as funções gastrointestinais, é um ótimo energético, entre outras propriedades curativas. Alguns acreditam até que ela conteve em parte o surto de febre tifoide.

Uma propaganda lituana que prova o que eu disse acima!hehehe (o kvas na Lituânia é chamado de "gira")

O kvas rudimentar é feito apenas com água e pão de centeio. A mistura fica guardada por uns dias até fermentar e então estará pronta para o consumo. Se quiser temperá-la, adicione frutas, hortelã ou capim limão para dar um gosto diferente. Acredita-se que os eslavos aproveitavam os restos de pães adormecidos ou duros para fazê-lo. As frutas ou hortelã podem ser adicionados para dar um gosto melhor. Aqui no Brasil as comunidades ucraniana e russa tem o costume de adicionar capim limão para dar um sabor mais cítrico. É também utilizado como ingrediente para fazer uma sopa chamada Okroshka. Acompanha pratos de assados, substituindo o vinho. Uma casa com um kvas gostoso é vista como uma boa casa e com um excelente equilíbrio familiar.

Okroshka
O legal é que é uma bebida que pode ser ingerida a qualquer hora do dia e é altamente recomendado para crianças. O fato mais curioso é que a Coca-cola produz kvas na Rússia, Ucrânia e Lituânia. Por este motivo, ganhou o título de "Coca-cola comunista". A Pepsi também tem algo parecido, mas ainda não conseguiu conquistar tantos fãs como a Coca-cola.

Kvas fermentando.
Ficou curioso pra saber o gosto? Faça você mesmo o seu kvas!

Receita de kvas caseiro:


Utensílios:

- Um pano de prato limpo;
- Garrafas de vidro com rolhas ou tampa de plástico.

Ingredientes:

- 4 litros de água fervente e 45 ml de água morna;
- 1 pedaço (do tamanho de um polegar) de gengibre, descascado e fatiado em rodelas finas;
- 15 mg de raspas de limão picadinhas;
- 50 g de uvas passas;
- 125 mg de açúcar;
- 750 g de pão de centeio seco ou velho, pão de centeio integral ou pão preto amanhecido, cortado em pequenos cubos. O “borodínski” russo (pão típico da Rússia) rende o melhor sabor;
- 1 pacote de levedura seca (ou fermento biológico para pão (tipo Fleischmann ) ) (2 colheres de sopa ou 7 gramas).

Modo de preparo:

1. Leve a água para ferver em uma panela grande tampada.
2. Espalhe os pedaços de pão numa assadeira e coloque no forno por 30 minutos a 180˚C, para que endureçam. Se o pão ainda estiver murcho, asse por mais 15 minutos.
3. Quando a água começar a ferver, remova do fogo e acrescente o pão, mexendo para misturá-los. Cubra o recipiente e deixa descansar por cinco horas.
4. Usando um pano de prato, coe a mistura de pão e água sobre uma tigela ou panela limpa. Use uma colher de pau para pressionar as pedaços de pão que restarem e extrair o máximo de sabor possível. Descarte o resto de pão que sobrar no pano de prato.
5. Misture a levedura com a água morna e reserve por 2 minutos.
6. Acrescente a levedura hidratada, o açúcar, a raspa de limão e o gengibre ao líquido, cubra com uma toalha e deixe descansar até a manhã seguinte (de 8 a 12 horas).
7. Use uma peneira para coar o líquido, descartando o gengibre e as raspas de limão. Passe a bebida para as garrafas de vidro, tomando cuidado para não a enchê-las até a boca - é preciso deixar espaço suficiente para que o processo de fermentação continue. Adicione um punhado de passas em cada garrafa e, em seguida, coloque a tampa. Deixe descansar de 2 a 3 horas. Refrigere por cerca de 2 dias antes de servir.

Links:


Priviet! Quer saber mais sobre a Rússia e sua rica cultura? Então acesse a nossa coluna sobre a Rússia!

Liuka

É uma verdadeira draga de coisas inúteis e ao mesmo tempo interessantes.

0 comentários:

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...