Russia Lover #25 - Borsch

setembro 10, 2013 , , , , , 0 Comentário(s)


Quando se fala em Rússia, uma das coisas mais famosas é o Borsch, ou seja, a famosa sopa de beterrabas do Leste Europeu.


Há uma incerteza sobre a origem do Borsch, mas o que se sabe é que é um prato muito antigo. Na Ucrânia, por exemplo, a prática vem desde os séculos XIV-XV.

Na Rússia e Ucrânia, o nome é borshtch (борщ), no entanto alguns estudiosos afirmam que a palavra "borsch" veio de "boschevik" (nome antigo da beterraba). Outros afirmam que deriva da palavra "bor" ou "bur" (vermelho em russo) ou da palavra ucraniana "Buriak" (nome da beterraba na Ucrânia). O "sch" pode indicar que é uma sopa (schi, por exemplo, é uma sopa de repolho com caldo de carne). Quando se junta o bur (vermelho beterraba) e o schi (sopa), temos o borsch (sopa de beterraba).

 A beterraba não cresce no frio, mas se for armazenada de forma correta pode durar o inverno inteiro e servir como uma rica fonte de nutrientes durante essa época. Por isso surgiu a ideia de fazer uma sopa, que esquenta e ao mesmo tempo nutre.


Praticamente todo o Leste Europeu adotou como parte de suas vidas e principalmente de sua cultura, mas, claro, cada lugar tem um jeito de fazer o Borsch. Tal prato chega a ser oferecido também em festas, casamentos e velórios.A cor vermelha do prato lembra a cor da Mãe Terra, que para os russos é sagrada e festiva.

A receita tradicional é constituída de beterraba, repolho, peito e gordura de porco. Atualmente existem 2 principais versões deste prato:

Quente - a sopa de beterraba pode levar cogumelos, carnes de frango/porco/boi, couve, cenoura, pepino em conserva ou rassol, batata, cebola, tomate e alguns até mesmo incluem feijão. É servido com pão integral escuro.


Frio - as beterrabas podem ser fatiadas ou picadas, cozidas em seu próprio suco e/ou suco de limão ou vinagre, açúcar, caldo de carne e cebola moída. É mais adocicada. Pode levar ainda uma batata cozida ou kvas (bebida russa feita de pão fermentado). É servido com nata azeda ou creme de leite, leite gelado ou iogurte e tomates fatiados.


Na internet tem uma porção de receitas de Borsch, mas a que achei mais completa foi de uma das próprias fontes deste post. Clique aqui para ver.

Não tem desculpas para não provar esse delicioso prato. Com certeza os russos tem um ótimo gosto para comida também.


Liuka

É uma verdadeira draga de coisas inúteis e ao mesmo tempo interessantes.

0 comentários:

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...