MadBizarrice: A macabra história da mansão Himuro


Aqui no blog já tratamos de bizarrices de várias partes do mundo, mas acho que o Japão vence todas elas. Sério. Eu não conheço filmes que sejam mais aterrorizantes do que os que o japoneses fazem. As lendas então são mais macabras ainda! Enfim, vamos falar hoje de uma mansão assombrada que supostamente existe lá no Japão e quem é gamer com certeza conhece: a mansão Himuro ou Himikyru.

O jogo para Playstation 2 chamado Fatal Frame conta a história de uma garota que sai para procurar o seu irmão desaparecido há 2 semanas e a única coisa que ela sabe é que ele resolveu ir dar uma olhada na famosa mansão Himuro. É então que lá ela encontra o que não quer, obviamente. O caso é que essa mansão de fato existe e a lenda também. O problema é que ninguém sabe (ou não quer) dizer ao certo onde fica a tal da mansão, já que ela é vista pelos japoneses como um lugar extremamente amaldiçoado (e você sabe como eles são supersticiosos). A lenda que circula sobre esse lugar é uma das mais macabras que eu já ouvi. Pesquisando na internet, encontrei várias versões e decidi mostrar todas aqui, que no final tem o mesmo desfecho. As imagens que consegui supostamente são da mansão, mas não há nada confirmado. Há imagens do jogo também. Divirtam-se!

Supostamente localizada na Vila Choko, nos arredores de Tóquio (alguns dizem que é na saída da cidade), a mansão Himuro foi o palco de uma chacina sem precedentes que culminou no seu abandono e principalmente esquecimento. Os camponeses que moram ao redor ainda hoje se recusam a falar sobre o que aconteceu nela e histórias de fantasmas e demônios que foram vistos dentro e fora dela não são incomuns.


Segundo a lenda, tudo começou com uma prática da antiga família Himuro no local. Essa prática consistia em um ritual chamado Shinto e que era dividido em 2 partes: Ritual do Demônio Cego e Ritual do Estrangulamento. Só por esses nomes você já imagina a desgraceira que vem a seguir.



Os xintoístas acreditavam que havia uma espécie de carma chamado Malícia e a família Himuro insistia em mantê-lo aprisionado. A única forma de garantir isso era manter o portal fechado e para isso um certo ritual deveria ser realizado. Como num jogo de pega-pega, algumas garotas eram escolhidas como possíveis candidatas para o ritual pelos guardiões. Uma garota era chamada de Oni (demônio) e ela deveria pegar 2 garotas e determinava quem seria o sacrifício. Isso era chamado de "pega-demônio" e não se sabe se as garotas eram avisadas do que esse jogo realmente representava. A primeira menina escolhida era usada para o ritual do demônio cego. Era amarrada e uma máscara de madeira com espetos no lugar dos olhos para cegá-la era forçada contra o seu rosto, assim ela não poderia ver o demônio (Oni). Depois disso era morta. Não se sabe ao certo o motivo dessa parte do ritual, mas teoricamente isso garantiria parte do sucesso. É aí que vem as incertezas, já que alguns contam que apenas garotas de 7 anos eram escolhidas e outros contam que garotas eram escolhidas e isoladas desde o nascimento. Bom, de qualquer forma, acreditava-se que a segunda garota escolhida tinha a aura mais forte e por isso podia ver e fugir dos demônios, tornando-a teoricamente mais "forte". Ela era aprisionada e isolada de tudo e de todos para não criar laços com ninguém e isso a manteria pura para o ritual do estrangulamento. Donzela do Santuário da Corda, era aprisionada até se tornar adulta e no dia do ritual era levada para o Santuário da Lua e tinha os pulsos, os tornozelos e o pescoço amarrados com cordas pelo patriarca da família e pelos sacerdotes (ou escravos, como é dito em algumas versões). Bois ou cavalos (algumas versões dizem que eram troncos ou rodas de madeira que giravam) puxavam as cordas até arrancarem os membros. Não se sabe se a mulher era morta antes disso acontecer, mas de qualquer forma a corda no pescoço a estrangularia no final (por isso o nome de ritual do estrangulamento). Então eles pegavam as cordas de seus membros esquartejados, as banhavam em sangue dela e as botavam no portal da Malícia (que ficavam em algum lugar do terreno da mansão), garantindo que se mantivesse fechado por mais um século ou por mais 75 anos, como é dito em algumas versões. Todo o ritual era realizado e presenciado pelo chefe da família Himuro. Ao que se sabe, esse ritual acontecia de tempos em tempos (alguns dizem que era a cada 10 anos, outros a cada 30 anos), mas sempre no final do ano. Algumas versões ainda dizem que era realizado no 13º dia do 12º mês (por isso algumas versões dizem que era realizado em dezembro).
Empregadas usando máscaras se revezavam para cuidar da garota até o dia do ritual. Em algumas versões, as garotas são as próprias criadas da família Himura. Pois bem, feito isso a garota isolada, conhecida como

Se você achou tudo isso pavoroso, sente e relaxe que a coisa vai piorar e muito! Pois bem, a lenda diz que o último ritual foi um fiasco e acabou numa tragédia. Ao que parece, a Donzela do Santuário da Corda certa vez viu um homem do lado de fora da mansão pela janela e se apaixonou por ele. Algumas versões dizem até que ambos planejavam fugir juntos. Quando o chefe da família Himura soube, ficou furioso! Agora ela não era mais pura e não poderia ser mais usada no ritual. O que ele fez? Ficou louco, pegou sua espada e saiu correndo pela mansão, matando todo mundo que visse pela frente incluindo membros de sua própria família, sacerdotes, escravos, criados e depois, envergonhado de seu fracasso, se jogou em cima de sua própria espada (harakiri).


A lenda diz que os fantasmas dessas pessoas mortas continuam rondando pela mansão e que o fantasma da donzela é o mais terrível de todos, que tem o desejo de matar todos aqueles que cruzarem o seu caminho. Quem encontra a mansão e entra, relata experiências sobrenaturais como visões, barulhos estranhos ou marcas de mãos feitas com sangue pelas paredes. Alguns dizem que pessoas que avistam um certo talismã que fica no porão é depois encontrado morto com marcas de cordas no pescoço, tornozelos e pulsos.


Por ser uma história tão terrível, os moradores da região nunca falam sobre isso e nem querem saber o que realmente aconteceu naquele dia. O ritual Shinto se foi junto com a família Himuro e ninguém da região se atreve a ir na mansão.

É difícil provar a veracidade de uma lenda urbana e essa história é tão antiga que com certeza sofreu inúmeras alterações. O que mais me aterroriza nesse tipo de lenda japonesa é que eles sempre usam fatores psicológicos pra te derrubar, como o que um louco realmente pode fazer com as outras pessoas (como matar e torturar, por exemplo). Ainda tem os fatores de se ter uma mansão, ou seja, um lugar gigantesco, escuro e vazio. Sem contar que os japoneses sempre usavam aqueles quimonos longos, o que pra mim sempre foi macabro, apesar de serem verdadeiras obras de arte. A cereja do bolo com toda a certeza são os métodos que faziam dos rituais coisas realmente insanas! A gente sabe que no Japão a superstição é levada muito a sério e eles são metódicos. Apesar de tudo, acho a lenda da mansão Himura incrivelmente fascinante e a gente entende porque os desenvolvedores da série Fatal Frame se basearam nela.


Liuka

É uma verdadeira draga de coisas inúteis e ao mesmo tempo interessantes.

0 comentários:

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...