MadBizarrice: Flor-cadáver, Flor-monstro e Comedora de ovelhas


Calma, você não verá nenhum presunto cadáver, monstro ou ovelhas esquartejadas aqui. O que veremos hoje são verdadeiras maravilhas da natureza: plantas carnívoras raras!



A Flor-cadáver (Amorphophallus titanum) é conhecida também por jarro-titã e titan arum. Podendo chegar a até 3 metros de altura (cresce cerca de 16cm por dia) e pesar 75kg, essa incrível planta carnívora exala um forte odor de carniça para atrair insetos carniceiros. É encontrada em jardins botânicos pelo mundo, mas vem de Sumatra, na Indonésia. Pode durar até 40 anos, porém floresce apenas 2 ou 3 vezes e depois de 3 dias ela murcha novamente. Está ameaçada de extinção por causa do desmatamento.




A Flor-monstro (Rafflesia arnoldii) tem esse nome exatamente por ser gigantesca e também é conhecida por "lírio-podre". A maior já registrada chegou a 106 cm de diâmetro e pesava 11kg. É encontrada nas ilhas de Sumatra e Bornéu, na Indonésia. Assim como a flor anterior, ela também produz um odor de carniça para atrair os insetos carniceiros que fica em suas pétalas, mas ao mesmo tempo também produz um líquido pegajoso que os prende e permite que a planta os coma. Na verdade, não é uma flor, mas um parasita que suga nutrientes das raízes de uma árvore chamada Tetrastigma e por isso não tem folhas, caule ou raiz, além de não fazer fotossíntese e se prende à árvore por alguns pequenos vasos. Demora até 1 ano para florescer e às vezes permanece apenas algumas horas aberta. Ninguém nunca conseguiu cultivar uma em um jardim botânico.



E para fechar com chave de ouro nada melhor do que a mais terrível planta que você conhecerá. A "comedora de ovelhas" (puya chilensis) é nativa da parte chilena dos Andes . Com seus espinhos curvos como ganchos em uma estrutura que parece uma clava medieval, ela prende as ovelhas (aves também), as paralisam e deixam-nas morrerem de fome. O corpo da pobre ovelhinha apodrece e vira adubo, alimentando essas plantas. É um processo demorado, mas funciona. Pode demorar até 20 anos para florescer. Nativos chegam a usar as fibras de suas folhas para fazer redes de pesca bastante duráveis. É ameaçada de extinção por causa do desmatamento e de incêndios florestais na região. Um jardim botânico na Inglaterra conseguiu cultivá-las e fazê-las crescerem até 3 metros, mas claro que nenhuma ovelha virou cobaia. Elas foram alimentadas com fertilizantes líquidos.

Liuka

É uma verdadeira draga de coisas inúteis e ao mesmo tempo interessantes.

0 comentários:

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...