MadBizarrice: Filmes Snuff


Estava eu caçando algum jogo no meu porta-cds com jogos do PS2 quando vi um esquecido ali: Manhunt. Pra quem não conhece, é um jogo proibido em mais de 100 países e cuja história gira em torno de um ex-presidiário condenado a morte que acaba tendo mais uma chance à vida se conseguir fazer um filme do tipo snuff. Foi então que eu pensei: isso existe mesmo ou é só uma lenda urbana?


Pra começar, gostaria de deixar claro que esse é um dos assuntos mais bizarros que já tratamos aqui e bastante sombrio. Se você é sensível a esse tipo de coisa de assassinato, sangue, mutilação e violência extrema é melhor nem ler o restante do post.


Mas o que é um filme snuff afinal?

É um filme em que são  mostrados assassinatos, mutilações e vários tipos de morte reais de pessoas. Não tem efeitos especiais, não tem atuação de ninguém, é apenas a vida real retratada da forma mais cruel possível.


Doentio? Bastante! Real? Ninguém sabe.

Esse não é o tipo de filme que você encontraria numa prateleira da Blockbuster ou para download na internet. Não dá pra comprar cópias desse tipo de filme, nem encontrá-lo facilmente e eles são exibidos apenas em raras sessões, como se fosse num cinema. Antes de tudo é preciso mergulhar de cabeça num submundo macabro e obscuro, mas isso não é exagero não! Afinal que tipo de pessoa pagaria pra ver assassinatos reais de outras pessoas? No mínimo é doente da cabeça. Ao que se sabe, para ver uma sessão de filme desse tipo é necessário ser convidado (teoricamente por email para não causar suspeitas, mas antes do email existir eram enviadas cartas embebidas em uma solução química que dissolvia o papel um tempo depois) e sua vida toda era investigada antes de tudo. Nesse convite supostamente haveriam instruções de como chegar no local da exibição, que provavelmente também não seria um local nada convencional e abandonado. Alguns relatos pela internet revelam que as salas de exibição mais parecem matadouros com ganchos, mesas cheias de sangue seco e que depois de cada sessão o público era obrigado a sair por diferentes saídas, muitas vezes acabam indo parar em esgotos e, assim, se dispersarem e não causarem suspeitas.

Alguns relatos descrevem filmes em que as pessoas tem os membros amputados e depois costurados, mas nos lugares errados (braços nas pernas e pernas nos braços); crianças sendo esquartejadas ainda vivas; um homem tendo seus genitais cortados e depois é obrigado a comê-los; corpos sendo esquartejados e depois canibais se refestelando com a carne, etc. Isso lembra um pouco o filme Albergue, não é mesmo? Mas é praticamente isso que acontece: mulheres, homens e até crianças são submetidos a mortes simples ou complicadas e cheias de tortura. Estupro, necrofilia, pedofilia e mutilações não são uma regra, mas a morte é. O sadismo impera. Suicídio e acidente não valem pra esse tipo de filme, só pra constar. Cada filme é categorizado por tipo de vítima, método de assassinato, nível de brutalidade e se há sexo.

E como diabos esse gênero surgiu?

Há uma grande controvérsia, na verdade. Alguns dizem que surgiu em meados de 1970, onde a internet não existia e portanto era difícil encontrar algo do gênero, tão bizarro, tão sombrio e tão macabro. Esse foi um dos motivos pra terem surgidos os filmes snuff nessa época, no entanto há relatos de que no final dos anos 1800 (vide “La mort d'une fille") já existiam filmes que retratavam exatamente esse sadismo doentio. O que se sabe é que diversos filmes genéricos rodam o mundo, como o famoso "Faces da Morte" e em sua grande maioria surgiram entre as décadas de 70 e 90. Tais filmes nem sequer chegam a ter 10% do sadismo dos snuff e também nenhum dos atores é morto ou torturado de verdade, ou seja, é tudo atuação e efeitos especiais.

Não se anime muito em tentar assistir um filme desses, já que um valor astronomicamente absurdo é cobrado por cada sessão. Não falo de 1 milhão de dólares, mas algo que gire em torno de 5 a 20 milhões ou até mais. Pelo pouco que se sabe dos filmes snuff, uma coisa é certa: o lucro é o principal motivo para tais "cineastas" resolverem produzir uma coisa dessas.


Organizações como o FBI já investigaram o caso, mas a resposta é sempre a mesma: isso não passa de uma lenda. Como a fama do FBI é de omitir informações que lhe convém, muita gente ainda acredita que os Snuffs realmente existam. Até hoje não há provas concretas de que tais filmes existam de fato e isso é confirmado pelo FBI.

É evidente que a internet é a principal responsável por botar a lenha na fogueira a cerca da existência desses filmes. Dois casos em especial tornaram esse assunto ainda mais famoso. Em 1997 dois homens mataram duas prostitutas na Alemanha e filmaram. Uma terceira vítima conseguiu escapar e denunciá-los. Ambos acabaram recebendo uma condenação de prisão perpétua e alegaram ter feito o filme para um terceiro que nunca foi localizado. Em 2007 dois ucranianos (maníacos de Dnepropetrovsk) postaram um vídeo de um assassinato de um homem a marteladas na cabeça (3 guys and 1 hammer) na deep web, que é o submundo da internet. Posteriormente esse vídeo veio parar na surface, ou seja, na parte da internet que conhecemos e temos acesso. Ambos foram identificados e apreendidos, alegando que o plano era fazer 40 vídeos de 40 mortes para um suposto contratante que pagaria uma quantia astronômica. Até o momento da prisão haviam sido 21 assassinatos. Embora a polícia tenha acreditado mais na teoria de que ambos faziam isso por hobby, as namoradas deles continuaram alegando que eles trabalhavam para um produtor de filmes snuff.

Maníacos de Dnepropetrovsk.
O cinema também retratou esse tipo de prática, como no filme italiano de 1980 "Cannibal Holocaust" que deu uma tremenda dor de cabeça pro diretor Ruggero Deodato. Ele teve que provar que todos os atores estavam vivos para se safar da prisão. Os filmes 8mm, 15 minutos, Vacancy, Pânico 4 e A Serbian Film também falaram desse assunto.


Para mim, o mais assustador não é a produção em si de um filme snuff, mas que há público pra isso. Ninguém produz algo que não seja de interesse das pessoas, mesmo que poucas. Costumo dizer que a mente humana é uma caixa de Pandora e quando aberta podem sair coisas boas ou ruins. A questão que fica é: esses filmes realmente existem ou são apenas uma lenda urbana?

No que você acredita, caro leitor?

Observação: não coloquei vídeos por motivos óbvios. Este é um blog de entretenimento e não de terror. Há alguns vídeos que você pode assistir, como esse e esse, mas fica por sua conta e risco!

Liuka

É uma verdadeira draga de coisas inúteis e ao mesmo tempo interessantes.

0 comentários:

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...