Filmes que eu recomendo #22


Adoro filmes antigos das décadas de 30 a 60. O de hoje é um remake da década de 50 do famoso filme da década de 30. Um filme polêmico já na década de 30, que se tornou uma lenda nos anos 50 e que provavelmente nenhum canal de televisão jamais exibirá na história porque é um dos primeiros filmes que retrataram a homossexualidade. Outro fato muito interessante é que nenhum homem aparece no filme inteiro, acredite se quiser! Estou falando do filme alemão "Senhoritas de uniforme".

Farta de ver a sobrinha órfã como uma possível mulher frágil, a tia de Manuela a envia para um internato de garotas. Sob rígidas regras e convivendo com dezenas de outras garotas, Manuela  se vê solitária e assustada, tendo como amiga apenas Yvette. Logo é alertada de que a professora responsável por seu grupo, a senhorita von Bernburg, é objeto de desejo de muitas outras garotas ao longo dos anos e não demora muito pra que se torne seu também. Tentando entender o sentimento que cresce dentro de si, Manuela conhece o amor pela primeira vez e ao mesmo tempo se vê diante de um conflito: se assumir, correrá o risco de ser expulsa e desgraçada pela família, além de desgraçar a própria professora, e se não contar, terá que aprender a lidar com um sentimento tão forte e tão poderoso. Além de tudo isso, ainda há outra garota no mesmo grupo dela (Alexandra) que também é apaixonada pela professora e odeia Manuela. Ela irá tomar a decisão certa? E a professora, como reagirá diante de tudo isso?

Não é nenhuma obra-prima, não tem nenhum efeito especial e nem nada demais, mas a história em si, o figurino e o internato te fazem voltar no tempo e entender como aquela época era difícil para uma garota nas condições da Manuela. A trilha sonora é clássica, eu gostei bastante. As atrizes são super talentosas e, apesar de meio parado, não achei o filme chato porque você fica curioso pra saber o que vai acontecer entre Manuela e a professora e também porque as outras internas animam a história com suas trapalhadas divertidas. Ah, e não tem nada de indescente no filme (eu achei tudo inocente até demais), portanto ta liberado pra todo mundo. Vale a pena assistir!

Sem trailer (descente) em inglês ou português, só alemão.

Título original: (Mädchen In Uniform)
Lançamento: 1958 (Alemanha)
Direção: Géza von Radványi
Atores:  Romy Schneider, Lilli Palmer, Margaret Jahnen, Blandine Ebinger, Adelheid Seeck, Christine Kaufmann
Gênero: Drama/ Romance/ Homo

*Só pra constar, o filme Amando Anabelle (2006) foi inspirado no Senhoritas de uniforme (1930/1958). Eu já falei dele aqui no blog: veja.

Liuka

É uma verdadeira draga de coisas inúteis e ao mesmo tempo interessantes.

0 comentários:

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...