Russia Lover #23 - Cheburashka



Cheburashka, uma palavra difícil de falar de primeira em português. Esse simpático e fofo personagem veio dos livros infantis de Eduard Uspensky de 1966. Segundo o livro, esse nome vem do verbo "cheburakhnutsya" que significa algo como tombar, já que uma vez comeu laranjas demais e suas pernas ficaram dormentes, então ele tombava o tempo todo. No russo, essa palavra também pode significar rolha ou aqueles bonecos "joão-bobo".


Primeira edição de 1969. Cheburashka era bem diferente de agora.

Cheburashka é uma criatura divertida, cuja existência é ignorada pela ciência. Ele vivia em uma floresta tropical, mas entrou em uma caixa de laranjas, comeu algumas, caiu no sono e sem querer foi parar em uma mercearia na Rússia. O dono da mercearia o chamou de Cheburashka porque ele não conseguia parar em pé de tantas laranjas que tinha comido. Depois de um tempo sozinho na grande cidade, ele fez dois amigos: Krokodil Gena ou Gena, o crocodilo e a garotinha Galya. Gena é um crocodilo jovem de 50 anos de idade (já que crocodilos podem alcançar até 300 anos de idade) que trabalha no zoológico local como um crocodilo. Ele costuma gastar seu tempo livre lendo livros, enciclopédias, jornais e revistas. Ele adora fumar cachimbo e se vestir bem. A canção que canta em seu aniversário se tornou uma música especial no aniversário da Rússia. Galya é uma atriz-mirim em um teatro local para crianças. Eles moram na casa da amizade, que acolhe todos aqueles que querem fazer amigos novos. Lá também mora Starukha Shapoklyak ou a Dona Shapoklyak, que é uma senhora de idade alta e magra que recolhe boas e más ações. O melhor amigo dela é um rato feio chamado Lariska, que vive em sua bolsa.
 
Dona Shapoklyak, Cheburashka e Gena.



Começou com uma série de livros e acabou chegando até mesmo a virar uma espécie de mascote das olimpíadas. Chegou a ter 4 episódios em desenho até 1984, o que o tornou realmente famoso na época da União Soviética. Em 2004 se tornou o símbolo da equipe olímpica de verão em Atenas, se tornando ainda um talismã da sorte para os russos. Seu primeiro filme stop-motion foi feito em 1969. Cheburashka fez muito sucesso também no Japão, onde ficou conhecido por Chebi. Por causa disso, os japoneses fizeram uma série de desenhos com 50 episódios do Chebi. Já tiveram peças, outros filmes e animações. Em 2005 foi erguido um monumento em Moscou para Cheburashka, Gena e Shapoklyak. Em 2008 foi abrto um museu em sua homenagem. Dizem as más línguas que o avião Antonov An-72 tem um design inspirado em Cheburashk e que isso fica claro quando se olha o avião de frente.


Pra fechar com chave de ouro, eis o primeiro episódio da história desse bichinho super fofo e o melhor de tudo: legendado em português!


Liuka

É uma verdadeira draga de coisas inúteis e ao mesmo tempo interessantes.

0 comentários:

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...