MadBizarrice: Necromancia


Necromante. A primeira vez que ouvi essa palavra foi num jogo chamado The Elder Scrolls III: Morrowind. No jogo, uma série de necromantes perturbam outras pessoas e fortalecem o seu inimigo mortal, atrapalhando bastante em certos momentos do jogo. Eles invocam esqueletos guerreiros, espíritos e outras criaturas maléficas. Um dia desses eu resolvi pesquisar mais sobre isso e me deparei com uma arte obscura real. Digo isso porque eu realmente achei que era só uma coisa dos jogos, mas agora descobri que tem gente que pratica mesmo isso. Claro, nenhum esqueleto com espada e escudo ou um gigante de gelo vai te atacar como no jogo, mas a coisa é bem mais obscura.


Necromantes são uma espécie de magos de magia negra que supostamente invocam e controlam os espíritos dos mortos, ou seja, cartomantes tiram informações de cartas e os necromantes tiram dos mortos. Necros = mortos mancia = adivinhação. Os necromantes acreditam que os corpos intactos dos mortos mantém contato com o mundo dos vivos e por isso podem oferecer informações sobre o futuro, por exemplo. Um morto não tem as limitações de um vivo e pode enxergar o futuro.

Para os necromantes, a morte é uma benção e muitos vivem em cemitérios, onde podem ficar mais próximos dos mortos. Sabe-se que alguns cadáveres já foram até roubados por necromantes de cemitérios abandonados. Essa prática não tem nada a ver com bruxaria ou invocação de demônios, apesar de ser bastante bizarra.


Há maneiras diferentes de se praticar, alguns usam espíritos dos mortos e outros usam os próprios cadáveres para interpretar as informações. Segundo os praticantes, é necessário ter o auxílio de outros espíritos e uma certa experiência, já que o suposto espírito do morto pode possuir pra valer o necromante e fazer coisas não muito, digamos, boas. A famosa tábua Ouija é um meio bastante comum de necromancia. Outra prática comum é interpretar o sangue de uma pessoa que tenha morrido recentemente.


A "bíblia" dos necromantes chama-se Necronomicon (também conhecido por "Livro dos Nomes Mortos", "Livro das Leis Mortas", "Imagem da Lei dos Mortos" e "Livro em Memória dos Mortos") e foi escrita por Al Azif em 730d.C. na cidade de Damasco. Na verdade, são 7 volumes com uma linguagem obscura e abstrata, escritos por um cara que sabia praticamente de tudo: da astronomia à poesia. Parece coisa de cinema, não é? Mas a realidade é que esses livros descrevem rituais e métodos de necromancia, ressuscitação, evocação e até mesmo viagens por dimensões diferentes. Há uma tradução latina de 1487, feita pelo padre alemão Olaus Wormius, que cometeu a burrice de enviar pra outro oficial da igreja e acabou numa fogueira junto com as cópias das traduções. Mas há especulações de que uma cópia ficou guardada no Vaticano (claro, eles não eram tão burros assim pra destruir algo tão bizarro, né?). Outras pessoas resolveram traduzir para o inglês a partir das traduções latinas, mas nunca conseguiram terminar. Esses livros são tão bizarros e obscuros que até os nazistas roubaram as cópias deles nos anos 30 e dizem que há uma versão feita com pele e sangue dos condenados traduzida pro alemão, no entanto nunca foi encontrada. Atualmente os livros estão desaparecidos e algumas traduções estão rodando por aí, mas estão incompletas. O Necronomicon ficou famoso depois de H.P. Lovecraft incluí-lo em uma de suas histórias de ficção e terror e, como o original se perdeu, muitos acreditam que o Necronomicon é só um mito e também fica difícil provar a veracidade das cópias que andam circulando por aí.

Enfim, essa prática vem da Pérsia, Grécia e Roma. Há alguns relatos de necromancia sendo praticada há mais de 3mil anos! Na Idade Média a necromancia era muito praticada, o que levou muitos necromantes à forca e à fogueira pela Igreja Católica. Atualmente ainda é visto como uma coisa maléfica e há poucos praticantes. O caso é que eu acho que nem todo mundo gostaria de consultar o futuro num lugar desses, já que provavelmente encontraria um "presunto" deitado no meio da sala do necromante.


Mais informações:  NemTenhaMedo e Grimorio Cinzento

Liuka

É uma verdadeira draga de coisas inúteis e ao mesmo tempo interessantes.

0 comentários:

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...