MadBizarrice - Especial de Dia das Bruxas: CHUPA-CABRA


Por fim chegamos à última postagem do especial de dia das bruxas de 2015! Essa lenda talvez seja a mais famosa da lista e também exclusiva das Américas, principalmente a Latina. É uma das poucas lendas que não perdeu a força mesmo depois de vários anos e que intriga muito caçador de monstros.

Os ataques

Casos foram relatados em Porto Rico, República Dominicana, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Panamá, Peru, Estados Unidos, México e Brasil nos anos 90. A repercussão foi maior no México, onde houveram mais casos.

Aparentemente os fazendeiros encontravam cabras mortas de forma bastante estranha. Parecia que as criaturas tinham sido literalmente sugadas, pois não havia uma gota de sangue em suas carcaças. A única marca que ficava era uma dentada no pescoço ou no tórax do bicho. Daí o nome “chupa-cabra”.


No Brasil foram detectados inicialmente 8 mortes em um só ataque em 1995. Até o final daquele ano foram registrados cerca de mil mortes. Outros animais também foram atacados pelas Américas como ovelhas, carneiros, galinhas, porcos, coelhos, cães e o pequeno gado como os bezerros.

Quem é o chupa-cabra?

Ninguém sabe ao certo. De vez em quando aparece um relato de avistamento de algum bicho estranho, mas nada é comprovado. Fotos também são controversas. A maioria é de animais comuns que vivem na mata e cachorros em decomposição. As únicas coisas que se sabem sobre ele é que é um tipo de vampiro que adora sangue de animais e que é muito bom em se esconder. Alguns acreditam que seja um morcego gigante, outros acreditam que sejam ETs que pegam sangue para fazer experiências e ainda há os que defendem que é uma criatura geneticamente modificada que fugiu de algum laboratório. Não vamos esquecer que ainda tem os defensores da ideia de que o chupa-cabras nada mais é do que um demônio solto na Terra pra nos castigar. Outras teorias populares sugerem que possa ser um animal que ainda não foi descoberto pela ciência ou que seja um fóssil vivo, ou seja, um animal que vivia na época dos dinossauros e que todos nós achávamos que estava morto, mas não está e atacou as pobres cabras. Os ataques também sempre ocorrem durante a madrugada, o que dificulta ainda mais flagrar o bicho em ação. Foram também encontradas pegadas próximas dos locais de ataque.


As referências

Provavelmente a história surgiu como uma variação de uma lenda urbana americana de 1967, onde uma égua morreu de forma trágica e muito bizarra. Seu corpo foi encontrado mutilado e aberto, o que assustou os moradores da região. Os boatos não demoraram a correr de que havia um monstro atacando animais ou de que havia uma seita de magia negra sacrificando animais para o chifrudinho. Segundo especialistas, a mutilação era provavelmente uma técnica de sacrifício, já que o animal sofria de infecção generalizada. Foram dados tiros nas patas e por fim um golpe no pescoço. Acredita-se que algum coiote tenha se aproveitado e tentando arrancar um bife para o jantar, o que explicaria a grotesca aparência da carcaça no final e a falta de alguns pedaços no seu interior. A questão é que o couro do cavalo continuou intacto, exceto pelo corte no pescoço. Essa lenda se espalhou pelas 3 Américas e outros casos semelhantes foram relatados depois.

Outra lenda que pode ter contribuído bastante foi a do “vampiro de Moca”, ocorrido em 1975 na região de Moca, em Porto Rico. Assim como o chupa-cabra, o vampiro de Moca também sugava o sangue de aves e animais de pequeno porte como cabras, mas o diâmetro das feridas chegava a 25mm, o que é bem grande se formos analisar. Seriam belos dentões entrando no pescoço da pobre vítima. Os ataques também ocorriam somente de madrugada, mas o bicho nunca foi pego. As autoridades suspeitaram de rituais de magia negra, o que explicaria as feridas grandes que poderiam ter sido feitas por um objeto.

As contradições


Logo que começaram os ataques, várias pessoas dos povoados ao redor em Porto Rico revelaram ter visto o chupa-cabras. Infelizmente todos eles davam características diferentes, o que não ajudou nem um pouco as autoridades.


Uns diziam que ele tinha escamas, outros que ele tinha garras como as de um caranguejo, que tinha olhos vermelhos, que andava como um réptil, mãos de 3 dedos, cabeças redondas, cabeças achatadas, que era recoberto com pelo negro, que podia mudar de cor como um camaleão, que podia voar ou saltar, etc... As estaturas variavam de 0,90 a 1,80m de altura.


A verdade

Várias análises das carcaças foram feitas pelas Américas. Em alguns casos foram detectadas marca de ataques de pumas e jaguares. Em alguns haviam ferimentos de picadores de gelo (um espeto de metal usado pra picar blocos de gelo). Outros casos revelaram que as pegadas pertenciam a uma matilha de cães selvagens.

O interessante é que nenhuma análise feita por veterinários confirmou a total ausência de sangue.

Provavelmente este era um cachorro selvagem e não um chupa-cabra.

Animais migram e isso é um fato. Animais atacam para comer e isso também é um fato. Na América do Norte é comum os animais migrarem e essa viagem os deixa tão cansados que é mais fácil para eles atacar outros animais que já estejam enjaulados do que sair caçando pela floresta. Isso poderia explicar a onda de ataques que ocorreu no México, principalmente causada pela migração em massa motivada por uma forte seca. Sabe-se que há animais como os corvos que não dilaceram o exterior das carcaças, somente o interior, o que explicaria porque muitas delas estavam praticamente inteiras. Casos do Brasil, por exemplo, não passaram de ataques de outros animais como onças, leões-da-montanha, etc e que foram interpretados como sendo do chupa-cabras.

O caso na verdade foi um prato cheio para jornais sensacionalistas que, como a gente sabe, são uma erva daninha no jornalismo. Todos os ataques foram relatados por jornais sensacionalistas e nenhuma opinião ou análise de especialistas foi amplamente publicada. Claro, senão a lenda se acabaria de uma vez e eles não teriam mais trabalho a fazer, não é mesmo?




Este post faz parte do especial de dia das bruxas de 2015 - LENDAS URBANAS. Para ver outros posts deste especial clique aqui.

Liuka

É uma verdadeira draga de coisas inúteis e ao mesmo tempo interessantes.

0 comentários:

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...