Como saber se o meu computador pode rodar um jogo?

Calma, não precisa ser nenhum expert em computadores pra saber, tampouco memorizar todos os dados e especificações sobre o seu computador. Basta apenas acessar um site.

A System Requirements Lab disponibiliza o site "Can You RUN It" que te dá informações precisas de diversos jogos e das especificações do seu computador. Para isso temos uma ferramenta principal e dois métodos de detecção do seu sistema:


Lista de jogos - você pode procurar o jogo que está querendo rodar no seu computador acessando pela opção "Game Lists" ou pode digitar/colar o nome do jogo e deixar que o próprio site busque o jogo nas listas acessando pela opção "Can You RUN It?". Infelizmente a lista é limitada e alguns jogos, principalmente alguns antigos ou mais desconhecidos como alguns títulos europeus e asiáticos não estão na lista. É aí que você pode pular pras opções 2 e 3 que explicarei a seguir. Agora vamos supor que você encontre o jogo na lista. Basta clicar no botão azul "Can you run it" e o site automaticamente irá te direcionar para uma página com especificações sobre o jogo. Ali você poderá ver se o seu computador é compatível pelo menos com as configurações mínimas que o jogo exige como velocidade do processador e capacidade de memória RAM.


Claro que o site precisará coletar algumas informações a respeito do seu sistema para fazer a comparação e te dizer se vai dar certo instalar aquele jogaço ou se o seu computador não vai executar nem o menu inicial:

1. Especificações do seu computador (automático e online) - é possível saber as especificações do seu computador de forma automática. Para isto, basta selecionar a opção "Automatic Detection" que o próprio site irá se comunicar com o seu computador e pegar informações de RAM, processador, etc. Calma, ele não vai compartilhar tais informações, tampouco invadir seu sistema, só vai pegar algumas informações básicas pra poder comparar com os requisitos dos jogos. O único requisito é ter o Java instalado (é de graça e super simples de instalar, acesse aqui). Infelizmente nem sempre o Java coopera, o que nos leva à 2ª opção. O Firefox também pode tentar bloquear, por isso indique a ele que pode permitir o acesso do site sem problemas para prosseguir com a coleta de dados.

2. Especificações do seu computador (programa instalado) - se você quiser saber as especificações do seu computador sem ter que ficar esperando muito toda vez que acessa o site, basta instalar o programa selecionando a opção "Desktop App". Toda vez que acessar o site, ele saberá através de cookies as especificações do seu computador, então recomendo que abra uma exceção para os cookies deste site no seu navegador de internet. A instalação é rápida e não traz nenhum malware consigo.

Logo que termina de instalar, o programa e o site entram numa sincronização e por fim aparecem 3 listas (uma básica, uma com informações mais completas e uma ultra completa) com todas as especificações do seu computador.

Sincronização de dados em andamento.

Legendas:


Seu computador não conseguirá rodar o jogo, pois não atende os requisitos mínimos e nem os recomendados.

Seu computador pode rodar o jogo sem problemas, pois atende os requisitos mínimos e os recomendados.

Algum requisito não atende o mínimo e o recomendado. Esses símbolos aparecem geralmente quando o sistema operacional não é compatível ou quando não tem RAM suficiente ou até quando não tem uma placa de vídeo decente. Você terá que verificar qual requisito está faltando para ver se será possível rodar o jogo sem muitos problemas.
O traço indica que o site não tem informações sobre os requisitos recomendados pelo jogo, portanto ele não consegue fazer uma comparação.
Outras ferramentas e possibilidades:
Na opção "Rank my computer" você pode comparar seu computador a milhares de outros pelo mundo.
Em "Computer details" você pode ver as especificações do seu computador de forma direta, ou seja, sem ter que selecionar nenhum jogo.
Para acessar os requisitos mínimos e recomendados do jogo, basta escolher/digitar/colar o nome do jogo desejado na lista, clicar em "Can you run it?" e escolher a opção "View Requirements". Lembrando que nesta opção não haverá comparação do seu sistema com os requisitos do jogo, apenas mostra informações sobre o jogo.

Esse serviço é de graça? É legal?
É totalmente gratuito. Não tem absolutamente nada de ilegal no site e eles tem apoio até de grandes empresas como EA Games e Nvidia.

E quanto ao idioma?
É totalmente em inglês e não tem versão em outras línguas, mas não é preciso saber inglês pra entender a lógica do site.

Funciona em quais navegadores?
Chrome, Firefox e Internet Explorer.

Claro que dá pra acessar os requisitos do seu computador através do menu Iniciar > Painel de Controle > Sistema e Segurança > Sistema (isso, claro, no Windows). Entretanto você terá que comparar manualmente com os requisitos do jogo, enquanto que o site faz isso automaticamente.

Agora você poderá jogar com tranquilidade aquele jogo tão sonhado ou pesquisar os requisitos antes de gastar uma fortuna em algum jogo.

Liuka

É uma verdadeira draga de coisas inúteis e ao mesmo tempo interessantes.

0 comentários:

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...