4 softwares para te ajudar a escrever um livro

março 11, 2015 , , 4 Comentário(s)

 

Sempre gostei de escrever. Na 2ª série uma professora chegou a me dar um caderno só pra que eu escrevesse minhas histórias e uma professora da 8ª série chegou até a me dar um livro do Shakespeare (Sonho de uma noite de verão) para me estimular a escrever mais e melhor. Infelizmente nas outras séries as professoras de português e literatura se preocupavam apenas em passar a matéria e nunca em estimular o gosto pela leitura, a criatividade para as redações e principalmente a arte de inventar histórias.

Cresci, me formei e me vi diante de uma máquina chamada computador. Com ela vi novamente a esperança de reviver aquele prazer de escrever que eu usufruía quando tinha meus 8 anos de idade. Poderia fazê-lo com o velho papel e caneta, mas minha tendinite já não me permite mais escrever por mais de 5 minutos sem que uma dor excruciante e exaustão dos tendões atinja meus dedos e os “trave” temporariamente. (sim, eu sofro em provas dissertativas e redações) Felizmente para o teclado do computador a história é outra. Aqui posso digitar mil letras e os tendões não fazem o mesmo tanto de esforço. Não saberia explicar o porque, mas gosto de pensar que o meu próprio corpo já adaptou minhas mãos para pressionar diversas teclas por segundo com tantos anos de experiência (tenho computador desde que era criança).

Enfim, agora que retomei a escrita e tudo parecia ótimo, me deparei com um problema que me levou a uma conclusão: o Word é péssimo para escrever um livro. Simplesmente não tem como se organizar nele, mesmo criando índice de capítulos. Depois de uma rápida busca pela internet, encontrei algumas opções que me pareciam mais favoráveis e muito mais completas. Decidi então compartilhar a minha experiência com você, caro leitor. Talvez tal informação lhe seja útil não só para escrever um livro, mas também para organizar sua própria vida. Parece confuso, mas você entenderá o que quero dizer mais adiante.

Vamos à singela listinha:

Scrivener

(x) pago, mas tem trial para você experimentá-lo  ( )gratuito
Plataformas: Mac e Windows
Língua disponível: apenas inglês, mas com dicionário em português BR
Principal (s) função (s): escrever novelas, livros, peças teatrais, roteiros de cinema e HQs, artigos, contos, criar um livro de receitas, escrever livros técnicos e muito mais.
Onde baixar/comprar: Literature and Latte

Inicialmente criado para o Mac, ganhou sua versão para Windows há uns tempos atrás, mas infelizmente não tem versão para o português e por isso você precisa saber um pouco de inglês para usá-lo. Ele tem tantas ferramentas que eu ainda estou aprendendo a usar algumas delas. Em suma você tem um software que te ajuda a organizar as ideias, organizar pesquisas, detalhar personagens e cenas, separar capítulos/cenas e criar um arquivo sólido pronto para revisão e edição. É um software para escritores criado por escritores, então você já imagina o nível de excelência que essa belezinha tem! A interface não é muito carregada e ele tem a função de tela cheia que traz à tela uma folha virtual com o seu texto nela e um fundo escuro para que você foque apenas em escrever, porém você não precisa acionar essa opção se não quiser. Ele ainda conta com estatísticas (por exemplo palavras repetidas no texto e número de caracteres/palavras) e você pode determinar quantas palavras quer atingir num determinado texto (por exemplo se você quiser um texto com 3mil palavras, ele mantém um contador e quando você chegar nas 3mil ele te avisa). Permite que você guarde pesquisas de sites e banco de imagens dentro do próprio arquivo. Precisa modificar um texto, mas não tem o scrivener no momento? Não tem problema porque ele salva somente o texto em um formato que o Word lê. Apesar de não ter a versão do software em português, ele possui dicionário em português BR e PT que você baixa gratuitamente e que permite uma revisão do texto. O problema é que o dicionário é bem fraco e muito mal revisado, então tem palavras que ele nem sequer reconhece e tem palavras que não atendem às novas normas da reforma ortográfica, mas isso nunca foi um problema para mim porque eu passo o texto na revisão do Word depois. Sem ideias para nomes para os seus personagens? Não se preocupe, o Scrivener tem um gerador de nomes e sobrenomes de diversas nacionalidades, pois desta forma você pode pedir para que ele sugira um nome italiano e um sobrenome russo pro seu personagem por exemplo. Ele ainda por cima tem uma versão acadêmica que aparentemente auxilia na escrita de artigos científicos, criação de provas, TCC e tantos outros tipos de textos acadêmicos, mas eu não testei ela. Algumas pessoas ainda usam o Scrivener para organizar suas tarefas diárias, ou seja, ele também pode servir de agenda se você quiser.


yWriter

( ) pago  (x)gratuito
Plataformas: Mac, Linux e Windows
Língua disponível: português BR e outras
Principal (s) função (s): escrever livros e contos
Onde baixar:  yWriter 5

 É um software bem completo, mas um pouco mais complexo que o Scrivener. Pra começar ele te dá a ferramenta de “Assistente de criação” que te ajuda a definir título, autor e tema do seu novo livro. Depois ele tem uma interface mais carregada com tabelas, organização de ideias e divisão de capítulos/personagens/cenas. É interessante porque você pode ver todos os capítulos, cenas e personagens sem nenhuma dificuldade, além de um resumo sobre os capítulos pra sempre se lembrar do que já escreveu. O único problema é que pode ser um pouco complicado de entender como ele funciona, pois primeiro tem que se criar um capítulo e só depois uma cena, personagens, etc. Você, assim como eu, terá que xeretar muito com os dois botões do mouse. Quando finalmente começa a entender como ele funciona, percebe que é um auxiliar e tanto para a escrita de livros. Outra desvantagem é que apesar do programa apresentar uma versão traduzida para o português, a tradução em si não é completa e algumas janelas como a de confirmação de salvamento e opções do próprio editor podem aparecer em inglês.


ZenWriter

(x) pago, mas tem trial  ( )gratuito
Plataformas: Windows
Língua disponível: apenas inglês
Principal (s) função (s): focar em escrever
Onde baixar/comprar: Beenokle
 Quando abri o programa, me deparei com uma interface muito, mas muito simples e com um tema bem relaxante com uma música agradável de fundo. Ele não permite edição de texto, mas permite separar capítulos colocando-se apenas o ícone “#” na frente de cada nome dos capítulos. O programa só funciona em sistema de tela cheia porque os criadores alegam que ele foi feito para que você se desconecte do mundo exterior e apenas se concentre na escrita. É isso mesmo o que acontece quando uso ele, simplesmente esqueço das horas, do clima, de tudo! Eu literalmente “mando bala” nas minhas histórias com ele. E o melhor: se você quiser pode adicionar sua própria lista de músicas e imagens de fundo que mais te agradem. Ele salva os arquivos num formato que o Word lê. A única coisa que me deu um pouco de insegurança foi o fato dele ter um sistema de salvamento automático e sinto falta de um botão para me dar a segurança de que não vou perder nada que escrevi, mas ele nunca me deu problema de não salvar.


Focus Writer

( ) pago  (x)gratuito, mas aceita doações em dólares também
Plataformas: Windows e Linux
Língua disponível: português e outras
Principal (s) função (s): focar em escrever
Onde baixar: GottCode

É muito semelhante ao ZenWriter, mas tem muito mais funções como revisão, formatação, cronômetro e sistema de substituição e localização. Apesar dele ter temas com fundos, você pode criar os seus próprios temas. Ele não tem música como o ZenWriter, mas funciona em sistema de tela cheia também. Assim como o ZenWriter, ele é feito para que você foque apenas em escrever e mais nada. Salva o arquivo em vários formatos, inclusive em formato que o Word lê. A vantagem é que tem versão dele em português BR.



Por fim eu uso mais o Scrivener pela incrível versatilidade que ele possui, mas às vezes uso o ZenWriter para me desconectar do universo ao meu redor quando preciso. Ainda tenho um arquivo no Scrivener que uso para escrever postagens do blog offline e para pesquisa.

E você? Sabe de algum outro ótimo software para a escrita de livros?
Compartilha com a gente nos comentários!

Liuka

É uma verdadeira draga de coisas inúteis e ao mesmo tempo interessantes.

4 comentários:

  1. Sempre tive curiosidade por esse tema, e sua estória pessoal com a escrita também foi muito interessante, ótimo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, espero que tenha te ajudado e principalmente te estimulado a escrever!

      Excluir
  2. Olá!
    Estou testando o Focus Writer. Obrigado pela dica!

    ResponderExcluir

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...