MadCurioso: os instrumentos musicais mais estranhos do mundo


A música é tão importante para a humanidade quanto o próprio ato de respirar. Sempre esteve presente em todas as eras e foi utilizada para diversos propósitos. Para isto foi necessário criar os mais diversos instrumentos e se você acha que hoje não se criam mais, está terrivelmente enganado. Fizemos uma lista aqui com vários instrumentos estranhos e alguns até incomuns que tem sons tão incríveis quanto suas aparências. 

Vamos a eles:

Waterphone - inventado por Richard Waters, o waterphone ou "harpa do oceano" é um instrumento não só bizarro, mas que tem sons únicos. Duas conchas unidas e deixando um fundo oco para colocar um pouco de água, algumas hastes de diferentes tamanhos e um cano saindo do centro formam este instrumento. É tocado com baquetas ou com um arco (como o arco de um violino). O som por muitas vezes é utilizado em músicas relaxantes, mas pode ser usado também em filmes de suspense e terror! (ouça aqui) A água tem total influência no som, podendo mudá-lo conforme se maneja o instrumento.


Hang - criado pelos suíços Felix Rohner e Sabina Schärer, o instrumento mais parece uma nave espacial por ser feito de 2 conchas de aço nitretadas, com interior oco. Pode ser tocado por baquetas acolchoadas ou com as mãos mesmo. O som é hipnotizante!


Pikasso - um violão de 42 cordas, 4 braços e 2 bocais criado em 1984 por Pat Metheny e Linda Manze. O nome surgiu porque foi inspirado nas obras de Pablo Picasso, ou seja, tinha mais é que ser um violão esquisitão mesmo.


Cimbalom - conhecido também como "címbalo húngaro", é um instrumento muito utilizado na Hungria, Grécia e países da Europa Central. O cimbalom produz um som único quando suas várias cordas são tocadas por baquetas. O som é famoso, inclusive foi utilizado em várias trilhas sonoras de filmes épicos como "Senhor dos Anéis" e "Guerra nas Estrelas" por exemplo.


Crwth - para nós falantes de línguas que derivam do latim a palavra "crwth" é praticamente impossível de ser lida, já que precisamos de vogais pra complementar as consoantes, mas pra facilitar tudo ele também pode ser chamado e escrito como "crowd". É um instrumento galês do século XI e hoje existem apenas 4 originais daquela época. Apesar disso, há cópias modernas.


Didgeridoo - considerado o instrumento mais antigo do mundo, o didgeridoo vem da Austrália e tem um som único.


Bazantar - responsável por um som assustador, o contrabaixo com 5 cordas e 29 cordas simpatéticas é um dos instrumentos mais complexos do mundo.


Harmônica de vidro - no Brasil é conhecida como "gaita de vidro" e foi inventado em 1762 pelo famigerado Benjamin Franklin. Usa taças de vidro semi-esféricas de diversos tamanhos inseridas numa caixa com água para criar um som diatônico. O conjunto todo gira através do acionamento de um pedal e para tocá-lo basta encostar os dedos nas taças. Na verdade foi inspirado num instrumento de Richard Pockrichan de Londres.


Saxofone contrabaixo - parece surreal, mas é verídico. Um saxofone gigante que produz sons graves e que muitos consideram um mito.


Contrabaixo balalaika - um instrumento triangular russo do século XVII que pode tanto ser tocado com os dedos como com palhetas de couro. Existe nas versões prima, secunda, alto, baixo e contrabaixo (o grandalhão).


Fotoplayer - lembra dos antigos cinemas em preto e branco e mudos? Pois bem, antes era necessário um instrumento fantástico que tinha todos os sons necessários para animar um filme. Era uma trilha sonora em teclas, cordas e botões, literalmente! Inclui um piano, tambores, pratos, apitos, flautas, gaita, etc. Produzido de 1912 a 1925 pela American Fotoplayer Company, apenas 12 mil unidades foram construídas. Hoje estima-se que existam apenas 50 sobreviventes e desses só 12 estão em condições de uso. Poucas pessoas que sabem tocá-los. É considerado o pai dos sintetizadores modernos.


Berimbau de boca - conhecido também como harpa judia e gewgaw, fica preso entre os dentes ou os lábios, utilizando os dedos para criar pulsos. Geralmente é de alumínio, mas no  Vietnã ou Camboja é feito de bambu. É também um dos mais antigos instrumentos do mundo.


Theremin - esqueça tudo o que você sabe sobre instrumentos, porque esse é um dos mais bizarros. Inventado em 1928 pelo russo Leon Theremin, ele simplesmente não precisa de toque algum do músico. É isso mesmo, não há contato físico para tocá-lo, basta o músico posicionar as mãos perto de duas antenas de metal e, conforme a posição obviamente, um tom diferente é gerado. Também é conhecido por "eterofone".


Lur - criado pelos vikings e era sucesso absoluto na idade média.


Nyckelharpa - composto por 16 cordas e 37 teclas, é um instrumento sueco de 1350.


Violino Stroh - é a junção de um violino e um gramofone. Foi criado por Johannes Matthias Augustus Stroh no começo do século passado para ajudar nas gravações das músicas, já que o som do violino numa orquestra era praticamente inaudível aos antigos gravadores. Com a tuba saindo da lateral do instrumento substituindo a caixa de ressonância tradicional, o som era amplificado. Inicialmente um funil fazia essa função (essa foi a invenção original de Stroh) e depois foi substituído pela "corneta" de um gramofone adaptada. A invenção foi um marco na história da gravação de discos e apresentações de orquestras. Hoje se tem microfones e violinos mais potentes com toda aquela parafernália eletrônica, ou seja, o simples cabo que conecta os violinos num amplificador e resolve todo o problema de uma vez. Clique neste link e ouça a gravação original (sem remasterização) de 1925  da Orquestra da Filadélfia com a música Danse Macabre de Saint-Saëns e que cujos violinos tinham a tal tuba para a gravação. E aí, ouviu os violinos?


EXTRAS: quando a natureza resolve criar música

Harpa eólica - raras e belas, criadas na Grécia e super apreciadas no Renascimento. Basta instalar uma num lugar com vento e você terá uma música tocada pela própria natureza.


Órgão do grande estalactite - não teria nada demais nesse órgão se não fosse pelo fato de que ao invés de tubos metálicos, são estalactites de uma caverna que fazem o som. O magnífico e maior órgão do mundo, aliás, maior instrumento do mundo, está numa caverna do Vale do Shenandoah, na Virgínia nos Estados Unidos. Foi criado em 1954 por um cientista louco do Pentágono. (pule para 3:00 do vídeo)


A árvore que canta - uma magnífica e gigantesca escultura de tubos metálicos que imita uma árvore está instalada numa colina em Lancashire na Inglaterra. Projetada por Mike Tonkin e Anna Liu, a árvore necessita do sopro do vento para ecoar um som único e encantador.


Órgão marinho  - instalado à beira do Mar Adriático, em Zadar, na Croácia, depende unicamente do vento e das ondas do mar para ser tocado.


Instrumentos bizarros e caseiros

Monster Tubulum - inspirado na criação dos "Blue man" (é, os caras da TIM), o Jerry criou o seu próprio Monster Tubulum. Canos de PVC, madeira e fita isolante é tudo o que você precisa para criar essa engenhoca com um som estranho. Ficou interessado em como foi construído ou como funciona? Olha o FAQ do próprio Jerry (site em inglês).


Arame farpado - Jon Rose queria provar que tudo pode produzir sons e consequentemente música. Na busca pela coisa mais improvável, ele deu de cara com uma cerca de arame farpado. Sim, ele tocou música numa cerca de arame farpado no Festival de Música Nova em Vitasaari, Finlândia, em 1995.


A orquestra de vegetais de Viena - praticamente qualquer vegetal vira um instrumento nesta orquestra fundada em 1998. Utensílios de cozinha também fazem parte do coro.




Ficou ainda mais curioso? Então veja o que já publicamos de curioso aqui!

Liuka

É uma verdadeira draga de coisas inúteis e ao mesmo tempo interessantes.

0 comentários:

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...