MadBizarrice: vampiros em diferentes culturas pelo mundo


A descrição abaixo talvez lhe seja familiar, mas é real e foi feita por John Heinrich Zopfius em sua dissertação sobre Vampiros Sérvios de 1733.


“Vampiros vagam à noite, saindo de suas sepulturas, e atacam pessoas que dormem tranquilamente nas suas camas, sugam todo o sangue de seus corpos e os matam. Eles atacaram homens, mulheres e crianças, não poupando idade nem sexo. Esses que estão sob a malignidade fatal da influência dos vampiros reclamam de sufocação a uma deficiência total, depois das quais eles logo expiram. Alguns a quem, quando às portas da morte, foi perguntado se poderiam contar o que estava causando seu falecimento, respondiam que o morto retornou da tumba para retirar a vida dos vivos.” 

É claro que o vampiro é uma criatura bizarra por natureza, porém não é um mito exclusivo da Europa. Diversas culturas pelo mundo os descrevem de diferentes formas e com diferentes hábitos. Aqui estão listado alguns dos vampiros mais bizarros que você já ouviu falar. Confiram:

O grande lutador - Pijavica é um vampiro da mitologia croata que surge depois que uma pessoa comete o incesto, é excomungada da igreja ou morre e não recebe nenhuma unção. Acredita-se que ele só possa beber sangue de gente da sua própria família (principalmente por causa do incesto). Até aí não é tão bizarro, né? Pois bem, saiba que rituais de magia negra que envolvem mistura de cinzas do incenso com cera de velas,urina de uma criança,o sacrifício de um animal e fios de cabelo do presunto falecido podem criar um Pijavica. Inicialmente é uma criatura fraca, mas depois de algumas horas de bebedeira de sangue de animais sacrificados o terror começa. O vampiro em si tem habilidades curiosas como ser um ótimo lutador (lutar com ele é perda de tempo, pois ele sempre vence), um excelente caçador e nem um tiro em sua cabeça pode matá-lo, apenas o deixa meio tonto. Entretanto a decapitação é a única forma de acabar com essa praga. Por fim, basta enterrá-lo com a cabeça entre as pernas e um pouco de alho sobre seu corpo.


O estrangulador - Asanbosam pertence à cultura de Gana. Com presas, olhos vermelhos, pernas longas e patas de ferro em formatos de gancho, ele age somente à noite e se alimenta principalmente de todos os que passam por debaixo de seu hábitat natural, mas também gosta de um caçador desavisado ou um coitado que se perdeu na floresta. O curioso é que ele estrangula suas vítimas e depois se alimenta delas.


O esquisitão - Nachtzehrer vem da cultura alemã e é considerado uns dos vampiros mais macabros e perigosos. Curiosamente eles são canibais, ou seja, comem carne. É, eles pouco se importam em beber sangue sabe-se lá porque. O fato é que essa praga se transforma em animais e entra em túmulos pra comer uns presuntos cadáveres. Então, depois de um belo banquete no cemitério, eles vão até uma igreja, tocam o sino e deixam um rastro de sangue por onde passam. Virar um deles não requer uma simples mordida e se infectar, mas sim se suicidar ou sofrer qualquer outro tipo de morte acidental. Há ainda quem diga que se não removerem o nome da roupa que o morto está usando no enterro, com certeza ele irá se transformar num Nachtzehrer. Mas se fazer banquetes com cadáveres e tocar sinos de igreja não foi bizarrice o suficiente pra você, saiba que é fácil identificar um deles: dormem com o olho esquerdo aberto e segurando o polegar de uma mão com a outra. Como prevenir nunca é demais, uma moeda ou pedra colocada na boca do cadáver ou enterrá-los com teias e meias para tentar impedir que esses vampiros se aproveitassem eram um costume comum antigamente, porém o método mais seguro mesmo era decapitar o morto. Aparentemente o Nachtzehrer não gosta muito de presuntos sem cabeça.


O "born this way" - Vlkoslak, Mulo ou Dhampir (Dampiro no português) é um vampiro da Sérvia. Lá eles acreditavam que homens que morriam e viravam vampiros voltaram para manter relações sexuais com suas antigas esposas, namoradas ou qualquer mulher pela qual simpatizassem em vida (cuidado ao ser paquerada na Sérvia, essas pragas voltam pra te pegar!). Inclusive uma mulher certa vez relatou estar grávida do marido vampiro (aham Cláudia, senta lá na Sérvia! Tu foi comemorar a viuvez e não quer admitir!uashasuh). O fato é que a criança que nasce dessa "re-união" é nada mais, nada menos do que um Dhampir. Essas crianças tem cabeças grandes, nenhuma sombra, nariz torto ou nenhum nariz, corpo fofo (mas hein?), não tem unhas e nem ossos, tem o que parece ser um rabo no traseiro e podem ser porquinhas sujas. Incesto também pode gerar um vampiro desses, entretanto se livrar dele é uma tarefa fácil: um prego na cabeça, um no pescoço ou no umbigo e pronto. Mas como o ser humano é extremamente fanfarrão, alguns homens sérvios fingiram ser vampiros só pra se aproveitarem das mulheres, o que acabou gerando uma encrenca dos diabos por lá!

O bastardo - Strigoiul ou Moroiul vem da mitologia romena. O interessante é que existem 2 tipos: os mortos eram Strigoiul Morti e os vivos eram Strigoiul Vii. Esses vivos nada mais eram do que bruxos que abandonavam seus corpos para vampirizar psiquicamente algum coitado por aí. Os outros eram filhos bastardos, ou seja, crianças que nasceram de uma relação fora do casamento e de traição. Matá-los pode lhe ser muito familiar: enfiar uma estaca de madeira no coração ou um prego na cabeça, pescoço ou umbigo.


O herege - Vrykolaka vem dos gregos. Comumente confundidos com lobisomens, eles na verdade são considerados vampiros. Quando uma criança não batizada morria, quando ritos fúnebres eram mal feitos, quando se comia carne de uma ovelha que tinha sido ferida por um lobo, quando se era enterrado em solo não sagrado, quando se era excomungado ou quando se morria depois de ter uma vida cheia de sacrilégios, surgia um Vrykolaka. Esse tipo particular de vampiro é extremamente bizarro pelo simples fato de que mesmo sem tocar uma pessoa, eles conseguem transmitir doenças terríveis e fatais a ela. Também adoram sentar sobre o seu peito enquanto dorme e te sufocar até a morte. Eles não sugam sangue, mas sim energia vital. São mestres do disfarce e podem te enganar escondendo suas faces feias com magia. São corcundas (chegam a 1,5 metros), sem pelos, com longas presas e rostos enrugados, pele pálida e esburacada (não, não é o Gollum).  São solitários por natureza e suas primeiras vítimas geralmente são membros da sua família, já que os odeia. Quando amanhece eles tem de voltar aos seus túmulos, o que os deixa frágeis, porém tais túmulos ficam em lugares muito bem escondidos e por isso pode ser complicado encontrá-los. Entretanto, é muito mais fácil matá-los quando dormem durante o dia. Basta um prego na cabeça, pescoço ou umbigo. Agora caso o ritual falhe, o seu espírito sairá de seu corpo e tentará possuir um animal. Este se enterrará até que se torne um novo Vrykolaka. Eles não podiam atravessar a água, portanto muitos supostamente foram enviados às ilhas afim de mantê-los longe do povo.

O mestiço - Upior ou Upyr é um vampiro que vem de lendas da Rússia e da Polônia. Na verdade a palavra Upyr quer dizer exatamente vampiro e foi talvez um dos primeiros termos utilizados no mundo para nomear essas criaturas. Um Upyr surge quando você é filho de uma bruxa ou um lobisomem, mas também quando a criança já nasce com dentes. Antigamente as pessoas tinham uma certa cautela com gente assim e por isso enterravam esses corpos de bruços porque teoricamente o vampiro burrinho ficaria cavando pro lado errado. Também pegavam o sangue do morto, misturavam à massa do pão e comiam (será que o gosto era bom?). Para matá-lo bastava enfiar uma estaca de madeira no coração, mas atenção porque só poderia ser feito 1 única vez ou o ritual não funcionaria. Na Polônia alguns camponeses exumavam o corpo, decapitavam e abriam o coração para destruir o vampiro. O sangue que escorria era utilizado para curar as pessoas doentes. Também diziam que ele comia a mortalha pra se livrar do caixão e que aparecia tanto ao meio-dia quanto à meia-noite.


A mãe - Langsuir vem da mitologia da Malásia. Se uma mulher morresse depois que seu filho também já nascesse morto, ela virava uma vampira. Esse bebê natimorto é chamado de Pontinak. Para se livrar da mamãe vampira basta cortar seus cabelos e unhas, depois colocá-los num buraco atrás de seu pescoço em seu túmulo.

O iluminado - Adze é um vampiro de Gana. O mais bizarro é que ele se transforma num vaga-lume pra poder passar pelas portas fechadas e que não suga somente o sangue de pobres criancinhas durante a noite, mas também adora azeite de dendê e água de coco (é praticamente um baiano). Ele também pode possuir uma pessoa e esta se transforma numa bruxa. Os que vivem ao redor dessa pessoa possuída acabam tendo sérios problemas em suas vidas, principalmente se a pessoa era alvo de inveja do possuído, por isso é imprescindível identificar os possuídos, que aliás fazem parte de um grupo bastante peculiar: mulheres com irmãos, idosos (principalmente se no vilarejo os jovens começarem a morrer e os idosos sobreviverem) e os pobres recalcados (só aqueles que invejam os ricos). Aparentemente não tem como se defender de um Adze.


O canibal - Brahmaparush vem de lendas da Índia. Lá são comuns todo tipo de deuses, incluindo deuses vampiros (o que esses caras não veneram???), mas neste caso ele é considerado um demônio mesmo e não é à toa! O interessante não é que o Brahmaparush apenas adora um bom drink de sangue, mas que ele praticamente carrega seu próprio "copo" de crânio consigo. Quando vai beber o sangue de uma pessoa, derrama o sangue do pescoço dela em seu crânio e toma. Às vezes é dito que ele abre o crânio da vítima, toma o sangue e come o cérebro dela. Por fim ele começa a comer cada parte do corpo e não poupa nem os ossos, somente os intestinos que ele graciosamente enrola em sua cabeça e cintura para dançar para um ritual em torno de uns presuntos cadáveres pra se orgulhar de cada assassinato. É isso mesmo, cadáveres no plural porque essa criatura não se contenta com um só. Ele não é um demônio muito bonito, na verdade é grotesco. Pra piorar a situação, não tem como escapar dele a não ser fugir e se esconder. Há quem diga que vilas atingidas acabam enviando seus melhores guerreiros para enfrentá-lo. Este guerreiro passa por um ritual de purificação de 90 dias, percorre 9 santuários (ele tem que rezar por 9 horas seguidas em cada um) e por fim passa sua espada 9 vezes pela fumaça de um incenso sagrado. Aí sim ele pode peitar o tal demônio vampiro, mas vai suar bastante porque não será fácil. O Brahmaparush é uma espécie de chefão maldito de games que te dá um dano lascado e mortal. Eles também podem possuir corpos humanos e depois devorá-los.

O agricultor - Danag vem das Filipinas. O legal da história é que ele era aliado dos homens, inclusive ajudou a plantar taro nas ilhas (é uma espécie de inhame). O ruim é que um dia uma mulher se cortou e ele sugou a ferida, então criou gosto por sangue humano e praticamente se viciou.

O assombrado -
Talamaur vem da Austrália e das Ilhas Banks,Vanuatu, localizadas no Sul do Pacífico. Na Austrália é uma criatura pequena que salta sobre as vítimas e suga seu sangue através de ventosas nos dedos. Nas ilhas a coisa já é mais macabra. É um espírito que se apodera do espírito de um morto e então suga energia vital das pessoas. Eles acreditavam que se uma pessoa comesse um pouco da carne de um morto, automaticamente ganharia alguns poderes desse vampiro. Nem preciso dizer que esse necrocanibalismo é uma péssima ideia em todos os sentidos né? O caso é que o talamaur é basicamente um fantasma e que se for ferido, as cicatrizes vão aparecer no corpo do espírito que ele possuiu. Ele pode ser identificado pela fumaça de algumas ervas queimadas.

  
O paradoxal - Rakshasa é um vampiro da Índia. Encontrei tantas versões pra história dele que sinceramente não sei qual é verídica e qual não é, por isso vou contar algumas que encontrei. Alguns dizem que é um guardião de um belíssimo tesouro e também de grandes templos e palácios. Seu prato preferido são as crianças, principalmente recém-nascidos, mas também procuravam pelas gestantes. Sacerdotisas os ajudavam nos macabros banquetes e os veneravam. Elas são conhecidas por Hatu Dhana. Outra versão diz que era na verdade uma feiticeira muito poderosa que engana humanos se transformando num deles, porém às vezes misturavam um pouco de características animalescas nessas figuras (principalmente garras de tigres) e por isso podiam ser facilmente identificadas. Canibais por natureza, seus banquetes eram sangrentos ao extremo, mas não suportavam fogo, luz do sol e exorcismo. Uma terceira versão ainda os descreve como criaturas horrendas que aparecem na forma humana (podem ficar invisíveis também) e que só entram na sua casa se forem convidadas (pelo menos eram educados hehe). Alguns preferiam não comer crianças porque tem pouca carne. Eles dormem em uma cama de insetos mortos e não se importam de viver na sujeira. Como seu metabolismo é super lento, só se alimentam a cada 20 ou 30 anos. Podem ser mortos por uma adaga de latão (que pobreza!). Com uma descrição dizendo que são guardiões de um tesouro e outra dizendo que são praticamente mendigos um paradoxo surgiu, concorda?


A bruxa - Strix eram vampiros da mitologia romana. Eram também vistos como bruxas que se transformavam em corujas e sugavam o sangue das crianças. Elas também puniam quem as tinha assassinado. Geralmente eram solitárias, mas se fosse necessário trabalhavam em equipe e por isso quando um grupo de pássaros aparecia voando pelos céus de Roma a galera se arrepiava! O Strix deu origem à Strega que eram bruxas que voavam à noite, sugavam o sangue das crianças e tinham relações sexuais com homens que depois se tornavam suas vítimas. A coisa era levada tão a sério que o famoso Carlos Magno teve que fazer uma lei proibindo a queima de supostas Stregas e Strix e também proibindo que as pessoas comessem partes de seus corpos para evitá-las ou destruí-las.


A maldita - Ghoul é um vampiro da mitologia árabe. Eram demônios femininos que devoravam mortos ou vivos e roubavam moedas. Algumas chegavam a manter uma forma de mulher para enganar seus maridos, mas seus lugares preferidos eram os cemitérios e desertos. Geralmente usavam a sedução para atrair um trouxa até um lugar deserto e então o atacava sugando seu sangue e comendo sua carne. Algumas versões ainda relatam que eram uma espécie de gênio diabólico. Até nas crônicas de "Mil e uma noites"há uma história sobre uma Ghoul que se casa com um rapaz. Este percebe que ela come muito pouco no jantar e que sempre sai à noite. Um dia ele resolve espiar a mulher e a vê entrando num cemitério. Ela se transforma numa Ghoul e outras Ghouls se aproximam dela, desenterram um corpo e o devoram. O restante da carcaça é devolvido ao túmulo e enterrado. No jantar seguinte, o marido perguntou à esposa se a carne de um homem era mais gostosa de se comer do que aquele jantar. Claro que a mulher ficou p da vida né?uashaush Ela lançou uma maldição no cara e o transformou num cachorro. Desesperado, ele recorre a outra mulher que tem poderes, volta à sua forma original e ainda ganha uns poderes. Ele então vai atrás da ex-esposa e lhe joga uma poção, transformando-a em égua.


O morto - Chiang Shih vem da mitologia chinesa (pois é, prepare-se para a bizarrice absoluta). Quando uma pessoa comete suicídio, se afoga, é assassinada ou sofre uma morte muito violenta seu espírito fica inquieto, preso ao seu antigo corpo e amaldiçoado, portanto se transforma num Chiang Shih, ou seja, um vampiro. De hábitos noturnos, possuem unhas enormes, pele pálida, cabelos brancos, são cegos (se guiam pela audição, principalmente pelo barulho da respiração de uma pessoa), tem olhos avermelhados, dentes serrilhados, alguns tem um brilho verde fosforescente, podem voar e estão em constante decomposição. Dizem que sofrem dores tão terríveis que em certa altura se transformam em lobos amaldiçoados e também mal podem caminhar por causa delas. São cruéis, verdadeiros psicopatas sádicos que não tem piedade de ninguém. Esquartejam suas vítimas sem o menor pudor e bebem seu sangue e energia vital. Ainda podem estuprar jovens mulheres porque são totalmente ninfomaníacos. Felizmente eles tem fraquezas: não podem atravessar a água; se encontrarem um punhado de arroz no chão, param tudo só pra contar quantos grãos tem; raios, fogo, sal e alho podem destruí-los; sacerdotes taoistas podem afastá-los ou destruí-los colocando seu talismã sobre a testa do vampiro e deixando-o enfeitiçado, podem tentar matá-lo com uma espada de madeira ou feita de moedas de cobre e uma corda vermelha; os vampiros tem que voltar para seus túmulos antes do amanhecer. Embora seja um mito, os chineses preferem não arriscar e ainda hoje colocam um pedaço de madeira abençoada no batente da porta principal de suas casas afim de evitar que esses vampiros ou outros mortos possam entrar.


A bizarra - Penanggalan vem da Malásia. Segundo os moradores locais, era uma mulher que aprendeu magia com um demônio em troca de serviços prestados somente a ele. Um dos poderes que ganhou foi o de voar, entretanto seu corpo não podia fazer isso, apenas sua cabeça e intestinos (imagina a cena). Ela desenvolveu gosto por sangue de crianças, mas também adorava mulheres que estavam em trabalho de parto, por isso as portas eram trancadas e espinhos ficavam por toda a sua volta afim de prender os intestinos da vampira atrevida e não deixá-la entrar. Enquanto ela voava, sangue pingava dos intestinos. Caso você o tocasse ou sem querer caísse sobre sua pele, então contrairia doenças terríveis e fatais, principalmente uma que deixava sua pele cheia de feridas.

O engarrafado - Obour é um vampiro da Bulgária. Cerca de 9 dias depois de ter sido enterrado, alguns sinais surgem indicando que um Obour está surgindo. São eles: fogo que brilha na escuridão, uma leve sombra aparece diante de qualquer luz que passe por uma parede, pertences são destruídos e sangue é cuspido. Por fim ele se transforma num humano e engana a todos, mas na verdade quer o sangue dos companheiros. Para destruí-lo basta atrai-lo com uma "especiaria" (cocô humano, por exemplo. É sério!) dentro de uma garrafa e quando ele entrar, é só fechar com uma rolha e destrui-la. Símbolos religiosos também podem forçá-lo a entrar na garrafa.


Em muitos casos as lendas eram usadas para inibir certos comportamentos nos vilarejos e cidades como incesto por exemplo ou para justificar uma gravidez "surpresa". Acredito até que algumas sejam lendas "cuca", ou seja, pra forçar as crianças a dormirem à noite. E aí, qual o seu preferido? Sabe de mais algum? Deixe-nos um comentário!


Para ver outras coisas estranhas e incomuns, acesse a nossa coluna de bizarrices!

Liuka

É uma verdadeira draga de coisas inúteis e ao mesmo tempo interessantes.

0 comentários:

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...