MadCurioso: Cristais gigantes das minas de Naica


Lembra da caverna de cristais do Super Homem? A famosa Fortaleza da Solidão?

Super-homem da série Smallville dando uma de forever alone na Fortaleza dos forever alone da Solidão.

É claro que ela não existe, mas há uma caverna muito semelhante a ela aqui no planeta Terra. No estado mexicano de Chihuahua há um lugar incrível debaixo da terra. O local é na verdade uma mina de chumbo, zinco e prata. Entretanto, seguindo por outros caminhos você pode dar de cara com algo extraordinário.


Procurando o veio de ouro e encontrando o veio de gipsita

Em 1910 os mineradores sem querer descobriram a caverna das Espadas. Esta tem apenas cristais pequenos de até 1 metro de comprimento que se assemelham a espadas e também é a câmara com mais cristais.


Já a Caverna dos Cristais foi descoberta em 2000 por mineradores que faziam um túnel de ligação.  Desde então mais cavernas foram descobertas como o Olho da Rainha, a Caverna das Velas e o Palácio de Gelo. Podem existir outras câmaras, mas provavelmente os cientistas teriam que destruir alguns cristais para encontrá-las e isso não seria o ideal.

A receita para a criação de cristais gigantes

Não, nenhum deus nórdico fez os cristais crescerem do chão (se bem que seria uma coisa bem épica). Águas saturadas de cálcio dihidratado foram aquecidas por uma câmara de magma logo abaixo. Conforme ele esfriava e a temperatura na caverna caía, os minerais da água começaram a virar selenita, ou seja, formaram o que chamam de gipsita que nada mais é do que gesso. É, esse gesso que usam para produzir cimento, giz de lousa, etc.


Cristalizando aos poucos, eles formam os cristais que variam de tamanho, mas nunca de forma e o gesso ganha uma cor mais transparente.  Sem ter mais nada interferindo, os cristais só puderam fazer uma coisa: crescer. Quando ela foi descoberta, a água teve que ser bombeada e assim os cristais pararam de crescer. Os cientistas acreditam que além de uma água rica em certos minerais, é necessária também uma temperatura de cerca de 58 graus para já iniciar a formação dos cristais.
  
Pequenos cristais começando a se formar.

Muitos cristais, mas nada de humanos

A caverna é legal e tal, mas não se pode ficar nela por mais do que 10 minutos. O motivo é que lá dentro a temperatura pode chegar a 58 graus e a umidade até 100% (os fluidos dentro dos pulmões se condensam e você pode desmaiar com tanta umidade assim).

Observe as bolsas de gelo nos coletes delas. São para o resfriamento de seus corpos.

Só é possível entrar por pouco tempo vestindo coletes com gelo e se quiser ficar mais, terá que vestir roupas especiais pesando 20kg que carregam gelo e ar seco, mas mesmo assim não poderá passar mais do que 45 minutos lá dentro ou você literalmente vai cozinhar. São roupas semelhantes às dos astronautas e por isso os exploradores são chamados de “terranautas”. Eles tiveram que fazer um árduo revezamento, onde cada explorador ficava por cerca de 30 a 40 minutos e depois saía para se resfriar. Então entrava outro explorador e ele também ficava de 30 a 40 minutos.

Um terranauta.

As cavernas alagam com facilidade, por isso são necessárias bombas para mantê-las secas. Explorá-las é outro desafio, pois os cristais são afiados como facas e qualquer acidente, por menor que seja, pode ser fatal. Um minerador tentou tirar um cristal gigante de lá, mas outro caiu bem em cima dele e o matou.


Junte alta temperatura, alta umidade do ar e perigo de acidentes fatais e então você entenderá porque ela jamais será aberta para turismo.

Bem, na Fortaleza da solidão dava pra jantar e até viver lá dentro dela, mas na Caverna dos Cristais só dá pra tomar um chazinho em 10 minutos (e tem que ser gelado porque lá dentro é quente como o inferno!). Aproveita Louis!hehehe

Bom, também há o fato de que sempre tem um engraçadinho que quer levar uma lembrancinha (souvenir) pra casa ou o oportunista que pode destruir o local e vender os cristais no mercado negro. Na verdade, as câmaras chegaram a ser quebradas 2 vezes desde sua descoberta por caçadores de cristais e por isso a companhia de mineração optou por uma super segurança e fechamento do local.

Entrada das minas.

Cueva de los Cristales (Caverna dos cristais)

Medindo aproximadamente 10x30 metros, é a mais famosa caverna do local.

-E o que essa caverna de tem tão incrível?

Apenas cristais colossais de selenite criados naturalmente. O maior que se tem notícia mede cerca de 11 metros de comprimento, 4 de diâmetro e acredita-se que deva pesar pelo menos umas 55 toneladas. A caverna em si tem o formato de U. Ela fica a poucos quilômetros acima de uma câmara de magma.


Hoje elas estão abertas, mas espera-se que no futuro sejam seladas e acredita-se que com a água voltando a níveis normais, ela protegerá e preservará os cristais por mais um bom tempo, quiçá alimentará seu crescimento mais uma vez.

Seja como for, as cavernas de cristais da mina de Naica não servem pra nada, exceto para admirarmos os belíssimos cristais. Até onde se sabe, elas não interferem significativamente no meio ambiente, principalmente no que se refere a tudo que está na superfície. Ainda sim é um belíssimo exemplo de que a natureza sabe ser espetacular quando quer! Quem sabe não existam mais dessas cavernas sob os nossos pés ao redor do planeta?

Esta não é uma foto, apenas um desenho.

Saiba mais:
Site oficial das minas de Naica (inglês): link


Ficou ainda mais curioso? Então veja o que já publicamos de curioso aqui!

Liuka

É uma verdadeira draga de coisas inúteis e ao mesmo tempo interessantes.

0 comentários:

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...