MadBizarrice: Trovants, as pedras que crescem, se multiplicam e andam


Semana passada falei das pedras num deserto dos Estados Unidos que se moviam sozinhas (clique aqui para ver). Agora como se não bastasse isso, a natureza resolveu nos surpreender novamente com mais uma bizarrice. Pois bem, antes de tudo vamos entender o que é uma pedra:

pedra
pe.dra
sf (gr pétra) 1 Mineral da natureza das rochas, duro e sólido, empregado na construção de edifícios, muros, calçadas etc. 2 Nome de rochas empregadas em diversos usos. 

Cada pedra se forma de uma maneira, pode vir de baixo da terra, pode se originar por uma reação química, pode ser lava endurecida, etc. As principais características de uma pedra consistem em ser completamente imóvel, não aumentar ou diminuir a não ser que quebrem e muitas vezes serem bem duras. Bem, não é isso o que acontece com as trovants.


Na região centro-sul da famigerada Romênia, terra do Conde Drácula, mais especificamente em Costesti, no Condado de Valcea, existe um lugar onde as pedras são redondas. Nenhuma tem uma pontinha sequer e dá a impressão de que outras pedras estão brotando delas. Na verdade estão. Quando a gente rega uma planta, o que acontece? Ela cresce e se multiplica, certo? Acontece o mesmo com essas bizarras pedras. Basta uma chuva e essas coisas começam a se multiplicar!


Se você cortar uma pedra dessas no meio, poderá observar que seu núcleo é muito duro e sólido, mas a parte mais externa é praticamente feita de areia. Também é possível observar anéis de formação, assim como os troncos das árvores criam enquanto a árvore cresce.


-Mas por que elas crescem?

Estudos sugerem que a parte de areia possua algumas propriedades de cimento e que depois de uma reação química com a água, ela comece a aumentar o tamanho da pedra inicial. Muito provavelmente os altos teores de sais minerais sejam os responsáveis por essa reação com a água. Algumas chegam a ganhar mais de 2 milímetros depois de uma pesada chuva.

Uma pedrinha de poucos milimetros pode ganhar algumas toneladas depois de anos de chuvas. Na verdade, quanto menor a pedra, mais rápido ela aumenta. Quanto maior a pedra, mais devagar ela crescerá. Fique tranquilo, elas não vão dominar o mundo (ainda).


Ok, nesse caso pode ser que dê em um apocalipse de pedras trovant com tanta água para elas se esbaldarem!
Entretanto, elas ainda tem uma propriedade que não foi desvendada: a multiplicação. Crescer é uma coisa, mas se multiplicar é que é o X da questão. As pedras "filhas" crescem penduradas nas "mães" até que seu peso a faça se desprender. Essas pedras menores também tem núcleos, coisa que é um mistério para a ciência e desafia toda a lógica da geologia.


Acredita-se que as primeiras tenham surgido depois de alguns terremotos violentos há milhões de anos. Quem sabe, talvez, se elas é que tenham formado as cavernas e as montanhas ao redor do mundo e não só os terremotos deslocando grandes quantidades de terra?

Enfim, o caso é que há uma teoria que diz que uma pedra jamais é igual à outra. Os trovants não obedecem esta lei e pode-se encontrar uma pedra bem parecida com a outra facilmente. Pra piorar o caso, algumas pedras grandes chegam a ter estruturas salientes que lembram raízes.

Agora se você achou tudo isso estranho, prepare-se porque a coisa vai ficar mais bizarra, afinal estamos na coluna de bizarrices deste blog. Já não bastasse as trovants crescerem e se multiplicarem apenas com água, elas ainda andam! É isso mesmo, elas andam como as pedras do Vale da Morte do outro lado do mundo. Não é vento, não é superfície molhada e nem nada do tipo que as movimenta. Digo isto porque muitos moradores relataram que pedras dentro de suas próprias casas, protegidas de fatores externos como os citados, simplesmente se moveram!


Atualmente a região faz parte do Museu Romeno da Reserva Natural Trovant e é patrimônio da humanidade reconhecido pela UNESCO, ou seja, as pedras podem aumentar, se reproduzirem e andaram à vontade que ninguém mais vai mexer com elas.

As pedrinhas novas estão protegidas.

Nenhuma forma de vida foi encontrada nessas pedras, mas elas parecem ter muita vida. E quanto aos moradores, no início eles pouco se importavam e até as utilizavam para construir suas casas e lápides, mas agora tomam muito mais cuidado com elas, principalmente porque crescem. Já imaginou uma lápide "engordando" depois daquela chuva?



Para ver outras coisas estranhas e incomuns, acesse a nossa coluna de bizarrices!

Liuka

É uma verdadeira draga de coisas inúteis e ao mesmo tempo interessantes.

0 comentários:

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...