MadBizarrice: pedras que se movem sozinhas


Objetos inanimados não podem se mover se alguém não movê-los. Daí o nome “inanimado”. Não há objeto que mais ilustre isso do que uma pedra. Entretanto, no Vale da Morte na Califórnia, Estados Unidos, há um lugar onde essa regra não é obedecida. No meio de um deserto com montanhas ao redor chamado Racetrack Playa (praia do rastro) há rastros por toda a região. A bizarrice é que na ponta de cada rastro há uma pedra e algumas chegam a pesar centenas de quilos! Como isso é possível? Vodu, magia negra, espíritos zombeteiros ou pura ciência?


A situação

No Vale da Morte (o nome já é bizarro) as chuvas são raras (cerca de 5cm ao ano) e o local é plano. Apesar disso, venta muito no local. Não tem animais capazes de mover pedras com centenas de quilos e nenhuma nunca foi vista se movendo. A temperatura chega a mais de 50 graus. Os ventos podem atingir 240 km/h.

Visão aérea do Vale da Morte

As teorias

-Água das montanhas: alguns cientistas acreditam que a água que desce das montanhas ao redor deixe o solo molhado por curtos períodos de tempo, já que a água logo evapora com o calor. É o suficiente para que o vento empurre as pedras pela planície com certa facilidade.


-Magnetismo forte: há uma teoria que diz que as pedras se movem por causa de algum tipo de magnetismo anormal na região, mas nunca foi provado nada.

-Tectonismo: há quem acredite que vibrações, mesmo que pequenas, das placas tectônicas possa provocar a movimentação das pedras.


-Gelo: a teoria diz que uma fina camada de gelo se forme em torno das rochas e o vento as mova depois.

-Limo: o limo é conhecido por existir em pedras e deixá-las escorregadias. Ele foi encontrado em algumas pedras, mas não todas.

-Redemoinhos: os “Dust Devils” (diabos de poeira) são redemoinhos que surgem na região e que podem movimentar as pedras, entretanto não são tão comuns e mesmo sem eles, as pedras continuam se movendo.


As incoerências

Vou citar aqui os principais motivos que criaram um nó na cabeça dos cientistas:
Nem todas as pedras desenvolvem limo, gelo e os redemoinhos não são frequentes. Não se tem ideia de onde vieram as pedras, já que o lugar costumava ser um lago e as pedras são feitas de material que não foi encontrado no lago ou ao redor. Na década de 70, dois cientistas colocaram proteções contra o vento e mesmo assim as pedras se movimentaram. Se colocadas 2 pedras lado a lado, apenas uma se movimenta. É preciso vento de mais de 500km/h para movimentar as pedras menores, coisa que não existe no nosso planeta e nesse local os ventos chegam a 240km/h. As fissuras das placas tectônicas estão longe da região e não podem afetá-la. Com ventos fortes e vibrações a fina camada de gelo não suportaria e se dissolveria rapidinho, portanto a teoria do gelo parece ter sido seriamente comprometida. Não há variações de inclinação, a planície é perfeitamente plana. Não há nenhuma anomalia no magnetismo, tampouco qualquer tipo de radiação anormal. Acredita-se que tem pedras ali que podem andar mais rápido do que uma pessoa, mas nunca nada foi visto. Há pedras que se movem em sentidos opostos. Não importa o formato, o peso ou o tamanho, cada pedra se move de uma forma: há grandes que andam mais de 100m e há pequenas que andam 30cm, assim como há grandes que se movem por 1m e pequenas que movem por 200m. As pedras se movem no verão, quando não há gelo. Elas viram, mudam de direção suavemente ou de repente. Acreditava-se que quanto maior a pedra, mais impossível seria ela se mover até que encontraram a Karen, uma pedrinha com algumas toneladas e que incialmente não se movia, porém anos mais tarde foi encontrada a quilômetros de distância do local original. Nenhuma pedra rola e todas são arrastadas. As pedras conseguem andar em linhas retas.

-Mas por que ninguém bota uma câmera no lugar e grava?
Porque é um lugar de proteção ambiental e são proibidos equipamentos de monitoramento.

Intrigada com o fenômeno, a NASA está fazendo pesquisas no local e criou um site oficial para que as pessoas pudessem postar fotos das famigeradas pedras. Vamos esperar que pelo menos a galera da NASA descubra qual a bizarrice por trás disso tudo.

Experimento da NASA com as pedras de Racetrack Playa.

A primeira coisa que lembrei foi do Toy Story, onde os brinquedos se fingiam de inanimados quando alguém chegava perto. Parece que é essa a situação da Racetrack Playa, já que ninguém nunca consegue flagrar nada, por mais tempo que fique ali. Haja bizarrice!


Link da página da NASA:


Para ver outras coisas estranhas e incomuns, acesse a nossa coluna de bizarrices

Liuka

É uma verdadeira draga de coisas inúteis e ao mesmo tempo interessantes.

0 comentários:

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...