MadCurioso: Iodelei, o canto dos Alpes


Imagine os Alpes. Não importa qual, se é suíço, austríaco ou alemão só imagine o local cheio de montanhas, lagos e vales. É, aquele cenário da "Noviça Rebelde" mesmo. Agora imagine como é ter que criar gado nesse tipo de lugar. Se já é difícil pros vaqueiros aqui no Brasil nas colinas, imagina pros europeus nos Alpes. Mas eles desenvolveram uma técnica centenária que os ajuda a chamar o gado com facilidade. Entretanto essa técnica é tão versátil que se tornou uma parte da cultura e das danças típicas dessas regiões. Você já ouviu falar do iodelei?


Eu sei, provavelmente você imaginou um tirolês cantando daquela forma engraçada e esquisita, não é mesmo? E, acredite se quiser, Tirol é uma das regiões em que cantam o iodelei (fica entre o sul da Alemanha e o norte da Itália). Ele também existe na Suíça, Áustria, Liechtenstein, nas montanhas do Harz (Baixa Saxônia) e do Erzgebirge que ficam na Alemanha.

Cada região tem uma forma de cantar: na Suíça é mais lento e relaxado, sendo muitas vezes cantado até em coral;

Apesar de o grupo acima, Maria e Margot Hellwig, serem da Alemanha dá pra ter uma ideia de como é o iodelei lento.

No Tirol é mais animado, cantado por uma pessoa só ou em pequenos grupos, e de tão animado que é dá até pra dançar por isso ficou mais famoso do que os outros.

Dance com Franzl Lang e o iodelei alemão animado!

Os imigrantes alemães levaram para os Estados Unidos, então o iodelei se misturou com músicas irlandesas dando num tipo de música country. Outro fato curioso é que o iodelei também existe no Brasil, principalmente nas regiões Sul e Sudeste (onde a concentração de colônias alemãs é muito maior do que no resto do país) e no interior dos estados.



 Olha aí o Bob Joe cantando um iodelei brazuca.

Sílabas fonéticas são cantadas de forma que criem um som que muda rapidamente e repetidamente. Inicialmente os gritos serviam para chamar o gado, os rebanhos e se comunicar com vizinhos. A vantagem é que com tanta montanha e vale, o eco do som reverbera com muita facilidade e pode chegar bem longe. Os primeiros registros datam de 1545 e até hoje o canto do Yodel ou iodelei (em alemão jodeln e em inglês yodelling) continua a ser usados. Claro que por se tornar tão famoso, ele acabou se tornando também parte da cultura e do folclore das regiões alpinas.

Franzl Lang, nascido na Bavária, é simplesmente o maior cantor de iodelei que já existiu (tanto é que os alemães o chamam de "Jodlerkönig" - em inglês Yodelking e em português seria o rei do iodelei), já gravou vários discos e chegou a fazer um livro ensinando a cantar iodelei. Ele canta em um idioma tipicamente alpino (é um outro dialeto de alemão, na verdade). Hoje está aposentado, mas de vez em quando faz um showzinho por aí.

Franzl Lang mostrando porque tem o título de "Rei do iodelei".

O trio tirolês Ursprung Buam costuma percorrer a Alemanha e uma parte da Europa para fazer shows, principalmente no festival tirolês. O cantor belga Bobbejaan se tornou um sucesso na década de 60 em todos os países falantes da língua alemã ao usar o iodelei em suas canções. Há um grupo suíço e atual chamado "Oesch's die Dritten" que também é famoso (um leitor nos recomendou) e que continua lançando sucessos até hoje.

Mais suíço do que isso só o queijo suíço!

Em 1902, Josef Pommer lançou uma coleção de iodelei em um livro chamado "444 Jodler und Juchezer". Porém foi em meados de 1830 que o iodelei começou a ganhar fama no mundo com gente que se apresentava em teatros. Enfim, hoje tem uma cacetada de bandas e cantores espalhados pelo mundo que ou cantam o puro iodelei ou foram fortemente influenciados por esse estilo musical. Eu não sei se tem alguma banda no Brasil e já que o pessoal do Rio Grande do Sul e Santa Catarina são praticamente uma Alemanha sulamericana, provavelmente sabem de alguma banda de iodelei que exista por lá. Se você é dessas regiões, caro leitor, compartilhe com a gente aqui nos comentários as bandas que você conhece!

Eu não sei quanto a vocês, mas esse tipo de música me faz sorrir e ganhar o dia, não importa quão ruim esteja! :) Bem, isso não aconteceu com uma família muçulmana que vivia na Áustria e cujo vizinho teimava em cantar iodelei toda vez que eles iam rezar. O resultado? A família processou o vizinho petulante por desrespeito. É sério, veja aqui em inglês.

E pra acabar o post, deixo uma cena do filme "Nem que a vaca tussa" (Home on Range) onde o Alameda Slim faz um iodelei magnífico!hehehe

 

Quer ver mais curiosidades? Então veja o que já publicamos de curioso aqui!

Liuka

É uma verdadeira draga de coisas inúteis e ao mesmo tempo interessantes.

5 comentários:

  1. Puxa!
    A Internet tem coisa ruim, mas também tem coisa boa!
    Perfeito!
    Excelente artigo sobre o canto yodo, ou yodel.
    Eu sou do Rio Grande do Sul, sou músico e gosto muito de música alemã, principalmente com aquelas que usam-se dessa técnica.
    Respondendo a pergunta se existe alguma banda regional que usa o yodel, até existe, mas é difícil encontrar bandas do sul que represente a verdadeira essência da volksmusik. Tanto é, que esse é um dos motivos pelos quais há um certo preconceito da verdadeira música .alemã. O povo julga o gosto musical como ruim sem ao menos conhecer a verdadeira origem. E falo isso com todo o respeito a aqueles que tentam trazer essa cultura aqui para o Brasil.
    Mas a banda Chopão é uma que já usou, ou tentou pelo menos, num de seus pout pourris.'
    Como sugestão, ouçam die 4 holterbuam e die pagger buam. quando o assunto é yodeling, eles são imatíveis!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dicas incríveis! Obrigada por compartilhar conosco essas informações, Gabriel. Só fico triste em saber que o povo se recusa a aceitar músicas folclóricas tão especiais, o que chega a ser ironia num país em que a mistura de culturas é comum.

      Excluir
  2. Um outro exemplo adicional é das cantoras Gitti & Erika e seu jodel alemão mais lento, que até foi utilizado em um desenho passado no Brasil, Heidi, e traduzido para diversos paises : https://www.youtube.com/watch?v=fyBhpV2vqw8

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por compartilhar esse conhecimento com outras pessoas. Sempre achei bonito o Iodelei, apesar de na minha ignorância achar que o nome fosse tirolês.... Esse Franz Lang é realmente incrível, e o Iodelei do Tirol que ele canta tem muitos trechos que o cidadão necessita ter um fôlego extraordinário e um controle absoluto sobre as mudanças de tonalidade & vocalidade. Um verdadeiro mestre !!

    P.S.: cheguei aqui através de um link que um rapaz colocou no vídeo da música do Alameda Slim no YouTube hehe!! Espalhei esse mesmo link por meia dúzia de grupos de WhatsApp do qual faço parte. Quem sabe mais pessoas descubram, venham a gostar ou se apaixonem (meu caso) pelo Iodelei !!

    ResponderExcluir

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...