Quatro plugins para navegadores que todo mundo deveria ter


Eu não sei quanto a vocês, mas eu não vivo sem esses 4 plugins: AdBlock Plus, Desprotetor de links, HTTPS Everywhere e Flagfox.

Plugin, pra quem não sabe, é uma espécie de extensão do seu programa (software). Graças a essas ferramentas, você não tem que trocar de programa pra pegar outro que tenha a ferramenta que você quer. Um exemplo disso é o editor de textos Word, que é bem limitado em termos de escrita profissional, ou seja, pra fazer livros, roteiros de cinema/teatro é um pesadelo! Ele serve mais para trabalhos escolares, documentos administrativos e coisas do tipo. Por isso esses profissionais ou amadores da área preferem usar o Scrivener, que apresenta um monte de ferramentas próprias que ajudam na hora de escrever um romance ou algo do tipo. E sim, é bem diferente do Word. Entretanto, se o Word tivesse alguma extensão que apresentasse essas ferramentas de escrita para roteiristas e escritores, eles não teriam que migrar pro Scrivener. Acontece o contrário com os navegadores de internet. O Firefox, o Opera e o Chrome, que são os mais famosos e mais usados atualmente, tem essa opção de adicionar plugins, então a gente fica com o mesmo programa e com ferramentas adicionais.

Bem, agora que você entendeu melhor o que é e pra que serve um plugin, vamos à minha lista:


AdBlock Plus - o salvador da pátria para quem ODEIA propaganda piscando e surgindo dos confins do inferno. Ele simplesmente bloqueia a grande maioria das propagandas e ainda impede que aqueles pop-ups abram. O Firefox, por exemplo, tem um filtro de pop-up, mas ele deixa a desejar. Nada que o AdBlock Plus não possa resolver. Funciona para Firefox, Android, Chrome, Opera, Safari e Internet Explorer. Link

Clique para ampliar.
Clique para ampliar.
Note que é exatamente a mesma página e não, eu não tirei tudo no paint, só o AdBlock Plus que cumpriu com o seu dever.


Desprotetor de Links - pra quem faz muito download, seja de filme, de jogo, de e-book, CD/DVD, seja do que for, certamente já se deparou com as malditas telas de protetores de links. Os protetores na verdade nada tem a ver com proteção, mas com um tipo de marketing irritante.  É um saco! As páginas na realidade só servem pra que empresas vendam seus produtos e pra isso elas te induzem a se cadastrar ou comprar algo pra depois ter o seu santo download. Quem é mais leigo, acaba caindo nas tramoias desses caras e cadastra seu próprio número de celular, entrando numa roubada séria. Quem é mais esperto fecha a janela, mas quem é experiente sabe que tem um botãozinho ou um link no final da página e em alguns casos esses botões/links só aparecem depois de 1 ou 2 minutos. Para facilitar a vida de todos, surgiu o Desprotetor de Links. Caiu numa página de protetor de links? É só clicar no ícone ao lado da sua barra de pesquisa no Firefox e automaticamente em segundos você será direcionado para a verdadeira página de download. Simples, fácil e muito rápido! Funciona para Firefox, Android, Chrome, Opera e Safari. Link

Clique para ampliar.
 Eis a famosa tela que assombra todo mundo: o protetor de link.

Clique para ampliar.
 Esta é a verdadeira tela de download.

Clique para ampliar.
Quando eu cliquei no ícone do Desprotetor de links, ele me direcionou para a página de download e apareceu aquela pequena janelinha dizendo que estava carregando. Na última imagem está o botão que eu mencionei anteriormente e que te direciona para a página de download, porém alguns protetores não tem essa opção e tentam te obrigar a se cadastrar pra comprar algo. Há um timer logo acima do botão, ou seja, só quando ele zerar é que você poderá efetivamente clicar nesse botão, caso contrário ele ainda te direcionará pra outro site que nada tem a ver com o download. Eu disse que protetores de link são um saco, não é?


HTTPS Everywhere - esse é mais complexo de explicar, mas vou tentar. Transferência de dados entre computadores é comum, entretanto isso não quer dizer que estes dados estejam 100% seguros. Uma prova disso é o mais novo bug que está assombrando os servidores e programadores: heartbleed. Esse danado faz com que computadores mandem arquivos que não deveriam mandar pra outros computadores. Bem, a coisa toda é difícil de explicar, mas em suma quer dizer que o computador de um banco pode mandar a senha e os dados de, sei lá, uns 10 clientes sem querer pra um outro computador por exemplo. Se esse outro computador que recebeu é de um hacker malicioso, esses 10 clientes estarão numa enrascada daquelas. Pois bem, só há 3 formas de resolver isso: atualizar o Linux se você é usuário dele (Linux é concorrente do Windows); os programadores dos servidores atualizarem os códigos pra acabar com o bug (é mais fácil você ganhar 3 vezes seguidas na loteria do que um servidor ser atualizado); instalar o plugin HTTPS Everywhere no seu navegador. Como a última está muito mais acessível, alguns segundos e você terá dados encriptados ("trancados" com um código especial) e uma transferência de dados mais segura. Tá esperando o que pra instalar, meu filho? Funciona para Firefox, Android, Chrome e Opera. Link

Clique para ampliar.
Quando você clica no ícone dele,ele mostra tudo que possa pedir transferência de dados e mostra também com um "tique" verdinho que está habilitado pra operar nesses botões de aplicativos (como botões do twitter, facebook, etc). Se ele não estiver habilitado, aparecerá um X vermelho. Você ainda pode escolher em quais aplicativos quer que ele opere ou não.


Flagfox - esse último não é essencial, mas pra quem é curioso vai valer a pena. Este recurso mostra em que país o site está hospedado, qual o domínio dele e qual o IP. Se você clicar na bandeirinha, ele ainda te dará mais informações. Eu comecei a usar depois do escândalo do SOPA e foi curioso ver sites que tinham domínios americanos de repente aparecerem com bandeirinhas na Europa e ilhas no Pacífico. Funciona somente para Firefox e eu não sei se tem similares pros outros navegadores. Link

Clique para ampliar.
Note a bandeirinha ao lado do endereço. Se você apenas colocar a seta por cima dessa bandeira, ela te dará os tais dados de IP, domínio e onde o site está hospedado. Se clicar, ele abrirá uma janela com mais informações, como disse anteriormente. O U Mad? é um blog brasileiro, mas o domínio é americano e por isso a bandeira dos Estados Unidos aparecerá quando você acessá-lo.

Mais uma coisa: todos estes plugins são gratuitos.

Claro que essa é uma lista que de plugins que eu uso e acho úteis. Se você usa ou sabe de algum plugin útil e legal, diga-nos nos comentários abaixo.

Liuka

É uma verdadeira draga de coisas inúteis e ao mesmo tempo interessantes.

0 comentários:

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...