MadBizarrice: cervo vampiro


Oi!
A primeira coisa que pensei quando vi esse bicho foi: "ah, isso é montagem!" Daí vi o vídeo e mudei pra: "santo Cristo, que p*rra é essa?" É, a natureza nos surpreende mesmo, não é? As fotos e vídeos do famigerado cervo vampiro (Moschus moschiferus) assustam e atiçam a criatividade de todo mundo. Popularmente é conhecido por cervo vampiro, mas seu real nome é cervo-almiscarado siberiano.


Como não tem chifres, a natureza deu-lhes dentes pontiagudos. Estes servem para ameaçar rivais e para atrair fêmeas.


Podem chegar até 10cm de comprimento, sendo que as maiores sempre são os dos machos.


Já não bastasse o bicho ter dentes bizarros, ele ainda tem a habilidade de escalar montanhas e penhascos com uma tremenda facilidade. Nem nós humanos conseguimos tal proeza com todos os recursos possíveis e imagináveis. É encontrado no Himalaia, Tibet, Sibéria e noroeste da China, mas tem alguns em zoológicos pelo mundo.


Apesar de tudo, ele não é um animal grande. Pode chegar a medir 1 metro de comprimento e meio metro de altura.


Pra variar ele está ameaçado de extinção. Este cervo tem uma glândula entre o estômago e os genitais que produz o Almiscar Negro (Almiscar Branco é o sintético), uma substância que é muito utilizada para fazer perfumes com musk. Essa glândula peluda originalmente é utilizada pelos machos para atrair as fêmeas na época de acasalamento. A busca por tal musk ameaça essa espécie, principalmente porque cada 100 quilogramas podem valer até 45mil dólares. Como ele tem hábitos noturnos, os caçadores preferem pegá-los por armadilhas. Entretanto, é possível remover essa glândula sem matar o animal, mas raramente é feito.

Almiscar Negro e a glândula peluda ao fundo.
Os zoológicos que tem exemplares dessa espécie o fazem exatamente para preservar e não deixá-los sumir do planeta.


O musk é muito utilizado em vários perfumes. Segundo especialistas, ele dá um toque de sensualidade e calor, além de ser um ótimo fixador e impedir que o perfume evapore antes da hora. É usado desde a antiguidade. Ao que tudo indica, o Almiscar Negro é um afrodisíaco tão incrivelmente curioso que tem especialista dizendo que ele tem um cheiro semelhante ao da testosterona em humanos e é por isso que gostamos tanto dele.


Resumindo: é dentuço, mas cheiroso. É bizarro, mas inofensivo. Parece que nem o Edward Cullen poderia ser mais glamouroso! (se é que ele é glamouroso...)



Para ver outras coisas estranhas e incomuns, acesse a nossa coluna de bizarrices!

Liuka

É uma verdadeira draga de coisas inúteis e ao mesmo tempo interessantes.

0 comentários:

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...