MadCurioso: Kiwi


Você conhece um kiwi? Não, não me refiro à fruta e sim ao animal que se tornou o símbolo da Nova Zelândia e o responsável por dar o nome à fruta kiwi.


Encontrado somente na Nova Zelândia, essa pequena ave tem aproximadamente o tamanho de uma galinha e, assim como elas, também não pode voar devido ao seu peso e anatomia, por isso vivem pelo chão da floresta e fazem buracos como tocas para dormir durante o dia. À noite eles caçam e no dia seguinte fazem outra toca, fazendo dele um animal nômade exceto quando bota ovos. Aí ele permanece na mesma toca por uns 3 meses.

É felpudo. Ele tem hábitos noturnos e por isso dificilmente é visto durante o dia. Seu longo bico o ajuda a encontrar minhocas e insetos pelo chão. Frutas, aranhas e alguns tipos de plantas também fazem parte da sua dieta, mas só se estiverem no chão na floresta porque ele não sobe em árvores. Ele é a única ave que tem narinas nas extremidades de seus bicos e à noite é guiado pelo cheiro, já que não consegue enxergar.


É monogâmico, mas só se encontra com a sua parceira nas épocas de reprodução (podem haver "divórcios) e no restante do tempo vive sozinho. O kiwi pode botar um ovo quase tão grande quanto ele mesmo. Para se ter uma ideia,uma fêmea de 1,7kg botou um ovo de 406g, mas já foram registrados ovos de 510g, ou seja, quase um quarto da sua massa corporal.


Apesar de seu bico longo parecer um pouco ameaçador, o kiwi na verdade se defende mais e melhor com as patas cujas garras são afiadas. Ele parece ser pacífico, mas na verdade é super agressivo e pegá-lo na mão vai te garantir arranhões e machucados profundos, além de bicadas. Se ele se sentir ameaçado, correrá na sua direção (e ele é bem rápido, viu!) e soltará barulhos semelhantes a gritos. Os criados em cativeiro, principalmente de zoológicos, são bem mais tolerantes.

A péssima notícia é que estima-se que hajam apenas 200 kiwis selvagens em todo o mundo, já que ele está em risco de extinção. Programas de preservação tentam ajudar a aumentar sua população, mas os colonizadores introduziram certos tipos de animais (cães, ratos, gatos, furões, doninhas, gambás, etc) que acabam se tornando predadores muito fortes para o pobre kiwi e por isso é bem difícil preservá-lo. O desmatamento também tem agravado a situação, já que destrói o seu habitat.

Como o kiwi consegue pegar os insetos com o seu longo bico:


Como a fruta tem uma aparência semelhante ao kiwi, seu nome foi dado em homenagem a ele.

Canibalismo rsrs

Liuka

É uma verdadeira draga de coisas inúteis e ao mesmo tempo interessantes.

0 comentários:

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...