MadBizarrice: Combustão espontânea



Atenção: este post contém imagens fortes. Se você for sensível, sugiro que não continue.

1663, Paris. Uma mulher é encontrada queimada a tal ponto que só sobraram as cinzas.Thomas Bartholin fez a autópsia e não soube revelar outra causa da morte exceto fogo. O colchão de palha em que ela estava supostamente deitada estava praticamente intacto. A partir daí, nos anos seguintes surgiam mais e mais relatos sobre mortes semelhantes. Como era possível? Apenas o corpo queimava, mas não os pertences, os móveis ou as casas? Um crematório precisa de temperaturas acima dos 900 graus para queimar os mortos. A maioria das vítimas eram mulheres idosas que consumiam muito álcool, mas apenas elas queimavam até as cinzas. Outro fato interessante é que grande parte das vítimas tinha mãos e pés preservados, ou seja, apenas o dorso e a cabeça tinham queimado. Em raros casos, os órgãos internos continuavam preservados. Como explicar tal fenômeno?


As teorias são muitas, mas a ciência pouco consegue provar em favor delas. Separamos algumas:

Combustível de sobra - o corpo humano tem gordura (alguns até demais) e ela pode ser combustível por ser inflamável (teoria do pavio). O corpo humano também pode apresentar grandes quantidades de gás metano (o pum), que também é inflamável. Há quem afirme que o simples fato de existir altas taxas de álcool no sangue já é o suficiente para servir de combustível.;


Bomba atômica microscópica - um neutrino, uma das menores partículas que se tem conhecimento (é muito menor que um átomo, só pra constar), em alta velocidade pode colidir com outra partícula/átomo e provocar uma reação em cadeia semelhante à da bomba atômica. Apesar de a possibilidade de isso acontecer ser praticamente nula, alguns não descartam essa teoria;

Energia desconhecida - no ocidente é quase que desconhecida, mas na Ásia a história é outra. Kundalini é teoricamente uma energia que se encontra na coluna de um ser humano. Especialistas asiáticos afirmam que essa energia muda para mais forte ou mais fraco conforme o estado psicológico da pessoa, ou seja, é regida principalmente pelas emoções. É sabido que a maioria das vítimas estava num momento problemático de suas vidas, portanto alguns explicam que um aumento do Kundalini possa ter elevado a temperatura do corpo a um grau que ele entrou em combustão;

Energia que vem da Terra - segundo Larry Arnold, autor de vários livros sobre o assunto e pesquisador, um estudo que ele mesmo realizou sobre a incidência de estranhos incêndios no Reino Unido através da cartografia (ele marcou num mapa onde cada incêndio ocorreu) revelou uma linha reta e contínua. Uma das teorias que ele usa para argumentar é das crenças que os antigos já defendiam: uma energia estranha que vem do próprio planeta. Em teoria, tais linhas de energia geofísicas poderiam ser o suficientes para gerar combustão em zonas rurais, edifícios e até mesmo pessoas;

Eletricidade estática - você certamente já levou um pequeno choque quando saiu do carro, não é mesmo? Isso acontece porque ao sair você esfregou suas roupas de pano num banco de pano do carro e isso te carregou de eletricidade estática. Ao tocar no metal do carro, essa energia foi liberada e te deu aquele pequeno tranco no dedo. Dá pra ver um minúsculo arco, quase uma faísca, entre o seu dedo e o metal. Bem, alguns afirmam que isso é o suficiente pra gerar a combustão;

Enzimas "isqueiro" -alguns afirmam que o trabalho de certas enzimas pode produzir calor o suficiente para gerar uma espécie de faísca e se alimentar do gás metano ou da gordura do corpo;

Magnetismo solar - alguns cientistas notaram que a maioria dos casos aconteceu em períodos de pico da atividade magnética do sol. Como o magnetismo humano ainda é misterioso para a ciência, talvez a combustão espontânea esteja ligada a esse fenômeno.

Seja qual for a causa, as vítimas sempre aparecem da mesma forma. Confira algumas bem bizarras:

>John Irving Bentley (1966) - metade de uma perna foi encontrada ainda com um chinelo no pé e próximo havia um jarro de água quebrado ao lado, sugerindo que ele tentou apagar o fogo. O físico de 92 anos teve 90% do corpo queimado, a banheira chamuscada, mas nada além foi danificado, nem o seu andador que estava ao lado da banheira. A única coisa danificada pra valer foi o chão. A polícia suspeitava de que as cinzas de seu cachimbo tivessem começado o incêndio, porém seu cachimbo foi encontrado ao lado da cama, bem longe do banheiro, e a suspeita foi descartada. A ignição ainda é um mistério.


>George Mott (1986) - um crânio e uma costela foi o que sobrou do bombeiro de 58 anos que era um cachaceiro e fumante.

>Robert Francis Bailey (1967) - atendendo a um chamado de emergência num abrigo para indigentes, os bombeiros encontraram Bailey caído numa escada com um corte no abdomen e desse corte saíam chamas azuis. Não haviam fósforos, cigarros ou qualquer outra fonte de ignição por perto. Bailey morreu pela asfixia da fumaça e não pela queimadura em si.


>Jean Lucille Saffin (1982) - o pai de Lucille viu um flash e se virou para ver de onde vinha. Flagrou sua filha, que era portadora de necessidades especiais, em chamas da cintura pra cima! Um outro parente ajudou a apagar o fogo, mas as queimaduras de 3º grau a levaram à morte algum tempo depois no hospital.

>Mary Hardy Reeser (1951) - um crânio, parte do pé esquerdo e um osso da coluna foram o que restaram de Mary. O restante do pequeno quarto se manteve intacto, exceto pela cadeira onde ela estava sentada. Um circulo negro estava ao redor dessa cadeira. Especula-se que um cigarro tenha começado a combustão.

>Michael Faherty (2010) - sua cabeça estava perto da lareira, o chão e o teto estavam chamuscados e seu corpo agora era pó. Apesar do fato da lareira estar muito próxima, a polícia não acredita que alguma brasa tenha iniciado a combustão.

>Henry Thomas (1980) - as duas pernas abaixo do joelho e a cabeça foram o que restaram de Henry. Metade da cadeira em que estava também tinha sido queimada. O controle a televisão tinha derretido. A gordura de Henry tinha evaporado e condensado nas superfícies ao redor, incluindo as janelas e lâmpadas, dando uma luz alaranjada. Estranhamente as bordas das calças pareciam ter sido queimadas por um laser. O cômodo estava fechado, o que descartou a possibilidade de efeito pavio porque não tinha renovação de oxigênio o suficiente para a combustão, mas alguns acreditam que a lareira tenha sido a culpada pela ignição.


>Phyllis Newcombe (1938) - a moça de 22 anos descia as escadas quando seu vestido subitamente começou a pegar fogo. Assustada, ela voltou correndo e desmaiou. Quando a encontraram, apagaram o fogo e a levaram para o hospital. Algum tempo depois ela morreu em decorrência das queimaduras. Não havia nenhum vestígio de cigarro ou fósforo no vestido, tampouco alguma fonte de ignição por perto.


>Nome desconhecido (1932) - uma senhora foi tomada por chamas e suas roupas foram arrancadas pelo marido e filha que estavam desesperados. Eles não se queimaram, mas não puderam salvar a mulher. Eles relataram que em segundos ela foi consumida pelas chamas azuladas. O restante do cômodo permaneceu intacto.

>Allen M. Small (1943) - Allen foi encontrado em cinzas em sua casa, mas o tapete só havia sido chamuscado.

>Wood Waymon (1953) - só suas cinzas foram encontradas em seu carro fechado, que continuava intacto e com o tanque de gasolina cheio.

Algumas pessoas sobreviveram para contar a história:

>Debbie Clark (1985) - enquanto voltava para casa, Debbie viu um flash de luz azul. Quando se deu conta, viu que a luz vinha dela mesma. Ela mostrou à mãe, que entrou em pânico e começou a despi-la o quanto antes e em seguida a enfiou debaixo da água, apagando a luz. Segundo sua mãe, a luz era de um tom azul-elétrico.


>Susan Motteshead (1980) - Susan estava na cozinha com pijamas de tecido resistente ao fogo. De repente notou que estava em chamas que logo se extinguiram. Nada, exceto seu colarinho, foi danificado.
>Jack Angel (1974) - ele acordou com uma parte de seu braço. A outra estava queimada até virar pó. Também tinha queimaduras estranhas pelo corpo que pareciam vir de dentro para fora.


>Rahul (2013) - esse bebê indiano de 3 meses está intrigando os médicos e cientistas de todo o mundo. Ele deu entrada no hospital com queimaduras no abdômen, nas pernas e no rosto. A mãe afirma que encontrou o bebê em chamas 4 vezes separadas. Apesar dos exames não mostrarem nada de incomum com o menino, os médicos também não descartam a possibilidade de combustão espontânea ou até mesmo de maus tratos por parte dos pais.


>Outros casos menores: um homem voltava para casa quando percebeu uma chama azulada em sua perna. Ele rapidamente apagou e a perna ficou marcada por um tempo, mas a calça não tinha sido danificada; um jovem percebeu que as duas mãos estavam em chamas que eram azuis. Os vizinhos mergulharam suas mãos em água várias vezes, mas a chama sempre voltava. Um estranho óleo escorria de suas mãos; alguns relatos registrados afirmam que alguns que tentaram apagar as chamas do outro acabaram entrando em combustão também; algumas pessoas só notaram depois de muito tempo que estavam em chamas e na ocasião estavam realizando atividades normais. Isso talvez explique porque muitas são encontradas misteriosamente queimadas e ninguém as ouviu gritar ou chamar a atenção. Alguns acreditam até mesmo que elas nem tivessem sentido dor ou que a combustão é tão rápida que não dá tempo de gritar ou reagir.


Seja como for, o mistério ainda continua e o que nos garante que não nos tornemos mais uma vítima de tal fenômeno bizarro?


Para ver outras coisas estranhas e incomuns, acesse a nossa coluna de bizarrices!

Liuka

É uma verdadeira draga de coisas inúteis e ao mesmo tempo interessantes.

0 comentários:

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...