Russia Lover #27 - tapete...na parede?


Você sabia que os russos tem o costume de colocar tapete na parede? E você tem ideia do por que eles fazem isso?


Pois bem, quem já está mais acostumado a ver e pesquisar cosias sobre a Rússia certamente já viu ou ouviu falar desse costume antigo e muito presente ainda na Rússia atual.

Os primeiros registros de tal atividade na Rússia datam do século XVII, onde o quarto do czar Aleksis era decorado com tapetes maravilhosos no piso e no teto. Isso era um sinal de alto status social, ou seja, os tais tapetes eram tão lindos e maravilhosos que seu preço ia às alturas e por isso somente os ricos poderiam tê-los ou ganhá-los. Geralmente eram importados do Oriente Médio. Pedro, o grande, também usufruía desse costume, tanto é que fundou uma fábrica de tapeçaria para produzir peças para seu palácio. Só a partir do século XIX é que os tapetes começaram a aparecer em casas de camponeses ricos e nobres das cidades.


Na década de 60, uma grande massa de camponeses veio para as cidades. Eles se isntalaram em apartamentos pequenos e baratos comumente conhecidos como "khruschovkas" devido a sua construção ter se dado durante o governo de Nikita Khruschov. Durante o inverno, as paredes de concreto dos khruschovkas não conseguia isolar o calor e a saída para isso foi prender tapetes nas paredes. A lã se tornou um ótimo isolante e logo vários khruschovkas tinham suas paredes enfeitadas. Além do calor, elas também isolavam do barulho que poderia vir de uma apartamento vizinho. Diferente dos tapetes dos czares que vinham do Oriente Médio, estes vinham do Tadjiquistão, Turquemenistão e Cazaquistão. O problema é que durante o comunismo era muito caro e difícil comprar um tapete. Eles chegavam a custar de 120 a 1500 rublos e as pessoas tinham um salário médio mensal entre 120 a 150 rublos. Além do mais, se alguém quisesse comprar um, teria que deixar seu nome numa lista de espera de até um ano para receber o tal tapete. No final das contas, o tapete novamente foi visto como um sinal de que naquela casa morava gente rica.





Atualmente muitas casas ainda usam tapetes na parede, mas a maioria é como decoração. Há restaurantes inclusive que também decoram suas paredes dessa forma.



O interessante é que alguns russos afirmam que há uma superstição acerca desse costume: "não se deve pregar o tapete para a parede, pois isso pode levar a uma briga na família."

Alguns são verdadeiras obras de arte!
E agora? Colocar o tapete e entrar em pé-de-guerra com a família ou não colocar e morrer de frio?

Fonte: Gazeta Russa

Liuka

É uma verdadeira draga de coisas inúteis e ao mesmo tempo interessantes.

2 comentários:

  1. Tenho um tapete russo, lindíssimo. Única peça no Brasil. Vou me mudar, e o novo apartamento não caberá essa verdadeira obra de arte. Gostaria de saber se conhece algum colecionador e conhecedor dessa obra, pois infelizmente terei que vender.

    ResponderExcluir

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...