MadCurioso: Gustav, o maior canhão do mundo


Certamente você conhece um canhão, não é mesmo? Seu objetivo é lançar projéteis e destruir o máximo possível a uma longa distância. As civilizações mais antigas como os chineses já utilizavam canhões como meio de defesa e ataque em batalhas. Também se tornaram muito famosos em guerras de navios, principalmente os piratas. Hoje em dia eles ainda são indispensáveis, alguns são considerados móveis porque vem embutidos em tanques de guerra, outros estão fixos em estruturas de contenção e defesa como muralhas e bunkers por exemplo.


Mas até onde vai o limite de um canhão? Até onde a maldade e malícia humana permitem.

Em meados dos anos 1930, as indústrias alemãs Krupp (atualmente conhecidas como ThyssenKrupp - é isso mesmo, justamente a empresa que é famosa por fabricar elevadores no Brasil), detentora de patentes diversas em armas, trens e outros equipamentos já naquela época, foi selecionada pelo governo alemão e recebeu uma encomenda literalmente monstruosa. O pedido era de alguma arma capaz de destruir as fortificações francesas na linha Maginot, ou seja, era preciso algo que conseguisse perfurar até 7 metros de concreto reforçado e uma placa blindada de 1 metro, mas que ao mesmo tempo se mantivesse longe do alcance da linha inimiga. Hoje seria fácil com mísseis teleguiados, mas na época foi um desafio e tanto! O engenheiro Erich Müller chegou à conclusão de que seria possível construir um canhão dessa magnitude, porém seria necessário um transporte adequado e que conseguisse carregar muita carga porque ele seria monstruosamente grande. A Krupp já tinha fama nos trilhos, então não foi difícil para eles encaixar a gigantesca arma sobre o vagão de um poderoso trem.


Fábrica a todo vapor montando o canhão.
 Apesar dos esforços da Krupp em pesquisas e desenvolvimento do canhão, o projeto estacionou até 1936. Finalmente Hitler decidiu que era hora de usar o tal canhão e em 1937 a Krupp retomou o projeto. O problema é que o canhão era tão gigantesco que construi-lo era muito difícil e eles temiam que o prazo de entrega até 1940 não fosse cumprido. Em 1939, a Krupp lançou um protótipo e este foi capaz de lançar um projétil que cumpria o que o governo havia pedido.

A bala simplesmente atravessou uma placa de blindagem durante os testes.

Pesando impressionantes 1350 toneladas, o Schwerer Gustav exigia uma tripulação de cerca de 2750 homens para a sua montagem, 500 para carregá-lo e 2 batalhões Flak's de escolta.


O calibre era de 80 cm e arremessava 2 tipos de projéteis:

-a granada alto-explosiva de 4,8 toneladas que chegava a 48 km de distância e carregava 700kg de explosivos;
-a granada anticoncreto de 7 toneladas que chegava a 38 km em menos de um minuto e podia atravessar 7 metros de concreto reforçado.

Para se ter ideia do tamanho do projétil do Schwerer Gustav (sim, é um de verdade em exposição num museu).
O cano media cerca de 32,48 metros de comprimento e sua angulação podia variar de 48º a 65º e o restante do canhão media 42,97 metros de comprimento, 6 metros de altura e 7,1 metros de largura. Disparava a cada 19-45 minutos usando 1360kg de pólvora sem fumaça. A velocidade dos projéteis podia chegar a 82m/s e demorava até 3 dias para carregá-lo. Era movido por duas locomotivas a diesel DB Baureihe V188. O canhão ganhou o nome Schwerer "Gustav" por causa do patriarca da família Krupp que se chamava Gustav Krupp von Bohlen und Halbach.


Mas afinal, ele foi ou não usado pelas tropas alemãs?


Infelizmente sim. Na batalha de Sebastopol (na região que hoje é a Ucrânia), 30mil toneladas de munição foram lançadas (48 projéteis). O estrago foi tão colossal, que a União Soviética resolveu tomar medidas drásticas porque os alemães já planejavam atacar Leningrado com aquele monstro. Pra se ter uma ideia, foram tantos disparos realizados em Sebastopol que o cano do canhão teve que ser trocado devido ao grande desgaste. A URSS decidiu avançar com força total e os alemães rapidamente recuaram com o Schwerer Gustav. Temendo que os soviéticos se apoderassem do projeto, o Schwerer Gustav foi destruído pelos alemães logo depois da batalha. Hitler ficou tão impressionado que encomendou mais 2 canhões. O segundo, o canhão "Dora", também foi obrigado a recuar devido ao avanço soviético na área de Leningrado. Ele quebrou pouco antes da guerra terminar, mas os americanos o encontraram e decidiram destrui-lo para que nunca mais ninguém fizesse uma arma daquele tamanho. O terceiro, o "Langer Gustav", era ainda maior que o primeiro, pois seu cano media 43m de comprimento, tinha calibre de 52cm e seu alcance com projéteis de 680kg chegava a impressionantes 190km. Temendo um ataque arrebatador em Londres, a Força Aérea Real (RAF - Royal Air Force) entrou em ação pra valer e impediu com um bombardeio épico que o Langer fosse terminado de ser montado na fábrica da Krupp em Essen, Alemanha.O Schwerer Gustav foi a maior arma já construída na história contemporânea.

Dora
O interessante de tudo é que alguns afirmam que o Dora nunca existiu e sim que os americanos encontraram o primeiro canhão Schwerer Gustav, ou seja, ele nunca foi destruído para impedir que os soviéticos o encontrassem. A questão é que, seja o Schwerer Gustav ou o Dora, essa engenharia do mal alemã passou todos os limites aceitáveis e a insanidade tomou conta. Por sorte, os alemães foram impedidos de prosseguirem com algo que com certeza teria lhes dado a vitória em muitas batalhas e teria mudado todo o rumo da história. Não que hoje estejamos melhores com mísseis teleguiados e aviões não tripulados, mas ainda acho que o Gustav era o verdadeiro pesadelo de um campo de batalha e espero que nunca mais criem projetos como aquele novamente.

Em alguns museus pela Europa há um projétil restante do Schwerer Gustav e um do Dora. Há também diversas maquetes do Schwerer Gustav rodando pelo mundo. Algumas você confere abaixo:


Sistema de carregamento de projétil. [link]



Veja o carregamento e disparo do Schwerer Gustav numa propaganda militar nazista da época.


Só sei de uma coisa: eu não queria estar do lado dessa desgraça quando disparava, muito menos no alcance do alvo!

Liuka

É uma verdadeira draga de coisas inúteis e ao mesmo tempo interessantes.

0 comentários:

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...