MadCurioso: Cientistas malucos e seus segredos - Nikola Tesla, o mais incrível louco da história


E vamos a mais um cientista totalmente maluco, mas desta vez é o meu preferido: Nikola Tesla. A vida desse homem foi uma completa loucura!


Nasceu na Sérvia e quando adulto conseguiu nacionalidade americana anos mais tarde. Viveu entre 1856 e 1943. Sempre foi fanático por eletricidade e por máquinas autônomas. Graças a ele, temos hoje energia elétrica, a lâmpada e o rádio. Frequentou mais de uma universidade, mas em algumas não chegou a terminar o curso. Tinha memória fotográfica e por isso não era difícil memorizar livros inteiros.

 Ele sozinho inventou o motor de indução, a transmissão de corrente alternada, criou o controle remoto, a lâmpada fluorescente, o rádio, a famosa bobina de Tesla, foi o primeiro a descobrir os raios-x, ele chegou a desenvolver alguns dos primeiros robôs que o mundo viu ao colocar um sistema remoto de controle em submarinos e aviões que chegava até mesmo a reconhecer comandos de voz simples. Seu maior feito foi criar um meio para transmitir eletricidade sem fios a um ponto distante. Tudo o que ele inventava tinha o propósito de ser algo útil e que qualquer um pudesse usar.




 Em sua autobiografia, relatou que durante sua infância várias vezes tinha clarões de luz que o cegavam e em seguida apareciam alucinações como visões de alguma palavra ou item que ele poderia encontrar no futuro. Uma vez resolveu atravessar a nado uma caverna aquática, mas ela era muito maior do que ele previa. Vendo que não havia como sair a tempo, se desesperou. Enfim teve uma visão de que havia próximo um bolsão de ar e ele nadou até o local, provando que a visão estava certa. Chegou a ter premonições das mortes de seus pais e se vangloriava de conseguir transmitir imagens de sua cabeça para as cabeças de outras pessoas em outras salas. Outra habilidade que tinha era de visualizar nos mínimos detalhes suas invenções antes mesmo de começarem a ser construídas, o que o ajudava muito a planejá-las. Quando ficava muito empolgado com uma invenção, esquecia de comer e dormir por vários dias e até uma vez chegou a esquecer quem era.


Quando era criança inventou um mecanismo com uma linha e um gancho para pegar sapos e outras crianças começaram a utilizá-lo também. O mecanismo deu tão certo que quase todos os sapos foram extintos da região. Outra vez construiu um moinho em miniatura movido a água, mas sem pás. Chegou a construir uma máquina movida a pás com insetos grudados, da qual eles não podiam escapar e por isso a máquina funcionava por horas e horas até que todos os insetos estivessem mortos. Quando um garoto comeu os insetos vivos na sua frente, Tesla resolveu que nunca mais mexeria com eles.

Certa vez criou uma máquina de terremotos que pesava cerca de 1kg. Com ela era possível testar o grau de oscilação natural de vários objetos e quando ajustava a máquina para atingir a oscilação certa do objeto, ele entrava em ressonância e geralmente se partia. Chegou a fazer isso com uma viga enorme de metal e por pouco não a quebrou. Animado, resolveu testar com seu próprio laboratório. O resultado? Bem, a vizinhança chamou a polícia achando que o mundo ia se acabar porque a ilha inteira de Manhatan tremeu e Tesla resolveu destruir a marteladas a invenção que dizia ser capaz de dividir o planeta em 2!

Máquina de terremoto.
Um dia teve uma ideia e criou uma máquina chamada de "raio da morte". Na mesma época em que testou o aparato, ocorreu a explosão de Tunguska na Sibéria (já falamos dela aqui no blog, veja aqui) e Tesla acreditou que essa explosão tinha sido culpa do seu invento, por isso o desmontou por segurança e ninguém sabe ao certo como funcionava. O que se sabe é o que o próprio inventou constatou: ele gerava um raio de energia extremamente poderoso e que não se dissipava, mas que podia viajar a grandes distâncias. Acredita-se que era como uma espécie de acelerador de partículas. Num dos testes ele afirmou que o raio era invisível, mas quando uma coruja passou na frente dele e foi desintegrada instantaneamente, ele teve certeza de que esse raio era real e letal. Ele ainda chegou a tentar criar máquinas que pudessem ler e fotografar pensamentos, já que acreditava que eram impulsos elétricos e que podiam ser lidos por algum dispositivo. Criou também um aparelho de "eletroterapia" (inclusive ele mesmo usava) para curar dores e doenças com energia elétrica passando pelo corpo.

Seu maior sonho era oferecer energia elétrica para todos, de tal forma que não importava onde você estivesse, você teria energia e sem cabos, somente na base da ressonância elétrica. Ele montou um laboratório com uma enorme torre e testou. Diversos pulsos de energia atravessaram o planeta na velocidade da luz, voltaram e se acumularam com outros pulsos, formando um arco voltaico de mais de 19 metros de altura e trovões fortes foram ouvidos há quilômetros de distância. Infelizmente ele foi forçado a parar e desistir quando uma central de energia pegou fogo e ele teve que pagar indenização. De qualquer forma, esse episódio ficou conhecido como a maior descarga elétrica da história.

Torre de Tesla.
 Mas calma, a bizarrice só começou! Tesla era conhecido por ter percepções extra-sensoriais que nunca puderam ser explicadas, mas que afetavam sua vida de tal maneira que ele era sempre inspirado a inventar coisas novas. No entanto, houve uma época em que estas percepções chegaram a se tornar insuportáveis para ele. O simples tic-tac de um relógio era ensurdecedor, mesmo que o relógio estivesse há uma distância grande. Tinha uma espécie de fotofobia grave, ou seja, a luz o incomodava tanto que chegava a ser um problema para seus olhos e até mesmo sua pele. Uma vez teve que colocar borrachas nos pés de sua cama para aliviar as vibrações (que ele dizia parecerem terremotos) de pessoas que andavam na rua. Felizmente tais percepções voltaram à sua normalidade e ele pôde viver tranquilamente. Outro fato sobre ele é que no final de sua vida se tornou obcecado por pombos. Chegou a encomendar sementes especiais para os pombos e a criá-los no seu quarto de hotel. Afirmava que uma pomba branca sempre o visitava e que cuidava dele. 

Era misofóbico (tinha medo de germes) e fazia de tudo para não dar um simples aperto de mão. Chegava a lavar suas mãos várias vezes por dia. Certa vez uma mulher o agarrou e tentou beijá-lo, mas ele fugiu correndo agoniado. Acreditava que o celibato era a melhor forma de mantê-lo concentrado em suas invenções e estudos (dizia que só era feliz quando estava em seu laboratório), por isso nunca desejou se casar. Ao que se sabe, teve diversas propostas, inclusive de mulheres extremamente poderosas e ricas, mas ele nunca aceitou nenhuma. Apesar disso, ele admirava muito a figura feminina (dizia que as mulheres um dia dominariam o mundo) e insistia para que suas secretárias seguissem um certo padrão de beleza, mas sem usar pérolas. Ele as achava repugnantes. Também apresentava repulsa por pessoas obesas, chegando a demitir uma secretária por causa disso. Nas demais ocasiões era um cavalheiro completo e sempre foi elogiado por todos. De vez em quando o flagravam murmurando sozinho pelos cantos.

Hoje sabe-se que ele sofria de desordem obsessiva-compulsiva. Tudo em sua vida girava em torno do número 3. Seus passos tinham que ser divisíveis por 3 (27 era seu número preferido, já que é 3³). No final de sua vida, morando em um hotel, pedia 3 toalhas e 3 travesseiros e só se hospedava em quartos cujo número também era divisível por 3. Tinha ainda a mania de medir o peso de sua comida, chegando a usar uma régua e a mergulhar pedaços na água para determinar quantos centímetros cúbicos eles possuíam. Sua comida preferida eram as bolachas de água e sal porque apresentavam um volume uniforme. No final de sua vida virou vegetariano porque acreditava que era mais saudável, o abate de animais era cruel demais e que era muito mais fácil cultivar vegetais do que criar animais.

Lendo um livro em meio a raios elétricos.
Quando veio morar nos Estados Unidos, virou empregado da companhia de Thomas Edson. Infelizmente os dois nunca se entenderam, principalmente porque Edson tinha a mania de roubar suas patentes, inclusive a da lâmpada. Uma vez Tesla reclamou do desempenho dos motores e geradores de Edson, que arrogantemente lhe desafiou a melhorá-los em troca de 50mil dólares (hoje equivaleria a mais de 1 milhão de dólares). Tesla o fez, mas quando foi cobrar Edson riu da cara dele e comentou: "você não entende o senso de humor americano!". Furioso, ele se demitiu e foi trabalhar sozinho. Essa briga durou anos e os dois viviam disputando. Edson chegou a criar a cadeira elétrica para provar que o sistema de corrente alternada de Tesla era perigoso demais e que o seu próprio sistema de corrente contínua era melhor. Felizmente para Tesla, o governo americano aderiu à sua criação e hoje temos energia elétrica graças a isso. Ele apresentava suas invenções de forma teatral, quase como um mágico e se recusava a fazer palestras sem sua bobina de raios ligada.


Um dos maiores problemas de Tesla era esquecer de patentear suas invenções (acredita-se que ele criou cerca de 700 patentes) e por isso muitos outros espertinhos o roubaram. Isso chegou a um limite em que ele se cansou e parou de registrar suas invenções em papel, o que foi uma perda extremamente significativa para a ciência atual. Furioso, jurou que levaria muitos segredos para a cova e de fato o fez. Quando sua companhia faliu e ele perdeu tudo, planejou cometer suicídio no seu aniversário de 30 anos, mas um amigo lhe deu um laboratório e foi aí que Tesla revolucionou de vez toda a ciência!

Seu próprio laboratório.

Tesla morreu de insuficiência cardíaca, super endividado, morando num quarto de hotel e sozinho. Poucos o conhecem e poucos dão créditos a ele por tantas coisas que temos hoje em dia. Sua história, seu jeito de ser e suas invenções malucas inspiram até hoje histórias de filmes e quadrinhos sobre cientistas loucos. Apesar de ter criado verdadeiras armas, o exército nunca o contratou. Seu antigo laboratório nos Estados Unidos até pouco tempo atrás estava abandonado e estava prestes a ser demolido, mas agora há um mini museu no lugar que se mantém por doações.


Tesla no final da vida.
No Sistema Internacional de medidas (SI), há uma unidade de medida para a indução magnética que é chamada de Tesla em sua homenagem. Há um museu com seus pertences em Belgrado, uma usina elétrica e um aeroporto na Sérvia com o seu nome. Há também um monumento em sua homenagem nas cataratas do Niágara, nos Estados Unidos, e outros 2 monumentos na Europa, uma cratera da Lua e um planeta com o seu nome (2244 Tesla). Suas cinzas estão dentro de uma esfera dourada dentro do seu museu na Sérvia e podem ser vistas por qualquer visitante.

Liuka

É uma verdadeira draga de coisas inúteis e ao mesmo tempo interessantes.

5 comentários:

  1. Tesla foi um (monstro) em tudo que fez, só não entendo o porque não o citarem em livros de física, *Liuka você poderia ter falado sobre as supostas naves espaciais(nazista).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior não é falarem dele, o pior é trocarem seu nome pelo de Thomas Edson. Dói na alma ler que o Edson é citado como um grande inventor quando ele só era marqueteiro. Você se refere a naves que o Tesla supostamente criou e os nazistas se apoderaram dos projetos depois?

      Excluir
    2. E triste mesmo, um cara que revolucionou a tecnologia, não merecia perder seus inventos para pessoas como T. Edson, A nave é essa mesmo que supostamente foi roubada pelos nazistas, em próximos textos seria interessante você dar enfase a elas (http://www.blogpossante.blogger.com.br/ufo_tesla.jpg). Seguindo essa linha de raciocínio, quantos inventos de Tesla não estiveram nas Guerras mundias ???? Ele era o cara, mesmo sendo muito estranho.

      Excluir
    3. É que nessa postagem eu só dei uma "revisada" na vida do Tesla, mas agradeço pela dica! Vou pesquisar mais sobre o assunto e fazer uma postagem sobre possíveis inventos roubados pelos nazistas. Com toda a certeza muitos inventos foram roubados e eu diria até que os soviéticos devem ter tido acesso a vários deles também. Os centros de pesquisa e desenvolvimento dos dois talvez foram os mais avançados da história, mas pode ter certeza de que deve ter muito projeto que nem chegou ao conhecimento do público e que era tão bizarro e sombrio quanto possamos imaginar.

      Excluir

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...