MadCurioso: Cientistas malucos e seus segredos - Tycho Brahe, o excêntrico


Estou começando uma nova série aqui na coluna de curiosidades, onde pretendo falar sobre cientistas realmente malucos que muitas vezes não são tão conhecidos e sobre suas vidas, costumes e segredos.

Vamos começar com Tycho Brahe, um cientista dinamarquês que viveu entre 1546 e 1601. Teve 8 filhos (só 6 se tornaram adultos) com a mesma mulher, mas nunca se casou porque ela era plebeia e viveram juntos por cerca de 30 anos até que a morte os separou finalmente. Era astrônomo, mas alquimista  nas horas vagas. Montou muitos aparelhos com uma precisão incrivelmente grande para sua época e até mesmo um observatório na ilha de Hven. Foi o primeiro a calibrar constantemente seus equipamentos. Continuando com o trabalho de Copérnico, Tycho estudou principalmente o movimento da Lua e de Marte, descobriu algumas novas estrelas e acreditava que tudo girava em torno do Sol, menos a Terra, e o Sol girava em torno da Terra. Chegou também a observar cometas e constatá-los como objetos celestes. Tudo isso foi descoberto sem telescópio, ou seja, somente com observação a olho nu.

Belo bigode!
Quando era jovem, perdeu a ponta do nariz num duelo e desde então utilizava próteses de ouro e prata grudadas com cola ou suspensas com um colar. Posteriormente durante uma exumação, descobriu-se que também usava cobre no nariz, o que provavelmente tornaria a prótese mais leve para o uso diário. Os historiadores afirmam que acreditam que as próteses de metais nobres deveriam ser apenas usadas para eventos especiais.


Depois de presenciar um eclipse solar quando jovem, ele resolveu seguir carreira na astronomia. Era dito que era tão rico, mas tão rico que tinha seu próprio castelo na Dinamarca.

Ele também tinha um alce domesticado de estimação que adorava. O pobre alce morreu depois de ter caído de uma escada após se embebedar com cerveja durante uma visita a um amigo de Tycho. É isso mesmo, o alce morreu porque rolou escada abaixo por estar bêbado!


Mas calma, a bizarrice não para por aí! Ele insistia em ter um anão chamado Jepp porque acreditava que ele era vidente e esse anão ficava o tempo todo embaixo da mesa durante o jantar, sendo alimentado com restos da comida de Tycho e às vezes atuando como uma espécie de juiz.

Tycho morreu por causa do seu próprio xixi. Naquela época, levantar-se durante um jantar era algo extremamente ofensivo e foi exatamente durante um longo jantar que Tycho se viu obrigado a segurar o xixi por várias horas. Isso resultou em uma infecção gravíssima que o matou 11 dias depois. Há controvérsias e alguns acreditam que ele tenha morrido mesmo por causa de contaminação por mercúrio.

Depois de sua morte, seu colega Johannes Kepler se baseou em seus estudos para descobrir as leis de movimento dos planetas.

Uma das crateras da Lua e outra em Marte tem seu nome. Um planetário, um bar, uma nave espacial dinamarquesa e uma balsa também carregam o seu nome atualmente.


Liuka

É uma verdadeira draga de coisas inúteis e ao mesmo tempo interessantes.

0 comentários:

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...