MadBizarrice: Triângulo das Bermudas


Rosalie, SS Timandra, Stavenger, Marine Sulphur Queen, Witchcraft, Anita, Genesis. Todos eram nomes de embarcações de diferentes tipos. Alguns eram cargueiros, outros cruzeiros, outros militares. Todos tiveram o mesmo fim em diferentes anos e séculos, porém no mesmo lugar. Desde 1840 até os dias atuais, esse lugar continua conhecido como um dos maiores e mais bizarros mistérios do planeta: o Triângulo das Bermudas também conhecido como Triângulo do Diabo, Cemitério do Atlântico, Mar do Demônio, Mar dos navios perdidos ou Mar das Feiticeiras.

Não aparece em nenhum mapa porque ninguém tem sua localização exata. O que se tem são relatos assombrosos e registros de certas coordenadas onde os desaparecimentos aconteceram, por isso a área está demarcada e forma exatamente um triângulo, mas não é nada oficial. Essa área mede em torno de 1,1 milhão de km² até 3,95 milhões de km², está situada no Oceano Atlântico entre as ilhas Bermudas (daí o nome Triângulo das Bermudas), Porto Rico, Fort Lauderdale (Flórida) e as Bahamas. É a região mais profunda do Oceano Atlântico e isso dificulta bastante a recuperação de embarcações naufragadas na região.


Mas o que diabos acontece lá afinal?

Embarcações e aeronaves desaparecem e se por um acaso reaparecerem, voltam vazias, sem nenhum rastro de tripulação. A bússula simplesmente não funciona, pois fica oscilando o tempo todo. Supõe-se que misteriosos desaparecimentos de aviões durante a segunda guerra mundial foram culpa do triângulo. Alguns piratas, incluindo o famoso Jean Lafitte, desapareceram da face da terra e alguns afirmam que também foi culpa daquela região, pois fica muito próxima ao Caribe que é onde os piratas atuavam. Cientistas descobriram que o leito oceânico nessa região contém elementos muito diferentes do resto do oceano.


E quais as teorias?

Há décadas os cientistas vem tentando estudar a região e milhares de teorias surgiram desde então. Selecionei algumas:

Erro humano - muitos atribuem os desaparecimentos a erros humanos e não ao triângulo, afinal desaparecimentos ocorrem por todos os oceanos. O que rebate essa teoria é o fato de que naquela região há um número maior dessas ocorrências.


Furacões, trombas d'água e ondas gigantes - alguns acreditam que um furacão, uma tromba d'água ou uma simples onda gigantesca possam ter banido as embarcações e ter matado os tripulantes (o que já aconteceu antes).

Tromba d'água (um tornado no meio da água)
Campo magnético - há teorias de que haja uma espécie de falha no campo magnético da terra nessa região e que possivelmente estaria interferindo nas bússulas e desorientando os navios.


Neblina magnética - Rob MacGregor e Bruce Gernon publicaram um livro chamado "The Fog: A Never Before Published Theory of the Bermuda Triangle Phenomenon" (A Neblina: uma teoria jamais publicada sobre o fenômeno do Triângulo das Bermudas) e nele contaram a assombrosa experiência  que tiveram na região. Voando pela região, avistaram uma nuvem estranha e passaram por ela. De repente se viram dentro de um túnel formado pela nuvem, onde viram linhas nas paredes que giravam no sentido anti-horário e cujos instrumentos de navegação ficaram descontrolados e a bússola também passou a girar no sentido anti-horário. Ao saírem de lá, chegaram a uma espessa neblina e contataram o controle de tráfego aéreo. O controlador afirmou que não tinha registro algum de aeronave na região onde eles estavam. Após alguns minutos, o controlador avisou de que uma aeronave agora aparecia em Miami. O fato se tornou ainda mais bizarro pelo fato de que a viagem deles deveria ter durado 75min, mas que eles perceberam que ela tinha durado mesmo apenas 47min. O tanque de gasolina também parecia não ter sido consumido como o esperado, ou seja, ele deveria gastar quase tudo para chegar em Miami, mas descobriram que mal havia gasto uma parte do combustível. O túnel então começou a se desfazer e eles avistaram Miami. Gernon questiona se isso foi algum tipo de viagem no tempo, já que ele teve essa experiência mais uma vez e outros pilotos relataram ter visto o mesmo fenômeno.


Buracos negros - há buracos no mar cheios de água e são chamados de buracos azuis. Algumas teorias afirmam que tais buracos estão diretamente ligados aos buracos negros e por isso ocorrem desaparecimentos nessas regiões.

Buraco azul.
Extraterrestres - há ainda aqueles que acreditam que o local seja um marco para extraterrestres sequestrarem pessoas e por isso muitas vezes as embarcações voltam vazias.


Monstro marinho - Tem até quem acreditasse que um monstro marinho gigantesco pudesse ter atacado embarcações e aeronaves, devorando tudo que visse pela frente.


Redemoinho gigante e eventual - Alguns acreditam que as correntes do Golfo talvez se misturem a outras correntes marítimas e que talvez isso crie um redemoinho de vez em quando que seria capaz de engolir até mesmo aviões que passassem pela região.


Hidrato de metano - esse gás sai debaixo da terra e vai pra superfície do mar, criando várias bolhas que poderiam afundar um barco. Testes feitos em laboratório provaram que isso é possível. Também poderia deixar o ar menos denso, o que poderia ter provocado a queda dos aviões que acabariam perdendo a sustentação com a concentração de metano no ar. Isso também desliga os motores dos aviões porque eles usam o oxigênio em conjunto com o combustível para manter o motor ligado. Sem oxigênio o suficiente, o motor para. Na região há rastros de metano.


O primeiro relato de desaparecimento na região foi em 1840, onde um navio francês chamado Rosalia desapareceu e foi encontrado meses depois com as velas recolhidas, a carga intacta e sem tripulação alguma (nem um cadáver sequer).  As rotas acabaram sendo modificadas e o último registro de desastre foi em 1999, com um cargueiro Genesis que afundou, mas acabou sendo localizado depois. Ao todo, mais de 50 navios e 20 aeronaves desaparecem ao longo do século passado e estima-se que mais de 100mil pessoas tenham morrido. A grande maioria ocorreu no começo do século porque os navios utilizavam a corrente do Golfo, ou seja, uma espécie de rio dentro do oceano que impulsionava os navios antigos. Com a vinda dos motores, o problema deixou de ser a corrente e passou a ser a bússola, que faziam muitos se perderem. A teoria mais aceita atualmente é a do metano e, convenhamos, é bem plausível. Ainda sim, o mistério sobre o triângulo das Bermudas continuará a criar mil e uma teorias e histórias pelo mundo todo.

E você, em que acredita?

Liuka

É uma verdadeira draga de coisas inúteis e ao mesmo tempo interessantes.

0 comentários:

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...