MadBizarrice: máscara de gás

 Leia esta palavra: BIZARRO. Provavelmente isso te remeteu a muitas lembranças, imagens e com certeza uma delas tinha uma máscara de gás. Sei que o objeto em si é um acessório amplamente utilizado para diversos setores da indústria, por exemplo, mas não podemos ignorar o fato de que se tornou um símbolo da bizarrice, inclusive está no mascote desta coluna e acho que merece um post.




Ao que se sabe, os primeiros registros de um equipamento dessa categoria surgiram em meados do século XVI (16, criatura). Foi criada inicialmente para proteger marinheiros de uma arma química e era constituída de um pano embebido em água. Depois surgiram máscaras para mineração e para a indústria em geral. As primeiras eram sacos de tecidos ou de borraça com abertura para os olhos, presos no pescoço e alimentados por um tanque de ar comprimido para que o usuário pudesse respirar. O problema é que o gás carbônico ficava preso ali também, então os usuários acabam tendo desconfortos significativos por conta disso. Foi em 1848 que surgiu uma máscara nos Estados Unidos com filtros de lã embebida. A partir daí foi um festival de ideias para essas tecnologias, incluindo esponjas úmidas, algodão, carvão e até cal para constituírem os filtros.

Hoje temos 3 tipos de máscaras:
Semifacial - Apenas uma máscara com filtros. Não protege os olhos, portanto não é indicada para trabalhos que envolvam química pesada.


Facial total - Essa é a mais famosa. É a que recobre todo o rosto com óculos e a máscara com filtros.


Autônoma - Utiliza um cilindro de ar acoplado à máscara. É geralmente utilizada por militares e principalmente bombeiros em casos de incêndios e ataques terroristas. Infelizmente esse sistema é o mais caro de todos e os cilindros não duram mais do que uma hora, além de serem muito pesados.


Um fato importante desse tipo de máscara é que se deve ter atenção redobrada com a sua integridade, ou seja, se houver um único furo, rachadura ou ajuste mal feito, a máscara se tornará ineficaz. Outro problema é o formato dos rostos: bebês e crianças não tem um encaixe adequado por serem pequenos demais para
tais máscaras. Na Segunda Guerra, eles criaram máscaras completas para os bebês, tornando ainda mais bizarra.


Os filtros são desenhados para filtrar bactérias, absorver químicos ou neutralizar químicos. Para bactérias e partículas é necessário apenas um filtro muito fino. Uma ameaça biológica deixaria de se tornar um verdadeiro pesadelo com uma dessas em mãos. Quando se trata de ameaça química, o carvão ativado (um pedaço de carvão que foi tratado com oxigênio puro e acabou ficando cheio de poros) é o mais indicado. O carvão prende certas substâncias e elemina a ameaça. Além do carvão, pode-se utilizar produtos químicos para neutralizar outros, como por exemplo na Segunda Guerra Mundial, onde um composto químico dentro do filtro da máscara neutralizava o cloro das bombas químicas.


Outra parte importante das máscaras de gás são as válvulas que permitem liberar o gás carbônico para fora. Quando se respira, as válvulas se fecham e quando se solta o ar, elas se abrem.

A máscara de gás não é um item exclusivo da indústria ou dos militares. É também um fetiche de muita gente.


Tem também algumas ideias malucas, como o sutiã que vira uma máscara de gás.


Além de tudo isso, ela também é usada como um acessório de algumas modinhas que vem surgindo por aí.


O fato é que a máscara de gás é essencial, eficaz e, claro, não deixa de ser bizarra e assustadora também, pois é um sinal de que o ar em volta pode estar contaminado ou de que o seu namorado tem um gosto diferenciado!hehe



Tem uma sugestão de tema? Envie-nos na aba de CONTATO ou nos comentários abaixo. :)

Liuka

É uma verdadeira draga de coisas inúteis e ao mesmo tempo interessantes.

0 comentários:

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...