MadCurioso: Opala - a pedra arco-íris



Não, não estou falando do carro e sim de uma das mais belas pedras preciosas que existem!
 Saiba mais sobre ela na continuação!



O nome Opala vem do grego opalus (pedra preciosa). Como pode ser constituída de até 30% de água, sua interação com a luz se torna única, liberando um espectro de cores tão incrível quanto o próprio arco-íris! Possui opalescência, ou seja, as cores se alteram conforme a posição do observador. O brilho é muito importante, pois quanto maior o brilho, maior é o valor da pedra. Tem uma dureza semelhante à do quartzo (pode arranhar vidro), mas não pode sofrer nenhum tipo de queda ou podrá ser danificada permanentemente. Opalas de elevada qualidade chegam a ser mais valiosas que os diamantes, podendo chegar a U$ 20.000 por quilate!

Essa pedra pode ser encontrada na Austrália, na Etiópia, nos Estados Unidos, em Honduras e no Brasil. A Austrália tem a maior fonte dessas pedras atualmente. Cientistas estimam que para se formar um centímetro de opala sejam necessários 5 milhões de anos.

Na antiguidade acreditavam que eram pedaços de arco-iris vindos do céu. Outros achavam que os brilhos e cores se assemelhavam à complexidade do deus do amor e por essa razão eram conhecidas como pedras do cupido.

Para os romanos, a opala era símbolo de pureza e de esperança e estava diretamente ligada à história da criação do universo. A mitologia diz que quando o universo foi terminado, Deus raspou todas as cores de sua paleta e criou a opala.

Já os árabes acreditavam que as opalas caíam do céu nos flashes dos relâmpagos e foi assim que conseguiram adquirir tantas cores.

Na Idade Média, acreditava-se que quem tinha um pedaço dessa pedra poderia ofuscar os olhos de outra pessoa e se tornar invisível. A ironia é que a pedra era usada contra doenças nos olhos na mesma época.
Nos Estados Unidos a opala é conhecida como uma pedra de má sorte, exceto quando usada por pessoas que nasceram sobre o signo de libra.

Segundo as crenças, para potencializar os poderes místicos de uma opala deve-se usá-la com um cordão ou anel de ouro. Se você fizer 13 anos de casamento, a opala será a pedra certa para dar de presente à sua esposa!

Apesar de ter um zilhão de cores brilhando, a pedra em si existe numa varidade de cores finitas. São elas: castanha, preta, cinzenta, azul, cor de cereja, halite (opala de água), crisopala (azul-verde), opala de fogo (laranja-vermelho), rosa, verde, etc...Pode ser opaca ou transparente.


 Tem pedras sintéticas também, mas é fácil identificá-las porque o brilho segue um certo tipo de padrão e numa análise mais profunda, a estrutura é totalmente diferente, contendo materiais que não são encontrados nas opalas originais.


Obs: Inicialmente este post não fazia parte da seção de curiosidades porque ela ainda não existia. Agora decidimos incluir ele e outros posts a esta seção. Confira todos eles na seção de curiosidades do blog.

Liuka

É uma verdadeira draga de coisas inúteis e ao mesmo tempo interessantes.

Um comentário:

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...