MadBizarrice Halloween: Jack cabeça de abóbora


Sem sombra de dúvida, a abóbora é o maior símbolo do Halloween. Há uma grande controvérsia sobre de onde veio o costume de usar uma abóbora iluminada nessa época. Eu conheço duas versões da história do Jack cabeça de abóbora, que provavelmente foi a real inspiração pra esse costume.

 Uma delas conta que um lenhador um dia exagerou na dose de álcool, mas mesmo assim resolveu derrubar algumas árvores na floresta para pegar lenha. Num movimento brusco, o machado escapou de sua mão e atingiu seu pescoço, decapitando-o instantaneamente. Sua cabeça saiu rolando e caiu em um lago próximo, se perdendo nas profundezas das águas turvas. Jack, sem poder enxergar nada, resolveu improvisar com algo que ajudasse a iluminar seu caminho e que pudesse ajudá-lo a encontrar a cabeça novamente. Então ele pegou a primeira coisa que lhe parecia uma cabeça, uma abóbora, e colocou uma lanterna dentro. Agora ele era capaz de vasculhar a floresta em busca de sua cabeça perdida.

Outra versão conta que há muitos anos atrás, um irlandês muito mesquinho e extremamente briguento chamado Jack de repente se deparou com o diabo na sua frente, em uma taberna no dia das bruxas. Jack havia bebido muito naquela noite e tentou enganar o diabo oferecendo sua alma em troca de uma última bebida. Contente, o diabo se transformou em uma moeda para pagar a bebida, mas Jack resolveu guardá-la em seu porta-moedas. O diabo não pode voltar à sua forma original porque o porta-moedas tinha uma cruz. Muito espero, Jack fez um acordo com o diabo: ele só pediria a alma dele dali há 10 anos. Se concordasse, Jack o soltaria e o diabo não teve escolha. Passados 10 anos, Jack se encontrou com o diabo, que já estava pronto para levar a sua alma. Jack tentou sacanear o daibo mais uma vez, pedindo para que o diabo pegasse uma maçã antes de levar sua alma. O diabo saltou pra cima da árvore, mas Jack rapidamente talhou uma cruz no tronco da árvore e prendeu o diabo lá. Dessa vez, o acordo era de que o diabo nunca mais pediria sua alma outra vez e novamente ele não teve escolha. Anos mais tarde, Jack morreu e não pode entrar no céu, pois havia sido um bêbado e fraudador. Ao tentar entrar no inferno, o diabo teve que enviá-lo de volta, pois não podia ter sua alma por causa da promessa. O diabo recomendou que voltasse por onde viera, mas o caminho era extremamente escuro. O diabo jogou um carvão aceso diretamente do inferno para ele se guiar pela escuridão. Jack pegou um nabo* e colocou o carvão dentro, fazendo uma lanterna para guiá-lo. Ele estava condenado a vagar pelas trevas para sempre.

Nabo esculpido para ser usado como lanterna
 *Os celtas faziam alguns rituais com lanternas de nabos. Na Irlanda tinham muitos nabos, mas nos Estados Unidos as abóboras predominavam. Vendo que eram melhores para serem usadas como lanternas, os irlandeses imigrantes mudaram a história para uma lanterna feita de abóbora.

Navegando pelas internets, acabei descobrindo mais uma variável da história. Jack era um assassino cruel e de sangue frio. Capturado e julgado, foi sentenciado à morte e acabou sendo decapitado. Então seu espírito começou a assombrar as pessoas no dia das bruxas. No lugar da cabeça, ele usa uma abóbora iluminada para avisar de que está chegando.


Seja como for, todas as histórias tem um fundo de terror e parece que o pobre Jack sempre se dá mal.

Liuka

É uma verdadeira draga de coisas inúteis e ao mesmo tempo interessantes.

0 comentários:

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...