Russia Lover #16 - O lado pobre de Moscou


Já mostrei muitas coisas interessantes e belas nesta coluna, mas acho importante mostrar também que nem tudo é perfeito e em uma metrópole como Moscou sempre tem o lado pobre da população. Aqui no Brasil os europeus são vistos com ótimos olhos, sendo que nós acreditamos piamente que a grande maioria sejam ricos. É um equívoco tremendo pensar assim, pois a grande maioria é tão pobre quanto nós, latinoamericanos. Quero mostrar aqui que no maior país em extensão e um dos mais ricos do mundo também tem pessoas vivendo em condições sub-humanas. Vamos falar de Novokuryanovo.

Novokuryanovo é um vilarejo situado na periferia de Moscou. Ele foi integrado à Moscou por volta do ano de 1984 e dizem as más línguas que ciganos foram os fundadores, mas não passa de um mito. Na verdade foram moradores da vila de Kuryanovo que se mudaram para lá e construíram uma estação de aeração em 1930. Só há uma estrada que leva a este esquecido lugar. A loja mais próxima fica em um outro vilarejo de Shcherbinka, há quilômetros de distância. Não há fornecimento de gás, portanto o aquecimento das casas no inverno é feito através da queima de carvão e madeira, o que muitas vezes resulta em incêndios. A criminalidade também é alta e assaltos são frequentes. É difícil conversar com os moradores, muitos tem medo dos ladrões e suspeitam de cada um que está ao seu redor.

Eles moram em casas simples e antigas, mas anos atrás receberam a promessa de que teriam casas novas. Infelizmente essa promessa nunca foi cumprida e o governo parece ter esquecido desse vilarejo. Apesar de tudo, os 386 habitantes nunca perderam as esperanças e anseiam por dias melhores!








Este é Nicolay

Ele mora nesta pequena casa com o seu irmão e sua esposa.

A casa é muito fria porque o forno está quebrado e eles só poderão consertar no verão.

O quarto é pequeno e muito escuro, a ventilação também é precária.


Por sorte o telhado ainda não tem goteiras.

Todos vivem em condições igualmente precárias em Novokuryanovo.

Esta senhora tem 86 anos e foi uma professora.

Todos os dias ela tem que buscar água em uma bomba manual.

Surpreendentemente ela não reclama e diz que está satisfeita com sua vida, que é bom viver na Rússia. Ela mora com seu filho e tenta reconstruir sua casa aos poucos. Ela recusa qualquer tipo de ajuda.

Outro problema neste vilarejo são os imigrantes ilegais. Eles ateiam fogo às casas cujos donos se recusam a alugá-las. A polícia nem sempre pode deter, pois raramente está presente nas ruas de Novokuryanovo.



Mas às vezes se encontram casas muito bem conservadas.

Já algumas casas estão abandonadas porque seus donos se mudaram para um lugar melhor.

Um casal de idosos vive nesta casa.

E seus gatos também.

Eles utilizam o carvão para manter a casa aquecida.

Mesmo com o telhado reconstruído a pouco tempo, a casa está em péssimas condições.

O carvão é relativamente bom nesta região.

A senhora tem uma visão muito fraca e seu marido tem que cuidar da casa.

E assim a vida continua em Novokuryanovo. Sem esperanças de receber atenção do governo, essas pessoas continuam em suas casas caindo aos pedaços e em condições precárias de saúde e segurança. Muitos sofrem com o rigoroso inverno e outros sofrem com a altíssima taxa de criminalidade.

Podemos perceber que não importa o quão rico seja o país, a grande maioria dos governos não dá toda a assistência necessária aos seus habitantes. Seja na Europa, na Ásia, na África, na América do Norte, Central ou do Sul, há bilhões pessoas que sofrem com a pobreza. Ainda sim, elas arranjam um jeito de sorrirem todos os dias e tentam levar a vida da melhor maneira possível!

Traduzido e adaptado de English Russia

Liuka

É uma verdadeira draga de coisas inúteis e ao mesmo tempo interessantes.

Um comentário:

  1. Em relação a essa ex-professora, a gente pode ver algo na bilia: "Pois nada trouxemos ao mundo, e é evidente que nada podemos levar dele. Mas se tivermos alimento e algo com que nos cobrirmos, estejamos contentes com isso. Mas os que querem ser ricos caem em tentação, armadilha, e em muitos desejos insensatos e nocivos, que afundam as pessoas na destruição e perdição. Pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os tipos de males. Alguns o cobiçam, e então se desviaram da fé, e perfuraram a si mesmos com muitas dores. Porém tu, homem de Deus, foge dessas coisas. Segue a justiça, a devoção divina, a fé, o amor, a paciência, a mansidão." -1 Timoteo 6:7-11 (BLIVRE) O dinheiro não é fonte de felicidade como alguns pensam, inclusive, tem pesquisas que mostra que tem mais rico com depressão do que pobre. Mas busque aprender os ensinamentos de Jesus Cristo, e se você for fiel aos ensinamentos de Jesus, você conhecerá a verdade, e a verdade te libertará (cf. João 8:31-32). Mais uma coisa, todos nós ja erramos alguma vez com Deus (cf. Rm 3:23) e a consequência disso é a morte, mas isso porque Deus é justo, mas por outro lado, Deus nos amou, e não queria que morresemos, por isso ele entregou o seu filho único a morte, para que ele morrese em nosso lugar (cf. João 3:16), por isso todos precisam se arrepender dos pecados, e confessa-los a Deus pelo nome do senhor Jesus Cristo, e seremos perdoados. Leia Romanos capitulo 10 e versiculo 9, que diz que aquele que confessa a Jesus como senhor e cre no coração qe Deus o ressucitou dentre os mortos, será salvo. então hoje faça de Jesus seu senhor e de você servo de Jesus, creia de coração que Jesus vive e é mediador entre nós e Deus. E busque sempre a ajuda de Deus, e ele cuidará de você :)

    ResponderExcluir

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...