MadBizarrice: Corvo


Já que é sexta-feira 13 (de novo) resolvi falar sobre um animal um tanto bizarro: o corvo. Quem não conhece essa pequena ave negra? Contos de terror e poemas macabros sempre usam a imagem do corvo como uma coisa ruim, não é mesmo? Mas esse pássaro é muito mais interessante do que Allan Poe imaginava, pois é extremamente inteligente!


Há quem diga que avistar um corvo no céu é um prenuncio de más notícias e há quem acredite que os corvos levam as almas dos mortos para o paraíso. Há ainda quem diga que ele é o mensageiro do próprio deabo encarnado, pronto pra te atazanar!mwahahahahaaa (risada maléfica)

-Jorge, quero o divórcio, ouviu?
-Kct, aquele caracol ta dando sopa! To com uma fome...

A verdade é que o corvo é um dos animais mais astutos e criativos do planeta! Ele sozinho tem uma extrema agilidade nos vôos que chega a ser impressionante! Pode mergulhar quase na vertical e depois subir novamente, alguns chegam até mesmo a soltar um pedaço de carne do bico e dar um triplo mortal carpado manobrar para pegar com as garras. Além de voar extremamente bem, o danado consegue imitar quase qualquer tipo de som, incluindo a voz humana e o latido de um cachorro! Por isso os antigos morriam de medo das florestas e bosques (principalmente europeus), porque de noite a coisa era tensa!

Na boa, se ouvisse isso numa floresta de noite, até eu associaria ao deabo!
Que raio de voz é essa? Bizarrice level over 9000!

Além de voarem muito bem e imitarem os outros, essas pragas aves conseguem quebrar sementes consideradas inquebráveis por outros pássaros. Alguns chegam a jogar as sementes ou nozes em uma rua movimentada para que carros passem por cima e depois eles possam fazer a festa! Uma espécie em particular "constrói" ferramentas para auxiliar na quebra de algumas sementes. Mas o corvo também tem preferência por carne de animais mortos, ovos e até mesmo caracóis (ecaaa).

Corvo no Japão, jogando uma noz para os carros quebrarem.

Diversas experiências foram feitas com esses animais. Uma das mais curiosas é a seguinte:
"Os pesquisadores mostraram a um casal de corvos dois objetos: um fio de arame reto e outro em forma de gancho. As aves deveriam escolher um dos objetos para retirar um recipiente com comida de dentro de um tubo (para que o tubo não caísse, ele foi preso com fita adesiva à superfície em que estava apoiado). Para surpresa de todos, em um dos ensaios, embora o macho tivesse apanhado o arame em forma de gancho, foi a fêmea que ficou com o alimento: ela curvou uma das extremidades do fio reto e, assim, conseguiu 'pescar' a comida."
Não acredita? Então veja você mesmo:


Se treinados, podem ser ainda mais inteligentes! O corvo abaixo é uma espécie africana de colar branco e foi treinado para resolver um certo tipo de quebra-cabeça, confira:

Nem você treinando um chimpanzé por 2 anos, ele resolveria isso com perfeição!

Quanto à sua fama, algumas tribos canadenses o consideram como um animal extremamente traiçoeiro e outra tribos o endeusam dando-lhes direito, inclusive, de escolher o nome de sua tribo! Na mitologia nórdica, Hugin e Munin (pensamento e memória), são criaturas mais benevolentes, representadas por dois corvos que mantem Odin, o Deus supremo, informado do que está acontecendo na Terra. Na Inglaterra há lendas e crenças em torno dessas fantásticas criaturas, sendo que a mais famosa é de que existe uma colônia de corvos na Torre de Londres e que é protegida por decreto real. Segundo a lenda, o império ruirá no dia em que as aves pretas deixarem o lugar. Na idade média, os corvos viviam nas vilas, se alimentando dos restos e foram associados até mesmo com a morte. Costumavam matar cabritos, coelhos e galinhas, o que irritou muitos fazendeiros. Mas por causa dessa fama ruim, muitos corvos começaram a ser caçados e muitos tinham até mesmo o ninho destruído. O número populacional dessas aves caiu drasticamente e só no século XX começaram a se recuperar aos poucos.

De asas abertas, pode chegar a medir até 70cm! A gralha é uma prima do corvo, pois pertence ao mesmo gênero de corvus. Não há corvos nativos na América do Sul, pois eles são comuns ao hemisfério norte, porém a gralha azul é o mais próximo que se pode ter do corvo por aqui.

É praticamente um corvo que caiu na lata de tinta azul rsrs
Sem dúvida é uma das mais famosas aves do mundo e sua inteligência chega a ser superior de muitos animais. Pra fechar o post com chave de ouro, aí vai o famoso poema de Edgar Allan Poe, O Corvo, interpretado pelos Simpsons:


Liuka

É uma verdadeira draga de coisas inúteis e ao mesmo tempo interessantes.

0 comentários:

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...