Madbizarrice - A peste negra e a medicina medieval


 Imagine viver numa era em que não há internet, carros, energia elétrica ou comprimidos pra dor de cabeça. Imagine viver em uma era onde a religião domine e a ciência seja totalmente proibida, onde algo considerado bizarro, estranho e diferente seja explicado somente por dois caminhos: Deus e o diabo. Essa era a Idade Média, época de reis e rainhas, príncipes e princesas, nobres e plebeus!
Um dos fatos mais marcantes dessa era foi uma pandemia que assolou a Europa e parte da China e Índia. Essa pandemia foi registrada em livros, escritos e pinturas. O que era apenas uma bactéria, foi tratado como a própria obra do diabo em Terra por atingir qualquer pessoa, não importando sua classe social! Estou falando da Peste Negra (ou peste bubônica em algumas literaturas).

Bubões na virilha
Na época não se tinha tecnologia alguma e os europeus eram porquinhos as crenças pioraram a situação ainda mais! O pânico era geral e tomou conta de toda a Europa logo depois que a bactéria se espalhou da Itália para outros países vizinhos em meses! (delivery de pizza dá nisso :x) Sintomas como febre alta, tosse, muco com sangue e os famosos bubões que são inchaços roxos e doloridos do tamanho de um ovo e que podem ocorrer nas axilas, no pescoço e na virilha indicavam que a pessoa estava contaminada e, se não fosse tratada o quanto antes, poderia entrar em óbito em até 3 dias.

Para combater isso, alguns médicos tiveram c*lhão coragem de enfrentar a doença de frente. Infelizmente eles dispunham de poucas coisas para tratar e nunca eram eficazes. Ainda sim eram bastante requisitados e o jeito era se isolar da melhor maneira possível do paciente, para não correr o risco de ser infectado. Para isso eles usavam um traje especial, composto de uma túnica de tecido grosso e felpudo, com um cheiro intenso, luvas grossas e uma espécie de máscara em forma de bico de pássaro, furada para poderem respirar, como se fosse uma máscara de gás primitiva. Era cheia de ervas aromáticas para "filtrar" o ar e continha vinagre com água de rosa para proteger as narinas. Os olhos das máscaras eram feitos de vidro vermelho (isso espantava os olhos do diabo, segundo a crença deles). Um chapéu preto completava o traje e indicava que era um médico. Carregavam lancetas de até 1,80m para perfurar os bubões de longe e também bengalas de madeira para afastar cobertas e roupas do corpo do paciente à distância. As ervas ajudavam a tirar um pouco do cheiro ruim dos ambientes e dos corpos dos enfermos.

Esse post contém imagens fortes e alguns leitores mais sensíveis podem não aguentar. Ta dado o aviso!

O chapéu era um charme, fala sério!

As receitas médicas eram ainda mais bizarras que os próprios que as faziam. Iam desde alquimia, picadinho de serpente, pílulas de galhos de gamo triturados, mirra, açafrão e até pó de ouro. Os tratamentos mais comuns eram as sangrias (feitas com sanguessugas ou cortes nas costas, estimulando o corpo a "trocar" o sangue), o lancetamento ou cauterização dos bubões, a purga com laxantes ou a aplicação de emplastros quentes. Receitava-se ainda compostos feitos com especiarias raras e pérolas ou esmeraldas trituradas (preciso dizer que esse último era só pros nobres?).
Eram recomendadas dietas leves, abstinência de excitação e irritação, exercícios moderados e a maior distância possível de pântanos e outras fontes de ar viciado. O povo ainda chegou a acreditar que os zeladores de latrinas estavam imunizados, o que levava muitas pessoas a visitar estes lugares, achando que os maus odores ajudariam na cura! Alguns apelavam para bruxarias e rituais místicos.
Médico exorcizando limpando o ambiente com ervas

Mesmo com todos esses esforços, as pessoas morriam aos montes por causa da peste. Carroças lotadas de cadáveres eram levadas para fora das cidades para enterrar os corpos em valas especiais e distantes ou para queimá-los. Ninguém mais saía de casa, nem mesmo para atestar óbito. Aos poucos, as cidades ficaram vazias e os poucos que sobreviveram sofreram com escassez de comida e uma crise na economia. Camponeses agora tinha que trabalhar o triplo e pagar impostos pelos que haviam morrido. Eles ficaram p*tos com isso e revoltas de camponeses ocorreram por todo o continente. (-É uma puta falta de sacanagem! - disse um camponês)

Duas cidades, Milão e Nurembergue, conseguiram reduzir significativamente a mortalidade pela Peste Negra. Um infectado em Milão tinha muros construídos ao redor de sua casa para isolá-lo do restante da população. Em Nurembergue medidas de higiene foram tomadas imediatamente e a limpeza e pavimentação das ruas era frequente. As pessoas chegavam até mesmo a receber um tanto a mais no salário só para tomarem banho todos os dias. O restante da Europa apenas era instruído a lavar mãos, narinas e boca com vinagre e água de rosas, além de varrer o chão de casa todos os dias e salpicá-lo com água.

Como a causa era desconhecida na época, alguns motivos explicavam o surgimento da peste:
-alguma espécie de trama dos nobres pra f*der eliminar os plebeus;
-apocalipse;
-castigo divino pelos pecados da humanidade;
-obra do diabo em Terra;
-culpa dos leprosos;
-culpa dos judeus, pra variar ¬¬, que foram mortos aos montes por conta disso até que um papa emitiu uma bula (documento papal) tirando a culpa das costas deles;
-alinhamento errado de planetas.

Caos que os europeus achavam que tava ocorrendo. Repare que o clero tava de boa ali na esquerda rsrs

Agora você sabe porque eles achavam que era coisa do demo!
Séculos depois foi descoberta a provável causa de toda essa desgraça: ratos (na verdade, as pulgas deles mordiam as vítimas e as infectavam) e a porquisse falta de higiene dos europeus. Em cidades com o esgoto correndo a céu aberto, rios poluídos por fossas e matadouros (era impossível obter água limpa assim), lixo por todas as partes e casas úmidas e lotadas de pessoas facilitavam o contágio rápido da doença. Mas isso ensinou à humanidade que a higiene é essencial e que a limpeza de lugares públicos deve ser mantida. Infelizmente há lugares que ainda hoje sofrem com a peste, como países e regiões muito pobres.

Sabe-se também que a peste negra foi utilizada como arma biológica em guerras como a primeira e segunda guerras mundiais e a guerra fria. Hoje é possível controlar a peste através do controle de pragas, porém se você contrair a doença, é bom ir ao médico o quanto antes! Mesmo com toda a tecnologia, a mortalidade por peste bubônica ainda pesa em 15% dos casos.

Liuka

É uma verdadeira draga de coisas inúteis e ao mesmo tempo interessantes.

0 comentários:

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...