MadCurioso: Radiação para leigos - perguntas e respostas



O que raios é a radiação? - Essa é a pergunta que sempre me fazem. Então resolvi dedicar um post somente à radiação, de forma que um leigo entenda e esclareça dúvidas sobre isso. Aí vai:

Segundo a física é qualquer tipo de energia. Calor, por exemplo, é energia e, portanto, radiação! Você emite calor o tempo todo, portanto você é "radioativo"! Mas calma, vou explicar melhor como funciona a coisa toda! Tem uma escala universal de tipos de radiação, umas mais perigosas e fortes e outras que nem tem força o sufiente pra fazer estrago significativo. O topo da lista é a radiação que gera e é emitida por estrelas no espaço, a cósmica, a mais féladaputa motherfucker forte de todas! A mais baixa é a que tem nas linhas de energia (no poste de luz, mamífero ¬¬), que nem faz nada pra gente. No meio da escala tem ondas de tv e rádio, microondas, ultrassom, intravermelho (calor), ultravioleta, raio-x, radiação alfa, beta, gama, etc...nessa confusão toda, há duas divisões:

- as que fodem matam causam danos biológicos significativos - IONIZANTES;
- as que não causam danos biológicos significativos, só em excesso - NÃO IONIZANTES.

Ok, sabendo desses nomes complicados e, provavelmente, em grego pra você caro leitor leigo, ficará fácil entender o resto!

Luz emite radiação, mas não causa dano biológico significativo! Aliás, quando eu falo "não causa dano biológico significativo" quero dizer que a radiação emitida não altera o seu DNA, portanto não causa câncer, outras doenças de pele, queimaduras ou até mesmo morte! A luz, assim como o calor, é radiação não ionizante! O raio-x pode alterar seu DNA e é considerado como radiação ionizante! Mas calma, a incidência disso acontecer é pequena, portanto é seguro, desde que você não faça uns 20 de exames de raios-x numa semana né? ¬¬ Agora, se você tiver que fazer tratamento de radioterapia e for por acelerador linear (o nome é bizarro, eu sei, mas não passa de uma máquina de raio-x metida a besta) que gera raios-x de maior potência, aí sim você poderá perceber que poderá causar queimaduras na pele depois de umas semanas de tratamento! É normal e a pele vai se recuperar depois, porque ainda assim as chances de dar câncer são pequenas e é preferível matar o câncer e queimar a pele do que deixar o câncer matar você!

A radiação é muito mais perigosa porque ela é invisível a nós e quando se torna visível, é melhor você rezar! Visível? É possível ver a radiação então? A radiação em si não, mas seus efeitos. No caso de Chernobyl, a radiação era tão absurda que entrava em reação com outras moléculas no ar e meio que explodia, causando um efeito semelhante a vagalumes piscando o tempo todo. (entendeu porque eu mandei rezar?rs) Aparelhos e equipamentos de dosimetria são os únicos aliados que temos pra localizar a maledeta.


Enfim, acho que deu pra entender como a bagaça funciona né? O objetivo aqui não é fazer um artigo científico, mas algo que responda as perguntas mais frequentes das pessoas leigas! Vou apenas dar uma noção pra sanar dúvidas mais frequentes das pessoas. Recolhi perguntas de algumas pessoas que conheço e irei respondê-las aqui. Só gostaria de relembrar que tais perguntas se referem à radiação ionizante.

-Quais danos podem ocorrer em um feto, caso a mãe sofra exposição à radiação?
Inúmeros! Desde anomalias (pode sobreviver) até monstruosidades (não pode sobreviver)! A gravidade e o número de danos variam conforme a dose de radiação e o tempo no qual a mãe foi exposta. Em geral, o bebê pode ter órgãos mal formados, estruturas extras (um braço a mais, um dedo a mais, um olho a mais) ou ainda pode desenvolver deficiências motoras, respiratórias, mentais, visuais ou auditivas. Ainda tem uns que desenvolvem um tipo grave de hidrocefalia (excesso de líquidos no crânio), câncer (principalmente leucemia, que é câncer de sangue) ou outras doenças. No pior dos casos, o feto pode entrar em óbito antes mesmo de terminar de se formar e isso culmina em um aborto espontâneo.

A cratera radioativa da explosão de Chernobyl
-Como acontece o vazamento da substância?
Depende do que estamos falando. Se for de uma usina nuclear, o reator pode explodir, um cano pode romper, o chão pode ceder graças a um terremoto, etc. Se for no caso de uma bomba de césio ou de cobalto (utilizadas em tratamentos de radioterapia, cujo equipamento possuía uma espécie de cápsula de chumbo com pó ou pedrinhas de césio/cobalto radioativo que girava e permitia expor a radiação ao paciente  dps elagirava de novo pra uma parte de chumbo, pra conter a radiação e não contaminar a sala), não é que vá vazar de escorrer um líquido radioativo, mas a cápsula do aparelho pode dar pau e não conseguir remove-la pra área de segurança do aparelho e aí o material fica exposto e fica emitindo radiação sem parar! Por isso essas máquinas foram substituidas pelos aceleradores lineares, porque ele para de produzir radiação se você cortar a energia elétrica dele.

-Eu posso obter esse material?
Não. Todo e qualquer material radioativo tem supervisão total da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), nem adianta! E se eles descobrirem que algo entrou no país ilegalmente, a coisa vai ficar MUITO feia pro lado de quem trouxe! Os únicos que talvez consigam são os hospitais (em pequena quantidade para tratamentos e exames) e centros de pesquisa, sendo que esse último precisa passar por uma burocracia tão grande que vira um terror tentar mexer com isso!

-Quais os efeitos da radiação nas células pra causar tanto estrago?
Ela modifica o seu DNA, então a célula perde a noção do que ta fazendo! Imagine o DNA como uma lista de afazeres da célula, aí vem a radiação e muito filhadaputamente bagunça e apaga alguns ítens como reprodução ou defesa. Aí você já pode imaginar o resto...

Gato burrinho que acreditou na história rsrs
-Vi num filme que o pessoal estava testando uma bomba atômica e um cara se perdeu numa destas cidades onde eles fazem o teste. Quando tocou o alarme de disparo da bomba, o cara se enfiou dentro de uma geladeira de uma casa e a radiação não pegou nele. Por que isso aconteceu?
Improvável de acontecer! Os poucos materiais que seguram a radiação mesmo são o chumbo, o vidro plumbífero e uma liga metálica especial. A geladeira não tem nenhum destes materiais e não poderia salvar uma pessoa da radiação, mesmo ela sendo daquelas antigas de ferro. A não ser que o cara estivesse numa distância considerável (e eu to falando de muitos quilômetros e quilômetros do centro da explosão) aí a radiação seria mais amena e não faria estragos significativos. Mas isso não passa de ficção, pois mesmo ele escapando com vida, poderia morrer uns tempos depois com os sintomas da contaminação.


-Quantas horas se pode trabalhar com radiação?
Pela legislação brasileira são apenas 6 horas por dia e nada a mais. Se desrespeitar,estará colocando a sua própria vida em risco e pode até ganhar multa.

-Ouvi falar que quando um local é contaminado por radiação, ela continua ali por anos e anos. Como fazer para descontaminar tudo?
Esperar. Não tem outro jeito de acabar com a radiação. Com o tempo, a radiação vai ficando fraca, até chegar a ser praticamente insignificante pra causar algum dano na gente. Por isso ninguém voltará a morar em Chernobyl até o ano 3000, sério! E os corpos das pessoas contaminadas são enterrados em caixões de chumbo, lacrados e sinalizados pra que ninguém abra antes do tempo! Isso pode levar de 1 hora a mil anos! Em Goiânia levou apenas 20 anos, porque a radiação era bem mais baixa que a de Chernobyl. Se um tecnólogo derrubasse um potinho de medicamento radioativo da medicina nuclear, poderia levar uma hora, por exemplo, pra radiação baixar a níveis seguros e aí realizarem a limpeza do local com segurança.

Caixão de chumbo de uma vítima de Goiânia, que foi enterrada numa vala especial também.

-Onde encontramos a radiação perigosa?
Em aparelhos de raios-x, aceleradores lineares e tomografia computadorizada, no espaço sideral (estrelas, por exemplo), em substâncias enriquecidas como o urânio,o plutônio,o césio,o cobalto,etc...Chernobyl e Fukushima também entram na lista uashasuahs :x Ah claro, em usinas nucleares e centros de pesquisa do ramo.

-Sobre os profissionais da área: qual a porcentagem de ser contaminado?
Se o profissional utilizar boa parte da proteção enquanto está perto dela, as chances são mínimas! A gente costuma brincar que muitas vezes um tecnólogo ou físico morre de infarto, mas não morre de câncer!

-Bombas podem ser feitas de radiação?
A bomba não é feita de radiação, ela apenas emite radiação quando ela colide com o solo. Ela geralmente emite raios-x e raios gama. As pessoas que são expostas a essa radiação sofrem com cânceres terríveis e outras doenças (além de queimaduras de 3º grau por todo o corpo). Podem entrar em óbito instantâneamente ou um tempo depois. Sobreviventes de Hiroshima e Nagasaki, por exemplo, tem sequelas até hoje por causa disso e seus descendentes carregam DNA alterado também.
Aliás, só por curiosidade, você sabe qual a bomba atômica mais poderosa do mundo? É a bomba russa (tinha que ser ¬¬) Tzar, que faz as de Hiroshima e Nagazaki parecerem biribinhas perto dela.

Clique para ampliar

-A radiação tem cor ou cheiro?
A radiação é totalmente invisível. Também não tem cheiro mas se você ficar uns 2min perto do urânio vai sentir cheiro de churrasco rapidinho! O urânio, por exemplo, é o elemento mais motherfucker radioativo do planeta. Ele tem uma radiação tão fdp forte que produz até luz própria!
Outra curiosidade: tem um reator nuclear na USP para estudos e produção de medicamentos especiais. Só há visitação para profissionais e estudantes da área (SIM, eu já fui lá). O reator é bem pequeno e movido a urânio enriquecido. Pode não parecer na foto, mas a piscina tem cerca de 10m de profundidade e o núcleo do reator ta lá no fundão. Ainda sim é possível ver a luz do urânio bem forte. (NÃO, não é uma lâmpada azul ali e nem uma montagem de photoshop, é a luz do urânio mesmo, juro!) Apesar de eu já ter ido até lá, resolvi pegar uma foto autorizada na internet, do site http://www.nipeunicamp.org.br


-Como os profissionais fazem para ter um maior contato com a radiação sem ser contaminado?
Há toda uma proteção especial e legislação que regulamenta isso, ou seja, a radioproteção. Primeiro que geralmente tem chumbo no meio. O chumbo consegue deter boa parte ou 100% da radiação. Vidros plumbíferos também auxiliam, pois é possível enxergar entre eles e se proteger da radiação ao mesmo tempo. Uma liga metálica especial, formada por diversos tipos de metais tem quase a mesma eficácia do chumbo e pode ser até mais leve e resistente do que ele. Ainda tem a proteção individual, composta de coletes de chumbo, óculos de vidro plumbífero, protetor de tireóide (no pescoço, pois a tireóide é extremamente sensível à radiação), protetor de gônadas (na cintura, utilizado mais por homens para garantir que seus espermatozóides não sejam afetados) e luvas de chumbo (raríssimas de serem encontradas e utilizadas geralmente por mães que precisam segurar as crianças durante o exame e profissionais que precisam manter o paciente sobre a mesa durante o exame). Os aparelhos são protegidos por chumbo também, assim como as paredes e portas para que pessoas e profissionais possam trafegar com segurança na área externa da sala de exames ou tratamento. Se for numa usina, chumbo nas paredes, teto e chão para que a radiação do reator não atinja os profissionais do local. Além de tudo ainda tem os equipamentos que medem a radiação, que explicarei em outra pergunta mais abaixo.


Seguindo a ordem da esquerda pra direita: protetor de tireóide, óculos plumbífero, colete de chumbo, protetor de gônadas (ridículo, eu sei, mas necessário) e luva plumbífera.

-Uma pessoa uma vez contaminada por radiação, mesmo que em pequena dose, pode vir a óbito. Ainda sim há alguma possibilidade de cura?
Não. Mesmo ela estando contaminada com uma dose pequena, pode até sobreviver, mas as sequelas serão graves ao longo do tempo. A maioria desenvolve cânceres em várias partes do corpo, mesmo 20 anos após a contaminação.

-Se eu for contaminada com radiação, corro o risco de contaminar outras pessoas?
Dependendo da quantidade ao qual você foi exposto sim! E por isso essas pessoas são isoladas e enterradas depois em caixões de chumbo, pra não contaminar os outros. Agora quando você toma uma dose muito pequena, como num exame de raios-x, é impossível que isso ocorra. Já num desastre nuclear, é bem provável que você vire um pedaço de carne radioativo ambulante!

-Para onde vão os objetos de hospitais contaminados pela radiação?
Vão pro incinerador especial. Dependendo do objeto, podem ficar armazenados por um tempo, em um compartimento de chumbo, até que possam ser enviados pro incinerador comum.

-A radiação pode contaminar o solo?
Depende da dose. No caso de você derramar um medicamento radioativo no chão, é só esperar algumas horas pra radiação baixar a níveis insignificantes e aí não terá contaminação de nada e poderá limpar o local normalmnte. Mas no caso de Chernobyl onde tem um nível de radiação absurdo, o solo está contaminado com certeza, as plantas que nasceram estão contaminadas, o ar, os edifícios, os objetos, tudo ta contaminado e é por isso que é uma área isolada! Não se pode construir ou andar num raio de tantos quilômetros por segurança e também pra não sair contaminando Deus e o Mundo! A maior preocupação é atingir um lençol freático e contaminar mais lugares. Por isso Chernobyl, Goiânia e Fukishima receberam atenção especial para o subsolo (que foi protegido da melhor maneira possível) e ele é monitorado constantemente.

Tio Röntgen
-Quando foi a primeira vez que entraram em contato com a radiação?
O tio Röntgen (lê-se Róitigãn) foi o primeiro que descobriu os raios-x em 1895 e daí a coisa descambou de vez depois, principalmente quando a Marie Curie (lê-se marrí quirrí) resolveu mexer com radônio e polônio e morreu de câncer por causa disso que burrinha gente rsrsrs coitada, ela nem sabia que fazia tanto mal :/. Na verdade, outros cientistas já haviam mexido com essas coisas antes, mas o Röntgen foi o primeiro mesmo que descobriu como gerar raios-x e que eles podiam atravessar a mão da esposa (que amor, usa o "amor da vida" dele como cobaia ¬¬). Mas estes não sabiam que a radiação era perigosa e isso só se deu uns anos depois.
Tio Becquerel
As más línguas dizem ainda que em 1896 o tio Becquerel guardou um pedaço de urânio e uma chapa de filme numa gaveta (quem deabos guardaria uma pedra e filme dentro de uma gaveta? ¬¬). No dia seguinte voltou ao trabalho e descobriu que tinha acontecido algo com o filme. Provavelmente eram sinais da radiação. (o urânio, mesmo não sendo bombardeado, ou seja, natural, é bastante radioativo! Não que seja perigoso, mas não será muito legal ter uma pedrinha dessas no bolso por muito tempo, entende?rs) Não se sabe se a história é verdadeira, mas Becquerel foi sim um dos primeiros a estudar a radiação!



Mais uma curiosidade: o primeiro raio-x do mundo foi da esposa do tio Röntgen.

Isso na mão provavelmente era um anel.

-Do que a radiação é feita?
De átomos, basicamente rs átomos e fótons! Fóton é o produto de algumas reações dos átomos. Os raios-x são, na verdade, fótons de átomos. Os átomos foram lançados a uma velocidade monstra e colidiram com uma parede de um material chamado molibidênio ou de tungstênio (mais comum). Ao colidirem, eles geram fótons de raios-x. Já a radiação gama, encontrada em materiais radioativos como o urânio, polônio, césio e etc são formadas de fótons também, mas não porque os átomos colidiram com alguma parede of doom e sim por causa de reações nos próprios átomos.

-Quais os efeitos que a radiação tem no organismo em uma rotina comum de exames, por exemplo?
Nenhum. A dose é tão baixa e o tempo de exposição é tão pequeno que não acarreta problema algum pro paciente, mesmo que ele faça 2 ou 3 exames na mesma semana.

Geiger-Müller moderno
-Quais os meios para se medir a radiação?
O mais utilizado e confiável é o Geiger-Müller, que é um aparelhinho que detecta radiação no ar, em objetos e pessoas. Outro método é uma espécie de caneta ou uma plaquinha feita de material sensível à radiação ionizante que fica pendurada no jaleco do profissional e é chamado de dosímetro. O dosímetro mede a dose de radiação a cada mês. Se for alta, o profissional passa por uma contagem de linfócitos (células de defesa) e, no pior dos casos, é afastado por semanas do trabalho até se recuperar.
 


Quando Chernobyl estourou, o Geiger já existia e auxiliou os soviéticos a mapear a área contaminada. Ele também foi usado em Fukushima e Goiânia, principalmente para analisar o moradores da região e determinar se estavam contaminados. Hospitais que contém a especialidade de Medicina Nuclear (a famosa cintilografia) são obrigados a ter um aparelho desses para monitoramento constante do local.

Um técnico analisando uma criança e sua mãe em Fukushima, para verificar o grau de contaminação.
Outro técnico verificando objetos de uma escola próxima à usina de Fukushima.
-Imagine que hipoteticamente tenha acontecido algum acidente nuclear comigo, como em Goiânia. Como eu sei que estou contaminado?
Geralmente uma série de sintomas aparecem juntos e vem detonando o corpo. Vômitos constantes, dores por todo o corpo, fraqueza, tontura e diarréia. Dependendo do tipo de exposição, podem aparecer queimaduras também. Todos esses sintomas são muito rápidos para aparecerem, geralmente levam horas! O ideal é ir até o hospital e o médico fará os exames, se for o caso de contaminação, eles já acionam imediatamente a CNEN e te isolam. Se o caso for grave mesmo, você entrará em óbito em poucos dias.

É isso gente, o post ficou gigantesco, mas espero ter sanado as dúvidas de muita gente! Se tiver mais alguma pergunta, pode mandar pro email ali na aba de "Contato" ou nos comentários abaixo.

*Nota da autora: originalmente este post não pertencia a nenhuma coluna, mas agora decidi que é melhor colocá-lo na coluna de curiosidades. 

Quer ver mais curiosidades? Então veja o que já publicamos de curioso aqui!

Liuka

É uma verdadeira draga de coisas inúteis e ao mesmo tempo interessantes.

9 comentários:

  1. Nosssa!!!!!Ficou muito bom!Muito bom mesmo!
    caraca então quer dizer que no espaço sideral existe existe uma radiação IONIZANTES????cara..as estrelas...são assim!??o/.....acabou meu mundo....=[!!!(All Disney me traiu).
    Bastante folgado esse Titio Röntgen,usar sua mulher para fazer textes u.u
    kkkkkkkkkkk,deve ter morrido realmente todos de câncer...rsrrsrs!

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa explicação.. Em alguns sites existem fotos con crianças com "mutações" tais como na foto deste link http://www.google.com.br/imgres?q=contaminados+pela+radia%C3%A7%C3%A3o+em+chernobyl&um=1&hl=pt-BR&client=firefox-a&sa=X&rls=org.mozilla:pt-BR:official&biw=1024&bih=606&tbm=isch&tbnid=cs0RAJtaoUlY3M:&imgrefurl=http://www.alunosonline.com.br/quimica/o-acidente-chernobyl.html&docid=iQ3NY49p-GwyaM&imgurl=http://www.alunosonline.com.br/upload/conteudo/images/sequelas-de-chernobyl.jpg&w=414&h=305&ei=RmIDUNigH6XH6wGWzujMBg&zoom=1&iact=hc&vpx=423&vpy=287&dur=1184&hovh=193&hovw=262&tx=163&ty=130&sig=106163810377779585741&page=1&tbnh=124&tbnw=160&start=0&ndsp=15&ved=1t:429,r:7,s:0,i:91. É possível que uma criança contaminada fique nesse estado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Infelizmente, dependendo do tempo de exposição e da quantidade de radiação que os pais tomaram, a criança pode nem sequer nascer. O código genético (DNA) é totalmente alterado, causando essas tristes deformações como hidrocefalia, problemas motores/mentais e até mesmo má-formações. Só lembrando que essas crianças nasceram muitos anos depois que houve o desastre de Chernobyl, portanto elas carregam DNA alterado. (provavelmente uma mutação nos espermatozóides e óvulos dos pais) Fique à vontade para tirar suas dúvidas! :)

      Excluir
  3. se prestar atenção no filme a geladeira que o indiana jones entrou para escapar da explosão nuclear era revestida de chumbo! , sera que na vida real tinha algum possibilidade disso acontecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não. Para se proteger de uma radiação violenta como a de uma bomba nuclear, você precisaria de uma barreira com pelo menos uns 2 ou 3 metros de chumbo (coisa que seria impossível de encontrar numa geladeira) e de uma distância muito grande. Isso, claro, se você quiser escapar com vida no momento seguinte à explosão, mas nada vai te garantir que não seja contaminado com a radiação depois. Estamos falando de uma mistura letal de urânio e plutônio enriquecidos e ainda por cima uma reação de quebra de átomos que é exatamente o que constitui uma bomba dessas. A coisa toda é um pesadelo pra qualquer um que ficar por perto.

      Excluir
    2. Aliás, só pra se ter uma ideia: a proteção de centros de tratamento em radioterapia (tratamento de câncer com radiação) tem proteções com até 2m de liga metálica e chumbo dentro das paredes que consegue conter a radiação do tratamento e assim garantir que só o paciente receba a radiação e mais ninguém de fora da sala, fora o projeto padrão das salas que inclui um corredor até a porta que coloca uma parede a mais na sala e garante de uma vez por todas que a radiação não escape mesmo. Sim, a radiação num tratamento desses é muito alta e é por isso que consegue matar o câncer, mas os técnicos e outras pessoas que estão do lado de fora das salas estarão protegidos graças a essas paredes com barreiras. Então se precisa de tudo isso pra radioterapia, imagina pra uma bomba atômica!

      Excluir
  4. Olha, eu sou doutora em engenharia nuclear, formada pelo IME (mestrado) e pela COPPE (doutorado) e posso dizer que esse seu post deveria estar numa revista! Além de ser suuuuuuuper divertido, transmite a informação correta de uma maneira muito leve!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma enorme honra receber um comentário de alguém como você! Fico contente que tenha gostado e principalmente se divertido. Eu sou tecnóloga em radiologia, por isso "manjo dos paranauê" da radiação!rsrs

      Excluir
  5. Adorei o post! Aprendi muito. Obrigado!

    ResponderExcluir

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...