MadBizarrice: Auschwitz, o complexo da morte

 


Bom pessoas, hoje o assunto é algo bizarro e ao mesmo tempo muito triste. Vamos falar de Auschwitz, o famoso campo de concentração de prisioneiros judeus&cia. mantido pelos nazistas em 1940 e bolinhas...

ATENÇÃO: O POST CONTÉM IMAGENS FORTES.


A história da coisa toda é muito simples: o tio Adolfinho (chamo ele assim porque é mais cômico! Mas sou nazista na pqp, que eu odeio essa raça minha gente! Sério, não sou nazista, juro! Só gosto de zoar com eles!) precisava de um lugar grande o bastante pra concentrar grande parte dos judeus, ciganos e rebeldes (além de inimigos, mas principalmente judeus) e ao mesmo tempo mantê-los fora da Alemanha ("Vamos Tesouro e não se misture com essa gentalha!"- disse Hitler aos alemães...brinks gente rs e de muito mau gosto :/ desculpa), além de, claro, exterminá-los de forma eficiente.
Então ele mandou construir um complexo na Polônia de campos de concentração (sim,era mais de um) e um campo de extermínio, além de campos auxiliares. Aproveitando um acampamento dos exércitos poloneses, eles construiram esse complexo da morte.

Só pra constar, na verdade foram 3 Auschwitz construídas (na falta de 1,tinham TRÊS! Desgraça pouca é bobagem...¬¬) e mais os campos auxiliares:
- Auschwitz I: era o centro administrativo da bagaça toda e continha prisioneiros soviéticos de guerra, políticos e intelectuais poloneses;
- Auschwitz II (Bikernau): centro da desgraceira toda, pois é onde tinha o famoso campo de extermínio, onde morreram uns milhões de judeus e ciganos;
- Auschwitz III (Monowitz): era um campo de judeus escravos utilizados em empresas alemãs;
-Campos auxiliares: ficavam próximos à Auschwitz III e forneciam escravos para a indústria militar alemã.

Mas aí você para e pensa: porra, como os alemães não lutaram contra isso? Caramba, torturavam e matavam os judeus lá!

Primeiramente que os alemães (e os judeus) não faziam idéia de que os judeus eram torturados e mortos nesses buracos campos! Eles pensavam que os judeus eram apenas confinados nesses lugares (como numa prisão) e que muitos eram trazidos para trabalhar nas indústrias militares e construções públicas nazistas.

Pra se ter idéia, tem o relato de um ex-servidor da SS e ex-membro da juventude hitlerista, o Oskar Gröning, que descreve bem a visão de um jovem hitlerista enganado, o que nos dá idéia do que o povo alemão e os judeus também pensavam. Oskar conta que ao chegar em Auschwitz, pensava que tudo era normal, que era uma espécie de prisão para os judeus. Mas ao chegar o primeiro comboio de prisioneiros, foi feita uma triagem médica e os saudáveis (geralmente 20% de todo o comboio) eram levados para trabalhar, já os doentes eram transportados em macas com o símbolo da Cruz Vermelha, para disfarçar que era tudo normal. Pra desgraça de Oskar, ele foi trabalhar justamente com a equipe que cuidava dos doentes e inaptos para trabalhar (ô azar ¬¬). Estes foram levados para a ducha logo depois da triagem. Era tudo uma farsa! As duchas eram, na verdade, as câmaras de gás! Foi então que ele presenciou a queima dos presuntos corpos no crematório. Chocado, Oskar pediu para ser transferido, mas o pedido foi negado e acabou tendo que trabalhar por dois anos naquele inferno, cuidando dos registros e dos pertences dos prisioneiros. No final acabou se tornando prisioneiro, mas resolveu esconder tudo o que sabia sobre aquele lugar. Recentemente (60 anos depois ¬¬), resolveu abrir a boca e falar sobre o assunto, pondo em pratos limpos tudo o que acontecia ali e detonando a propaganda negacionista sobre o Holocausto.

Enfim, já falei muito aqui né? Simbora ver as imagens do complexo. Algumas eu retirei de pessoas que viajaram até lá e outras eu peguei nas internets mesmo! Em alguns momentos achei interessante mostrar como era na época também! Não se esqueça de que muitas imagens são extremamente fortes para algumas pessoas, então é melhor você sair do post se for sensível!

Entrada de Auschwitz II
Os trens dos comboios entravam por aí.
Prisioneiros recém-chegados
"O trabalho liberta" - entrada principal.

Corredores entre os prédios
Campo de crianças
Sapatos dos prisioneiros (provavelmente esses eram de crianças)
Sapatos das prisioneiras
Utensílios que os prisioneiros traziam de casa
Malas dos prisioneiros
Próteses dos prisioneiros
Mais próteses.
Os prisioneiros tinham o cabelo raspado
O cabelo era utilizado para fazer tecido
Um dos dormitórios mais precários do complexo, poucos sobreviviam.
Mas geralemnte eram utilizados esses dormitórios.
Os prisioneiros ficavam amontoados e confinados nesses dormitórios.
Latrinas dos prisioneiros...ZERO de privacidade! (imagina o cheiro disso :s)
Os doentes eram trazidos para as câmaras de gás.
Esses canos nas laterais soltavam o gás e as vítimas morriam sufocadas.
O Zyklon-B era, na verdade, cianeto. O gás era feito dessa substância.
Uma pilha de latas vazias de cianeto que foram utilizadas nas câmaras de gás.
Depois os corpos eram trazidos para os crematórios.
Os fornos funcinavam 24h por dia, 365 dias por ano.
Cada forno foi feito para comportar apenas 1 corpo. Mas eram colocados até 3 corpos e demoravam 1 dia para queimar totalmente.
Pilha de corpos esperando pela cremação
Alguns eram mortos pela forca.
Outros eram fuzilados nus.
Hoje as pessoas prestam homenagens às vitimas.
O muro da morte foi reconstruído depois da guerra.
Uniformes utilizados pelos prisioneiros
Os que eram saudáveis e aptos, eram mandandos para as indústrias.
O trabalho era escravo e sustentava a guerra.
Os prisioneiros eram identificados com números tatuados nos braços. Os sobreviventes as tem até hoje.
Seus uniformes também tinham identificação. Este quadro explica os símbolos utilizados.
No bloco 11 eram aplicados os castigos brutais. Em algumas celas, os nazistas jogavam terra pela janela e matavam os prisioneiros sufocados.
A vítima era presa dentro destes cubículos sem comida ou água. Era tão pequeno, que era impossível sentar e os prisioneiros ficavam de pé o tempo todo por dias.
Quando os soviéticos tomaram conta da Polônia e tomaram Auschwitz, ficaram chocados com as atrocidades que vinham sendo feitas por anos pelos nazistas contra os judeus. Corpos por todos os lados e "cadáveres ambulantes" de prisioneiros doentes e desnutridos se encontravam por todas as partes do complexo.
Com medo de que os soviéticos descobrissem o que era feito no complexo, os alemães destruiram uma parte dos crematórios e câmaras de gás antes que os soviéticos chegassem.
O campo de concentração é tão grande que se perde de vista no horizonte.
Mapa do complexo de Auschwitz

Hoje o complexo é um museu aberto ao público e considerado patrimônio da humanidade pela UNESCO. Se um dia você for à Polônia e tiver coragem, dê uma passada pelo complexo.
Alguns lugares estão fechados para a visitação, mas a equipe do U mad? Blog conseguiu imagens exclusivas dos locais, pois temos prestígio com os poloneses rsrs (mentira gente, eu pesquisei nas internets e achei :x)

Piscina para os prisioneiros
Chaminés por onde o cianeto era jogado para as câmaras de gás.
Muitos acreditam que essa era uma câmara de gás para matar judeus. Na verdade era usada para "despiolhamento" dos ítens dos prisioneiros com o mesmo gás que matavam os judeus.
O azul provém do cianeto, mas não é a marca de uma câmara de gás e sim da câmara de despiolhamento.

Auschwitz foi além dos limites humanos. Auschwitz nos proporcinou uma outra visão do mundo e da vida. Nunca deverá ser repetida, nunca deverá ser esquecida. É difícil imaginar que um lugar tão lindo tenha sido um dos piores lugares para se estar a 60 anos atrás...Um aprendizado que a humanidade jamais esquecerá e nunca poderá negar! Apesar de a paz reinar hoje, as lembranças de um passado brutal assombrarão a humanidade para sempre!




Tio Adolfinho, o que você fez? :/

Liuka

É uma verdadeira draga de coisas inúteis e ao mesmo tempo interessantes.

6 comentários:

  1. só posso dar os parabens pela materia que apesar do conteudo que faz até passar mal aquele que tenta imaginar o sofrimento dessas
    pessoas .. porem é algo que nao pode ser esquecido por nos tao pouco pelas geraçoes que estao vindo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço o elogio! São leitores assim que nos motivam a continuar com um conteúdo de qualidade no blog!

      Excluir
  2. Poxa, Parabéns...muito bom trabalho!!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Q triste 😓,como essas pessoas sofreram!

    ResponderExcluir

**ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados para evitar SPAM.**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...